quinta-feira, 21 de abril de 2011

Nadal elimina algoz de Bellucci e encara Gael Monfils nas quartas

Espanhol dá mais um passo rumo ao sexto título do ATP 500 de Barcelona

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Não tão fácil quanto a estreia, mas longe de ser complicado. Em segundo jogo no ATP 500 de Barcelona, Rafael Nadal teve seu saque quebrado uma vez, mas derrotou o colombiano Santiago Giraldo (54º), carrasco do brasileiro Thomaz Bellucci. Com a vitória, por 6/3 e 6/1, o espanhol número 1 do mundo se classificou às quartas de final, onde vai enfrentar Gael Monfils, que venceu o duelo francês contra Richard Gasquet: 6/4 e 7/6 (7).
Nadal comemora vitória sobre Giraldo (Foto: AFP)Nadal se classifica às quartas de final do ATP de Barcelona (Foto: AFP)
Foi a terceira vitória seguida do espanhol sobre o colombiano. Contra Monfils - nono do ranking -, ampla vantagem no retrospecto: venceu sete das oito partidas. A última delas, no ATP de Tóquio do ano passado. A única vitória do francês foi em 2009, nas quartas do ATP de Doha.

Em Barcelona, Nadal busca o sexto título - foi campeão de 2005 a 2009. No ano passado, ele não pôde disputar o torneio por conta de lesões nos joelhos. Está invicto no saibro desde aquele ano, quando perdeu na quarta rodada de Roland Garros para o sueco Robin Soderling. De lá para cá, 31 vitórias na terra batida.
Na partida desta quinta-feira, Nadal trocou de raquete no terceiro game. Mas foi apenas no quinto que chegou perto da quebra – subiu à rede e conseguiu um duplo break point. Giraldo salvou um deles, porém, com uma bola para fora, viu o espanhol abrir vantagem: 3 a 2.
No game seguinte, o colombiano deu o troco. Nadal salvou o primeiro break point após uma longa troca de bolas e segundo com uma bola de direita, depois de uma devolução ruim. Mas, com uma bola fora, cedeu outro break point. O espanhol reclamou de uma bola que teria ido para fora, foi para o saque e, desta vez com uma bola na rede, foi quebrado.
Nadal se recuperou no sétimo game e teve novamente um duplo break point. Giraldo salvou um, mas sucumbiu no lance seguinte. Foi a terceira quebra seguida no jogo. O espanhol enfim conseguiu confirmar seu serviço e abriu 5/3. Giraldo teve o saque pressionado, salvou um duplo break point e, com uma dupla falta e uma bola para fora, permitiu a Nadal fechar, após 48 minutos.
No segundo set, Nadal teve bem menos trabalho. Quebrou o serviço de Giraldo logo no segundo set, na primeira chance que teve. No sexto, o colombiano se desconcentrou e teve o saque quebrado mais uma vez. O espanhol, com 5 a 1, confirmou os serviços e fechou o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário