terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Por Combate.com — Las Vegas
 

Jennifer Maia em seus dias como campeã do Invicta FC — Foto: Invicta FCJennifer Maia em seus dias como campeã do Invicta FC — Foto: Invicta FC
Jennifer Maia em seus dias como campeã do Invicta FC — Foto: Invicta FC
A Agência Antidoping dos EUA (USADA, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira que a lutadora Jennifer Maia, 30, foi suspensa por seis meses, devido a um exame antidoping positivo para substâncias proibidas. A atleta do UFC comprovou que as substâncias estavam presentes em um suplemento alimentar contaminado e, por isso, teve sua pena reduzida. Sua sentença é retroativa ao dia 31 de agosto de 2018, data em que foi suspensa preventivamente, o que significa que ela pode lutar novamente a partir de março.
O exame realizado fora de período de competição, em 16 de agosto de 2018, apontou presença das substâncias furosemida, hidroclorotiazida, clorotiazida e o metabólito de tiazida 4-amino-6-chloro-1,3-benzenedisulfonamide (ACB). Todas essas substâncias são consideradas diuréticas e agentes mascarantes, e são proibidas na lista proibida da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).
A investigação do caso, no entanto, revelou que um suplemento alimentar que Jennifer Maia usou na época do exame continha as substâncias, apesar de não estarem listadas no rótulo. A USADA testou potes abertos e lacrados do suplemento em laboratórios credenciados pela Wada no Brasil, e ambos continham as substâncias proibidas. O suplemento foi adicionado à lista de alto risco da USADA, que também advertiu a atleta dos perigos de contaminação que suplementos para dieta carregam. O caso só foi divulgado após a conclusão da investigação, de acordo com os novos protocolos implementados pela USADA no segundo semestre do ano passado.
A curitibana Jennifer Maia estreou no UFC em julho de 2018, com uma derrota por decisão unânime para Liz Carmouche. Seu cartel profissional é de 15 vitórias, cinco derrotas e um empate. Atleta da equipe Chute Boxe, ela foi campeã peso-mosca do Invicta FC entre 2016 e 2018, com duas defesas de título bem sucedidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário