quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

FIA quer sugestões sobre uso de asa móvel e cria zona de ultrapassagem

Pilotos poderão usar novidades nas corridas em área de 600 metros na reta dos boxes dos circuitos, se estiver a menos de um segundo do rival à frente

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está aberta a sugestões para fazer melhorias nas regras para o uso da asa traseira móvel. As equipes estão trabalhando com a novidade pela primeira vez nos testes coletivos em Valência, na Espanha, mas ainda existem incertezas sobre a funcionalidade do conceito durante as corridas.
Mark Webber RBR asa movel Valencia teste (Foto: Getty Images)Mark Webber usa a asa traseira móvel durante os testes coletivos da F-1 em Valencia (Foto: Getty Images)
De acordo com o site da revista inglesa "Autosport", as equipes foram informadas pela FIA sobre os planos para as primeiras corridas da temporada. A entidade deve adotar uma zona de 600 metros para ultrapassagens na reta dos boxes de cada circuito, onde os pilotos poderão usar as asas móveis. Em caso de uma perseguição, quem estiver atrás só poderá acionar a peça se estiver a menos de um segundo do carro da frente na zona de frenagem da curva anterior.
Ainda assim, não será fácil. Os primeiros dados das equipes dão conta de uma diferença de velocidade de 10 a 12 km/h, dependendo do projeto do carro. A asa móvel estará liberada para uso a qualquer momento dos treinos livres e do classificatório. Para facilitar o entendimento do público, linhas serão pintadas no asfalto para marcar as áreas de uso da novidade na corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário