domingo, 2 de dezembro de 2018

Por Combate.com — Adelaide, Austrália
 

Com uma estratégia de luta bem montada, o peso-mosca brasileiro Wilson Reis interrompeu a sequência de três derrotas consecutivas ao vencer o americano de origem vietnamita Ben Nguyen por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27) no card preliminar do UFC Adelaide. Esta foi a 23ª vitória de Wilson Reis em 32 lutas na carreira. Já Ben Nguyen sofreu a oitava derrota em 24 lutas como profissional.
Wilson Reis venceu Ben Nguyen por decisão unânime dos juízes no UFC Adelaide — Foto: Getty ImagesWilson Reis venceu Ben Nguyen por decisão unânime dos juízes no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
Wilson Reis venceu Ben Nguyen por decisão unânime dos juízes no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
A luta começou com Wilson Reis tomando a iniciativa da luta e Ben Nguyen desferindo golpes para evitar a aproximação do brasileiro. Com um minuto de luta, no entanto, Reis conseguiu a derrubada junto à grade. Nguyen se levantou, mas o brasileiro se manteve às suas costas, desferindo joelhadas nas pernas. O americano conseguiu desvencilhar-se e a luta voltou ao centro do octógono. Com menor envergadura, Reis tinha dificuldade de achar a distância para golpear o rival, que também não conseguia conectar golpes. A um minuto do intervalo, o brasileiro conseguiu uma nova derrubada, e buscou as costas de Nguyen. O americano se defendeu como foi possível, mas foi derrubado mais uma vez nos segundos finais do round.
No segundo round, logo no início, Wilson Reis encurtou a distância para Ben Nguyen e dominou suas costas, quase encaixando um mata-leão. O americano se defendeu e se afastou do brasileiro. Reis buscava sempre a aproximação, e dava chance aos golpes de encontro de Nguyen, que o acertou duas vezes. O brasileiro se aproximava com a guarda não totalmente alta, e facilitava os contra-ataques do americano. Mesmo assim, a um minuto do intervalo, Reis conseguiu mais uma nova derrubada junto à grade. Nguyen, como das outras vezes, ergueu-se sem muita dificuldade. Os dois lutadores trocaram golpes sem muito perigo no centro do octógono até o intervalo.
Wilson Reis e Ben Nguyen trocaram alguns golpes no centro do octógono no UFC Adelaide — Foto: Getty ImagesWilson Reis e Ben Nguyen trocaram alguns golpes no centro do octógono no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
Wilson Reis e Ben Nguyen trocaram alguns golpes no centro do octógono no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
No terceiro e último intervalo, mesmo com boa movimentação nos rounds anteriores, tanto Wilson Reis quanto Ben Nguyen mantinham o ritmo da luta. O brasileiro continuava a tomar a iniciativa da luta, dificultando para o americano achar o tempo da luta. Os jabs de Reis abriram um ferimento na boca de Nguyen, e o ajudaram a se aproximar para, mais uma vez, derrubar o americano junto à grade. E, novamente, ele se ergueu. Os dois lutadores foram para o centro do octógono, mas Reis conseguiu mais uma derrubada rápida. No fim, os dois tentaram acelerar o ritmo e desferiram golpes que não levaram perigo de parte a parte.

Alexey Kunchenko vence Yushin Okami em luta fraca

Na luta que encerrou o card preliinar do UFC Adelaide, o peso-meio-médio russo Alexey Kunchenko venceu o japonês Yushin Okami por decisão unânime dos juízes (30-26, 30-26 e 30-27) em um combate morno, que recebeu vaias do público pela falta de combatividade dos dois atletas em boa parte do tempo.
Alexey Kunchenko venceu luta monótona contra Yushin Okami no UFC Adelaide — Foto: Getty ImagesAlexey Kunchenko venceu luta monótona contra Yushin Okami no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
Alexey Kunchenko venceu luta monótona contra Yushin Okami no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
O primeiro round teve pouca movimentação nos seus primeiros minutos. Tanto Okami quanto Kunchenko se estudavam e ajustavam a distância sem partirem para o ataque. No último minuto do round, o japonês encurralou o russo na grade, pressionando-o, mas sem agredí-lo. Kunchenko desvencilhou-se e desferiu alguns chutes antes do intervalo.
Okami começou o segundo round tentando buscar as pernas de Kunchenko, que defendeu-se e desferiu dois golpes. O japonês insistiu na estratégia, mas sem obter sucesso. O russo tentava tomar a iniciativa dos ataques, mas Okami o agarrava junto à grade, mas sem desferir golpes. Nos 30s finais do round, Kunchenko conseguiu aproveitar uma falhado japonês na entrada nas pernas para conectar bons socos de esquerda na cabeça e no corpo.
O terceiro round começou com Alexey Kunchenko mostrando mais agressividade, buscando a trocação contra Yushin Okami, que se defendia e recuava até a grade para travar o russo e tentar derrubá-lo. Kunchenko aplicava cotoveladas na lateral da cabeça do japonês, que se afastou. Okami não atacava o russo, que aproveitava para atacar a cada tentativa de queda do rival. Com o domínio da luta no minuto final de combate, Kunchenko só administrou o tempo restante para garantir a vitória.

Keita Nakamura vence Salim Touahri em luta sonolenta

Em uma das piores lutas do ano, o peso-meio-médio japonês Keita Nakamura venceu o polonês Salim Touahri por decisão dividida dos juízes (30-27, 28-29 e 29-28). Os dois lutadores evitaram o combate aberto desde o início da luta e foram vaiados pelo público ao final do combate.
Keita Nakamura acerta um chute em Salim Touahri no UFC Adelaide — Foto: Getty ImagesKeita Nakamura acerta um chute em Salim Touahri no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
Keita Nakamura acerta um chute em Salim Touahri no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
A luta teve um início frio, sem muita ação por parte dos atletas. Os dois circulavam muito pelo octógono, mas sem atacar um ao outro. O segundo round teve o mesmo panorama, com ambos os lutadores evitando o combate aberto e se preocupando mais com a defesa do que com o ataque. Mesmo jogando alguns golpes, tanto Nakamura quanto Touahri acertavam muito pouco do que tentavam. No terceiro round, Nakamura mostrou um pouco mais de agressividade, indo em busca da perna de Touahri e conectando melhores golpes, mas nenhum deles foi contundente.

Kai Kara-France estreia com vitória sobre Elias Garcia

Mostrando um bom jogo de trocação e força física, o peso-mosca neozelandês Kai Kara-France confirmou a expectativa sobre sua chegada ao UFC e não teve dificuldades para vencer o americano Elias Garcia - que é primo dos irmão Pettis e estava acompanhado por Anthony Pettis no seu córner - por decisão unânime dos juízes (30-25, 30-25 e 30-26). France, que fez sua estreia no evento, melhorou seu cartel para 18 vitórias, sete derrotas e uma luta sem resultado. Já Garcia sofreu a segunda derrota consecutiva no UFC, ficando com um retrospecto de seis vitórias e duas derrotas.
Kai Kara-France golpeia Elias Garcia em sua vitória no UFC Adelaide — Foto: Getty ImagesKai Kara-France golpeia Elias Garcia em sua vitória no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
Kai Kara-France golpeia Elias Garcia em sua vitória no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
A luta começou movimentada, com Garcia tentando buscar a perna de Kara-France para aplicar uma chave de tornozelo, que foi defendida. Os dois lutadores voltaram a lutar de pé, e o americano encaixou uma bela cotovelada que derrubou o neozelandês. Kara-France levantou-se rapidamente, e conseguiu derrubar Garcia, ficando por cima no chão. Com um bom "ground and pound", o neozelandês castigou o americano até buscar as suas costas. Garcia defendeu as tentativas de finalização, mas não escapou dos golpes de cima para baixo até o intervalo.
No segundo round, mais inteiro fisicamente, Kara-France voltou buscando os golpes de boxe para abalar Elias Garcia, e conseguiu. Com alguns golpes bem conectados, o neozelandês se impôs ao americano, que aguentou o castigo e, quando a luta foi para o chão, mostrou um bom jiu-jítsu, encaixando uma chave de braço. Kara-France resistiu e conseguiu livrar-se do golpe, voltando a ficar por cima no chão desferindo golpes duros mais uma vez. Garcia se defendia e tentava uma chave de tornozelo, mas o neozelandês mantinha a pressão, golpeando incessantemente. O americano se mantinha vivo como podia, indo para o intervalo muito desgastado.
No terceiro e último round, Garcia voltou buscando as pernas de Kara-France, tentando derrubá-lo, mas acabou sendo afastado e ficando por baixo no chão. A luta voltou a ser disputada em pé, e o neozelandês manteve sua vantagem na trocação. Garcia mais uma vez tentou fazer a luta agarrada nas pernas de Kara-France, mas não teve sucesso. O americano não mudava a estratégia, e foi dominado na terceira vez em que tentou buscar a perna do rival. Kara-France acertou bons golpes e tentou dominar as costas do americano. Já muito cansado, Garcia não conseguia executar seus ataques, terminando a luta sendo golpeado até o fim da luta.

Christos Giagos vence Mizuto Hirota em luta morna

Em uma luta praticamente monotemática, o peso-leve Christos Giagos levou a melhor sobre o japonês Mizuto Hirota por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-27 e 30-28). O americano começou a luta muito bem, de forma dominante, mas cansou muito no fim e viu o japonês crescer no combate, chegando a ameaçá-lo nos segundos finais.
Christos Giagos acerta um golpe em Mizuto Hirota no UFC Adelaide — Foto: Getty ImagesChristos Giagos acerta um golpe em Mizuto Hirota no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
Christos Giagos acerta um golpe em Mizuto Hirota no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
A luta começou com amplo domínio de Giagos, que conseguiu conectar bons golpes em Hirota logo no início do primeiro round, abalando o japonês. Percebendo a resistência do rival, o americano levou a luta para o chão, tentando pressionar Hirota no "ground and pound", mas sem muito sucesso. Os dois se levantaram, mas voltaram a ir para o chão, com Giagos por cima. O americano manteve o domínio até o intervalo.
O panorama da luta não se alterou no segundo round. Giagos aproveitava sua maior força física para dominar Hirota, que não apresentava resistência e apenas se defendia por baixo no chão. O japonês seguia mostrando aguentar golpes, mas o cansaço do americano ficou claro no fim do round, quando Hirota conseguiu conectar uma leve joelhada que arrancou aplausos do público.
Ainda cansado, Giagos voltou para o terceiro round tentando levar a luta para o chão, mas Hirota aplicou a inversão e ficou por cima no chão. Quando parecia que poderia levar alguma vantagem, o japonês não conseguiu conter o americano, que passou a ficar em vantagem no chão. O cansaço de Giagos já era evidente, mas Hirota não conseguiu se aproveitar da situação para virar a luta, mesmo tendo um bom momento no minuto final de combate.

Damir Ismagulov vence duelo de estreantes contra Alex Gorgees

Na primeira luta da noite, o peso-leve cazaque Damir Ismagulov venceu um duelo de estreantes no UFC contra o australiano Alex Gorgees por decisão unânime dos juízes (30-25, 30-26 e 30-26). com a vitória, o cazaque chega a 17 triunfos contra apenas duas derrotas na carreira, e aumentou sua série invicta para 12 vitórias consecutivas.
Damir Ismagulov acerta um chute em Alex Gorgees na sua vitória no UFC Adelaide — Foto: Getty ImagesDamir Ismagulov acerta um chute em Alex Gorgees na sua vitória no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
Damir Ismagulov acerta um chute em Alex Gorgees na sua vitória no UFC Adelaide — Foto: Getty Images
A luta começou movimentada, com Ismagulov mostrando quailidade na trocação, enquanto Gorgees usava sua maior envergadura para travar o combate na grade e evitar a movimentação do cazaque. O australiano mostrava boas defesas de quedas e desferia tapas de mãos abertas em Ismagulov, no estilo dos irmãos Diaz. O cazaque manteve o ritmo de ataque no segundo round, não se deixando afetar pelas provocações de Gorgees e pelos gritos da torcida, inflamada pelo seu atleta, que chamou o público no intervalo do round. Ismagulov conseguiu uma derrubada após um chute nas pernas do australiano, e se manteve por cima no chão até o intervalo.
O terceiro round começou com Ismagulov tentando aplicar o "Showtime Kick" de Anthony Pettis, caminhando pela grade, mas errou a distância, sendo ironizado por Gorgees. Os dois lutadores riram e voltaram ao combate. O cazaque continuou pressionando, tentando cotoveladas giratórias e tomando a iniciativa do combate, levando a luta para o chão pouco antes da metade do round. A luta ficou no chão até a marca de 20s para o fim, quando os dois se levantaram e Ismagulov administrou a disputa até o fim, garantindo a vitória.
Confira os resultados das demais lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Junior Cigano venceu Tai Tuivasa por nocaute técnico aos 2m30s do R2
Mauricio Shogun venceu Tyson Pedro por nocaute técnico aos 43s do R3
Justin Willis venceu Mark Hunt por decisão unânime (triplo 29-28)
Tony Martin venceu Jake Matthews por finalização a 1m19s do R3
Sodiq Yusuff venceu Suman Mokhtarian por nocaute técnico aos 2m14s do R1
Jim Crute venceu Paul Craig por finalização aos 4m51s do R3
CARD PRELIMINAR
Alexey Kunchenko venceu Yushin Okami por decisão unânime (30-26, 30-26 e 30-27)
Wilson Reis venceu Ben Nguyen por decisão unânime (triplo 30-27)
Keita Nakamura venceu Salim Touahri por decisão dividida (30-27, 28-29 e 29-28)
Kai Kara-France venceu Elias Garcia por decisão unânime (30-25, 30-25 e 30-26)
Christos Giagos venceu Mizuto Hirota por decisão unânime (29-28, 29-27 e 30-28)
Damir Ismagulov venceu Alex Gorgees por decisão unânime (30-25, 30-26 e 30-26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário