sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sem musa americana, Tina Maze dá
o primeiro ouro mundial à Eslovênia

Brigada com a federação nacional, esquiadora vence no slalom gigante

Por Das agências de notícias Garmisch-Partenkirchen, Alemanha
Lindsey Vonn, musa americana e vencedora do Laureus de melhor atleta do ano, não estava por lá. Tina Maze, então, aproveitou a ausência da favorita, que abriu mão depois de ser prata no downhill, e conquistou para a Eslovênia a primeira medalha de ouro no Mundial de esqui. Foi na prova de slalom gigante, depois de somar 2m20s54 em suas duas descidas na montanha de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha.
No masculino, Jhonatan Longhi foi o melhor brasileiro: 54º (2m23s95). Paulo Setúbal ficou em 73º (2m30s17). O campeão foi o búlgaro Nikola Chongarov, com 2m13s70.
Tina Maze comemoração slalom Mundial de esqui (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Tina Maze comemora a vitória no Mundial de esqui (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Tina saiu da pista e comemorou como uma criança. Desde que a Eslovênia se tornou independente, em 1991, nenhum esquiador havia conquistado uma medalha de ouro. E a primeira veio justamente por uma atleta que, recentemente, brigou com a federação de seu país.
Tina Maze pódio slalom Mundial de esqui (Foto: Reuters)Tina no pódio do slalom (Foto: Reuters)
Maze, que é treinada pelo namorado italiano, Andrea Massi, tinha batido na trave quatro vezes. Foi prata no Super-G e no Slalom gigante dos Jogos de Inverno de Vancouver-2010, no slalom gigante do Mundial de Prata Val d'Isère 2009 e no supercombinado desta edição.
- Estou feliz porque tudo deu certo e não terminei em segundo. Significa muito para mim e para o meu país. É um sonho que se tornou realidade - disse.
A medalha de prata no slalom gigante foi para o pescoço da italiana Federica Brignone, com 2m20s63. A francesa Tessa Worley, com 2m21s02, ficou com o bronze.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário