domingo, 21 de novembro de 2010

Cacá Bueno vence etapa de Brasília e embola a disputa pelo título de 2010

Ricardo Maurício teve um pneu furado na 30ª volta e teve de abandonar a disputa. Max Wilson chega em segundo e assume a liderança do campeonato

Em Brasília
Após largar em sexto lugar, Cacá Bueno contou com uma dose de sorte e muita competência na estratégia de corrida para vencer a etapa de Brasília da Stock Car, e chegar à vice-liderança do campeonato a apenas uma etapa do fim da temporada. Cacá vinha em segundo lugar quando um pneu do carro de Ricardo Maurício, líder da prova e do campeonato, furou na 30ª volta, tirando o piloto da prova e abrindo o caminho para o carioca vencer a prova e embolar a disputa pelo título da temporada. Segundo colocado na prova, Max Wilson, companheiro de equipe de Ricardo Maurício, assumiu a liderança do campeonato, somando 267 contra 261 pontos de Cacá na classificação, sem contar o descarte do pior resultado na SuperFinal.
Stock Car: Cacá Bueno vibra muito após vitória em BrasíliaCacá Bueno vibra muito após a vitória em Brasília e a vice-liderança (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)
- Pelo que a gente fez, a gente merecia estar vivo no campeonato. Se a gente vai ganhar ou não, se o Ricardinho no final vai ser o campeão, se o Max vai ser campeão, é outra coisa. Mas a gente merecia chegar na última etapa vivo na briga, pelo que a gente fez no ano inteiro - disse Cacá logo após a corrida.
A prova começou com Ricardo Maurício mantendo a liderança e Allam Khodair pulando da terceira para a segunda colocação, passando Rodrigo Sperafico, que largara na segunda posição. Com um circuito menor que a média das pistas da Stock Car, os carros permaneceram muito próximos entre si, aumentando a possibilidade de toques e acidentes.
Logo na primeira volta, William Starostik saiu da pista e bateu na proteção, forçando a entrada do carro de segurança. Na relargada, na quinta volta, Rodrigo Sperafico passou Marcos Gomes e assumiu a terceira colocação. O carro de Gomes não rendia como o esperado, e Átila Abreu já chegava para lutar pela quarta colocação na sétima volta. Na liderança da prova, Ricardo Maurício abria cerca de 0,7s de Allam Khodair, não sendo ameaçado pelo rival. Na 12ª volta, Átila Abreu, que ocupava a 26ª posição, teve o pneu esquerdo traseiro estourado, o mesmo acontecendo com Thiago Marques na 14ª volta. Como Christian Fittipaldi bateu na barreira de pneus também na 14ª volta, o carro de segurança foi novamente acionado. Com isso, os pilotos ficaram novamente próximos na pista.
A alta temperatura que fazia em Brasília, cerca de 28 graus, tornava a pista mais abrasiva, aumentando o desgaste dos pneus. Ricardo Zonta também teve o mesmo pneu estourado, o que mostra que o trecho pelo qual este pneu passava forçava muito os compostos. Na relargada, na 17ª volta, as posições não foram alteradas, mas uma volta depois os boxes foram abertos, e Rodrigo Sperafico fez uma bela ultrapassagem sobre Allam Khodair, voltando à segunda colocação. O primeiro piloto a entrar para o reabastecimento e troca de pneus foi Cacá Bueno, que ocupava a sexta posição. Na 20ª volta, Khodair devolveu a ultrapassagem a Sperafico, reassumindo a vice-liderança da prova.
Ricardo Maurício foi para os boxes na 21ª volta e, ao voltar à pista, buscou rapidamente o aquecimento dos pneus, andando em zigue-zague por alguns metros. Enquanto isso, Max Wilson superou Allam Khodair, assumindo a liderança da prova, apesar de ainda não ter parado nos boxes. Logo após ser ultrapassado, Khodair parou nos boxes, e precisava de um trabalho muito rápido para retornar à prova à frente de Ricardo Maurício, que já havia feito o pit stop. Infelizmente para ele, a estratégia não funcionou corretamente, e ele voltou atrás do líder do campeonato.
Max Wilson parou na 25ª volta, e voltou na quinta posição após os demais pilotos pararem nos boxes. Naquele momento, a ordem de classificação dos pilotos que já haviam parado nos boxes era a seguinte: Ricardo Maurício, Cacá Bueno, Daniel Serra, Thiago Camilo, Max Wilson, Valdeno Brito, Rodrigo Sperafico e David Muffato. Quando liderava com tranquilidade, na 30ª volta Ricardo Maurício perdeu o controle do carro após um estouro do pneu traseiro e foi parar na caixa de brita, tendo de abandonar a prova. Com isso, Cacá Bueno assumiu a liderança da prova.
A dez voltas do fim, a ordem dos pilotos era a seguinte: Cacá Bueno, Daniel Serra, Thiago Camilo, Max Wilson, Allam Khodair e David Muffato, embolando completamente a disputa pelo título da temporada 2010 da Stock Car. Na 42ª volta, Max Wilson ultrapassou Thiago Camilo e assumiu a terceira colocação na prova. Na 45ª volta, Max Wilson conseguiu nova ultrapassagem sobre Daniel Serra e passou para a segunda colocação, posição que lhe dava a liderança do campeonato mesmo com a vitória de Cacá Bueno. No fim, Cacá, Max Wilson Thiago Camilo compuseram o pódio na capital federal.
Confira a classificação final da etapa de Brasília:
1º) Cacá Bueno - 50m26s655
2º) Max Wilson - a 1s169
3º) Thiago Camilo - a 3s249
4º) Daniel Serra - a 3s709
5º) Allam Khodair - a 6s521
6º) David Muffato - a 10s264
7º) Xandinho Negrão - a 12s030
8º) Julio Campos - a 19s022
9º) Alceu Feldmann - a 21s630
10º) Lico Kaesemodel - a 23s983
11º) Nonô Figueiredo - a 24s579
12º) Antonio Pizzonia - a 29s517
13º) Popó Bueno - a 29s964
14º) Felipe Maluhy - a 32s193
15º) Marcos Gomes - a 32s417
16º) Duda Pamplona - a 33s288
17º) Valdeno Brito - a 37s279
18º) Betinho Gresse - a 37s482
19º) Antonio Jorge Neto - a 46s428
20º) Ricardo Sperafico - a 1 volta
21º) Cláudio Ricci - a 1 volta
22º) Ricardo Zonta - a 1 volta
23º) Rodrigo Sperafico - a 2 voltas
24º) Giuliano Losacco - a 7 voltas
Abandonaram:
Átila Abreu
Ricardo Mauricio
Thiago Marques
Christian Fittipaldi
Luciano Burti
Diego Nunes
Pedro Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário