quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Em busca de segurança, Interlagos ganha 'muro macio' na curva do Café

Parede formada por aço e espuma servirá para amortecer impacto em caso de acidente. Equipamentos das equipes começaram a chegar nesta quarta

Em São Paulo

Muro InterlagosFuncionário instala o softwall em Interlagos
(Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)
No dia 9 de dezembro de 2007, durante uma prova da Stock Car Light em Interlagos, Rafael Sperafico escapou da pista na curva do Café, bateu na proteção de pneus, voltou rodando e foi atingido em cheio por um outro piloto. Apesar do esforço dos médicos, morreu na hora. Desde então, engenheiros trabalham em uma forma de tornar aquele ponto do circuito, considerado o de maior perigo, mais seguro. A resposta veio através do softwall, muro que amortece o impacto e direciona o carro, e que fará sua estreia no GP do Brasil de Fórmula 1.
O muro terá 225 metros e ainda está sendo montado em Interlagos. O softwall, que fica à frente da parede de concreto, é formado por colunas ocas de aço galvanizado e uma espuma prensada, que funciona como uma espécie de mola, amaciando o impacto. Na teoria, em caso de acidente, o equipamento fará com que bata e siga em frente. O retorno à pista, causando o risco de uma nova batida, então, seria evitado.
- É uma barreira que amortece o impacto. A associação entre aço e espuma reduz a energia e ajuda a fazer com que não aconteça a volta à pista. É um ponto perigoso do circuito, por ter o muro muito próximo. A antiga parede de pneus funcionava, mas tinha que ter a garantia de que a fixação estivesse correta. Qualquer mudança, o carro fatalmente voltaria para a pista – disse o engenheiro-chefe do GP, Luis Ernesto Morales.
Muro InterlagosTrator posiciona o muro na curva do Café (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)
Além do softwall, outras medidas de segurança vão estrear no GP do Brasil. As faixas do percurso recebem uma tinta antiderrapante, que, principalmente em caso de chuva, mantém o mesmo nível de aderência do asfalto. A pista também terá grama artificial em alguns setores mais críticos para que os pilotos consigam frear e não derrapem. O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Siurb) de São Paulo, Marcos Penido, acredita que as alterações tornam Interlagos um dos mais seguros circuitos do mundo.
- Essa parede e as outras mudanças fazem com que Interlagos cresça no ranking mundial de qualidade. É seguro e competitivo para as equipes. Não querendo exagerar, é uma tecnologia top. É novidade na Fórmula 1, uma tecnologia do primeiro mundo. A Fórmula 1 traz a exigência e nós aprendemos para usar nas outras categorias.
Equipamentos começam a chegar a Interlagos
Alguns dos equipamentos das equipes já chegaram a São Paulo. A expectativa é que alguns dos carros comecem a chegar nesta quinta-feira.
Muro InterlagosCarreta transporta equipamentos em Interlagos (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)

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