quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Para melhorar reflexo, goleiro do São Bernardo treina com bolas de tênis

Marcelo Pitol levou 15 gols em oito jogos no Paulistão, mas o seu treinador garante que o trabalho com a raquete e as bolinhas pequenas dá resultado

Por GLOBOESPORTE.COM São Bernardo do Campo, SP
Oberdan São Bernardo (Foto: Ag. Estado)De raquete e bolinhas nas mãos, Oliveira treina o goleiro Marcelo Pitol (Foto: Ag. Estado)
Quem acompanha um treino do São Bernardo, time que disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista, pode até estranhar quando um membro da comissão técnica entra no gramado com uma raquete de tênis numa das mãos e algumas bolinhas em outra.
Tênis num campo de futebol? Essa mistura de esportes foi a forma com que o treinador de goleiros José Francisco de Oliveira encontrou para aprimorar o reflexo dos arqueiros da equipe.
- Todo mundo estranha no começo. Mas depois, quando começamos a trabalhar, os próprios goleiros assimilam de tal maneira que fica divertido - diz Oliveira.
De frente para o gol e cara a cara com o goleiro, ele começa a desferir golpes. A bola vai no alto, vai embaixo, vai com força...
- Essa bolinha de tênis ganha muita velocidade e dificulta o raio de ação do goleiro. É preciso ter velocidade de reação, reflexo - afirma o idealizador.
Marcelo Pitol, titular do Bernô, é quem mais sofre.
- No primeiro dia, vi o professor chegar com raquete e bolinhas e pensei “legal, hoje vai ser tênis”. E ele me disse “coloca essa luva aí”.
Se os treinos dão resultado, o tempo dirá. Mas, por enquanto, Marcelo Pitol levou 15 gols em oito jogos, e o São Bernardo tem a quinta pior defesa, empatado com Portuguesa e Santo André (a pior é a do Linense, com 20 gols sofridos). Só não use esse argumento com Oliveira.
- Quero que você me aponte um gol que nós (ele e seu pupilo) falhamos. Agora eu te aponto inúmeras defesas do Marcelo que foram de puro reflexo - completa o treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário