domingo, 21 de novembro de 2010

Robert Scheidt envia carta à Isaf para tentar salvar a Star nos Jogos de 2016

Classe deu cinco das 16 medalhas olímpicas do Brasil na vela

Por GLOBOESPORTE.COM Atenas
Robert Scheidt e Bruno Prada durante as Olimpíadas de 2008Robert Scheidt e Bruno Prada: prata nas Olimpíadas
de Pequim-2008 (Foto: AP)
O brasileiro Robert Scheidt, prata na Star em Pequim-2008, entrou na batalha para evitar que a classe seja excluída do programa olímpico dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Ele enviou uma carta para o presidente da Federação Internacional de Vela (Isaf), Goran Petersson. Em vez dos 11 classes previstas para os próximos Jogos, em Londres-2012, 2016 teria apenas dez.
No programa olímpico desde 1932, a Star é a classe mais antiga da vela. Deu cinco das 16 medalhas olímpicas do Brasil no esporte.
- Seria um baque muito grande para a vela nacional e acho que também para os organizadores dos Jogos e o próprio COB. Nossa batalha tem de ser pela manutenção da 11ª classe, como em Londres - disse Scheidt.
Scheidt esclareceu que a decisão será tomada em maio, durante votação.
- O que existe é a sugestão de alguns delegados da federação internacional que sugeriram alterações. Como a Star não tem grande representatividade em países da Ásia nem na Austrália e da Nova Zelândia, a área da Oceania, eles preferem optar por barcos mais simples.
As dez classes propostas pela Isaf são kiteboard, masculino e feminino; laser, masculino; laser radial, feminino; uma prova mista da 470; 49er, masculino; Finn, masculino; Elliott 6m, feminino; Skiff, feminino; multicasco. Scheidt, que antes competia na Laser, aponta que a classe Star é fundamental na carreira dos velejadores.
- A Star é a continuidade da carreira de vários atletas (ele próprio, nove vezes campeão mundial da Laser e dono de três medalhas olímpicas, mudou para a Star). A classe que concentra as maiores estrelas do iatismo mundial. E que apresenta regatas muito acirradas, decididas metro a metro. Na última Olimpíada, por exemplo, as medalhas só foram definidas na última perna da Medal Race.
Todas as medalhas olímpicas da classe Star:
Seul-1988 Torben Grael/Nelson Falcão - Bronze
Atlanta-1996 Torben Grael/Marcelo Ferreira - Ouro
Sidney-2000 Torben Grael/Marcelo Ferreira Star - Bronze
Atenas-2004 Torben Grael/Marcelo Ferreira Star - Ouro
Pequim-2008 Robert Scheidt/Bruno Prada Star - Prata

Nenhum comentário:

Postar um comentário