quinta-feira, 21 de outubro de 2010

   Notícias
12/10/2010 - QUEBRA DE RECORD DO PARAPENTE EM SAMPA
AQUI ESTA O RELATO DO BONI E SEU VOO SAINDO DE SÃO PEDRO RUMO AO RECORD - 162 km voados >>> Olá amigos Parapentistas, Bom, agora com o sono recuperado vou postar aos interessados o relato do vôo do Record Paulista, que embora pequeno, já perdurava há muitos anos e tava na hora de ser aumentado. O dia não prometia muito pela aparência, meio encoberto de nuvens baixas, mas com aberturas de Sol; porém a previsão dizia que durante o dia as nuvens se dispersariam e o Teto aumentaria, junto com a temperatura. Usando uma formuleta que disponibilizaram aqui na net uns anos atrás (temperatura, pressão, humidade, ponto de orvalho = base) consegui achar que o teto iria subir durante o dia até uns 2500 asl. É pouco, mas com vento empurrando seria uma chance boa de voar mais de 100 km, que é um número cabalístico e que todos nós gostamos muito de fazer. A previsão não estava errada, vento forte no chão, mas como a rampa é baixa a diferença na decolagem não era absurda, possibilitando uma saída segura. Mas ainda não era o suficiente, faltava ver a quantas andava a turbulência, pois um vôo em condições mais “extremas” e com turbulência ainda por cima não é do meu agrado, eu abortaria a missão. Mas pra minha surpresa, o vento estava alinhando as térmicas e as nuvens e não havia turbulência forte, só as térmicas de sempre, suaves. Ao decolar fiquei como um abajur por uns instantes, até começar a “andar” pra frente, a idéia era esperar o amigo Marcelo Pio, de Campinas, que estava comigo e iríamos voar juntos. Não deu pra esperar... a deriva era muito forte pra trás da montanha e tive que ir porque cheguei na base muito rápido. Eu queria muito ter voado com meu Padrinho Anísio Fiorezi também, mas o vento meio que assustou o povo na rampa. A tirada foi de uns 15 km em linha reta sem perder nada, absurdo o planeio em baixo da base. Uma térmica pequena e já alcancei a base novamente, que já subira uns 100 mts, indo pra uns 1800 asl. A segunda tirada rendeu quase 20 km mais, na cidade de Brotas. Outra térmica só pra garantir, pois o planeio dava no Compeo de 25:1 com vento caudal o parapente voava a 75, 85 km/h. Isso não assustava pois a todo tempo eu lembrava do PPI, dos SIV´s e da história do aquário, rsrsrs. Nada de turbulência. No Km 50 e pouco eu dei uma capengada por achar que não cairia mais, fiquei baixo em Dourados – SP, mas um morrote de frente ao vento me segurou num liftinho e BUMMMM, a térmica mais forte do dia 7 m/s, de pico. Fui a 2.200 m. ASL, a essa altura fiquei muito tranqüilo e acelerei no caudal pra fazer render mais. Estava dando média de 49, 50 km/h. Tiradas de 25 km sem pegar nada e sem perder nada. Perto do KM 100, a condição acabou, se esvaiu, sumiu. As nuvens desapareceram e uma capa de Cirrus sombreava o chão, os pompons bonitos não me acompanhariam mais, porém peguei uma termal fraquinha que me levou aos 2400 mts ASL, daí a parte da escolha que foi mais difícil. Virar junto com o vento para SW ou forçar um través de SE e ir na proa aumentando a kilometragem. Foi difícil a escolha, horas eu andava no vento, hora desistia e ia no través, mas nisso foi rendendo. Sempre andando a 80, 85 km/h. Já não me preocupava mais com os 100 km, parei de olhar a distancia da Takeoff e passa a olhar somente a página de velocidades do compeo, porque me preocupava muito a hora do pouso com vento forte, próximo a uma floresta densa de Eucalípto. Mas deu tudo certo, acompanhei a rodovia fiz a aproximação padrão “perna do vento” e desci como um elevador suave em linha reta. Pés no chão, hora de sofrer um pouco. Carona com o SOS da estrada até a cidadezinha mais próxima, Santa Adélia, exatos 162 km voados. Um Onibus até Taquaritinga e daí o outro Bus só sairia as 2 da manhã. Menos mal, eu pude ir a uma Lan-house, baixar o vôo e perceber depois de um tempo (caiu a ficha) que era o um vôo modesto, mas era o novo Record Paulista e também Record da Rampa de São Pedro. Enfim, agradeço a quem teve saco e paciência de ler esse relato de preá velho, que ainda fica muito Feliz com um vôo. Obrigado a Deus e aos amigos que tenho. Sem os quais a vida não faz o menos sentido. ;-) Boni

Nenhum comentário:

Postar um comentário