sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vasco e América se encaram neste sábado no adeus à Taça Guanabara

Equipes, já não têm chance de classificação, duelam em busca de uma posição mais digna na tabela e motivação para sequência da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ricardo Gomes com os jogadores no treino do Vasco (Foto: Fotocom.net)Ricardo Gomes com os jogadores durante
treinamento do Vasco (Foto: Fotocom.net)
Já eliminados na Taça Guanabara, Vasco e América se enfrentam neste sábado, às 19h30m (de Brasília), em Volta Redonda. As duas equipes fizeram campanhas muito ruins e só conseguiram somar quatro pontos em seis rodadas. A equipe da Colina está à frente, em sexto lugar no Grupo A, por causa do melhor saldo de gol (-2 contra -7).
Será a segunda partida do técnico Ricardo Gomes à frente do time cruzmaltino. Na Colina, o discurso é de que uma vitória neste jogo é importante para não frear a tentativa de reação do time. O meia Felipe está de volta ao time titular.
O canal Premiére transmite a partida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro do jogo será Wagner do Santos Rosa. Ele terá como assistentes Alexandre Eller e José Carlos Batista de Arruda.
header o que esta em jogo
América: a grande motivação do time rubro, além de conquistar uma posição melhor dentro do grupo, é tentar surpreender uma equipe tradicional como o Vasco e dar alegria aos seus torcedores, que até aqui não têm tido motivos para comemorar. Se somar três pontos, o Diabo ficar em posição mais favorável na luta contra o rebaixamento.
Vasco: se a classificação já não é possível, a ordem no clube é vencer, terminar a Taça GB em uma posição mais honrosa e prosseguir na recuperação no campeonato. Gomes tem ainda a motivação de tentar se manter invicto o maior tempo possível. Um bom resultado seria importante para dar mais tranquilidade para os jogadores se prepararem para estreia na Copa do Brasil, dia 23, contra o Comercial-MS.
header as escalações 2
América: o técnico Lulinha terá novamente à disposição o volante Rodolpho Fukamati. A tendência é de que o time passe a atuar com dois zagueiros, o que pode tirar Thiago Panelli da equipe. A base do time, no entanto, deve ser a mesma que perdeu por 2 a 0 para o Volta Redonda na última rodada. A provável escalação do América é: Mota; Edson, Luiz Antônio, Ronan, Bruno Santos; Ives, Rodolpho Fukamati, Felipe Silva e Leandrinho; Hugo e Felipe Adão.
Vasco: o técnico Ricardo Gomes só tem uma dúvida para este jogo. Ele ainda não definiu quem será o substituto de Eduardo Costa, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Fellipe Bastos é o favorito, mas pesa contra ele o fato de não estar bem fisicamente. O jogador se recupera de uma fratura no dorso da mão direita. Outra novidade será a presença de Felipe, que voltar a ser titular após começar no banco contra o Americano. A equipe deve entrar em campo: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe e Jeferson; Eder Luis e Marcel.
header fique de olho 2
América: o atacante Felipe Adão marcou dois dos seis gols do seu time até agora na competição. Ele é filho do ex-atacante Cláudio Adão. O jogador, de 25 anos, foi revelado pelo Botafogo em 2006. Depois, passou por Figueirense, Atlético-GO, Boavista e Marília. No exterior, defendeu o Lucerne, da Suíça.
Vasco: o lateral-esquerdo Ramon completa 80 jogos com a camisa cruzmaltina neste sábado. Depois de um início ruim de campeonato, que incluiu uma crise de relacionamento com a torcida, ele atuou bem contra o Americano e teve uma trégua. A expectativa é de que agora ele consiga, pelo menos, manter o nível da atuação.

header o que eles disseram
Ricardo Gomes, técnico do Vasco: "Só se consegue dar moral ao grupo com bons resultados. Uma vitória neste jogo nos daria uma melhora na tabela de classificação. A volta da confiança só vem com uma boa sequência de resultados. As pessoas podem pensar que este jogo não vale nada, mas vale sim. Vale uma melhora na classificação. É tão importante quanto foi o Americano. Com uma vitória zera tudo, a confiança volta."
Felipe, meia do Vasco: "Perder é sempre ruim, ainda mais para equipes consideradas pequenas. Se me perguntar, claro que vou querer vencer tudo. Mas se tiver que perder, que perca agora para que no segundo turno não aconteça este tipo de coisa. Mas hoje o ambiente é totalmente diferente de uns dias atrás e nós vamos em busca destes pontos."
header números e curiosidades
* Os últimos duelos entre Vasco e América têm sido garantia de gols. A última vez que os dois clubes empataram sem gols foi há 16 anos (ou 17 jogos), em partida válida pelo Carioca de 1995. O jogo foi disputado em São Januário.
* Vasco e América já decidiram o Campeonato Carioca em duas oportunidades - 1929 e 1950. Na primeira ocasião, o time da Colina levou a melhor após três jogos nas Laranjeiras. Na segunda ocasião, os cruzmaltinos também se deram bem e conquistaram o primeiro estadual da "Era Maracanã".
* No histórico geral dos confrontos, Vasco e América já estiveram frente a frente em 263 oportunidades. O time da Colina venceu 146, empatou 56 e perdeu 61 vezes. Os cruzmaltinos marcaram 479 gols e sofreram 310.
header último confronto v2 
Na última vez que as duas equipes se encontraram, o Gigante de Colina levou a melhor. No dia 20 de janeiro de 2010, o Vasco fez 2 a 1 no time rubro. Na ocasião, 4.244 pessoas foram ao Engenhão acompanhar a partida e viram Nilton e Carlos Alberto balançarem a rede. Daquele time, apenas Fernando Prass e Fagner estarão em campo neste sábado, em Volta Redonda. A equipe cruzmaltina atuou com: Prass; Fagner, Fernando, Gian e Márcio Careca; Jumar (Souza), Nilton, Léo Gago (Paulinho) e Philippe Coutinho; (Fumagalli); Carlos Alberto e Dodô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário