terça-feira, 17 de maio de 2011

Três títulos em 20 meses, Dracena agora mira a conquista da América

Seria o troféu mais importante de seu currículo, já bastante recheado. Confiante, capitão crê que o Santos tem força vencer a Libertadores

Por Adilson Barros Santos, SP
O zagueiro Edu Dracena chegou ao Santos em setembro de 2009 cercado por desconfiança. Não por uma questão técnica. Campeão no Cruzeiro, no Fenerbahçe-TUR, com passagem por Seleção Brasileira, ele já havia comprovado competência. O problema era físico. Havia sofrido uma grave lesão no joelho direito, em abril daquele ano, e desembarcou na Vila Belmiro ainda em processo de recuperação.
edu dracena santos Campeões paulsitas de 2011 pelo Peixe no dia seguinte à conquista (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)Dracena relaxa no dia seguinte ao título paulista (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)
Um ano e oito meses depois, ele comemora a conquista do Campeonato Paulista de 2011, seu terceiro título com a camisa do Santos (em 2010, Paulistão e Copa do Brasil), o primeiro como capitão - ano passado, Robinho usava a tarja. Com essas conquistas pelo Peixe, ele se gaba de manter uma ótima média de títulos. De 2003 para cá, Dracena levantou 11 troféus (confira o currículo do jogador abaixo).
Agora, mira aquele que seria o mais importante de todos, que daria uma ótima incrementada em seu currículo: a Taça Libertadores. O Santos comemorou o bicampeonato paulista, mas agora já está concentrado para o confronto contra o Once Caldas-COL, quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Pacaembu. Se empatar, o Alvinegro Praiano avança às semifinais da competição continental.
- A nossa expectativa é muito grande. Claro que o Once Caldas é um adversário difícil, joga melhor fora de casa, mas estamos conseguindo crescer dentro da competição, estamos sabendo jogar de acordo com as exigências da Libertadores. Acredito muito no nosso time - afirma o jogador, em entrevista ao Globoesporte.com.
O capitão santista acredita que a conquista do título paulista revigora o estado físico do Santos, que anda cansado da maratona de decisões, e enche a equipe de moral. No entanto, lembra que só isso não basta.
- Com o título, a perna fica mais leve, nós ficamos mais confiantes. Mas se não jogarmos bola, não adianta nada. Não é porque conquistamos o Paulista que vamos passear na Libertadores. Vai ser bem mais difícil, pois os adversários, sabendo que nós acabamos de conquistar um título, vão se preparar muito mais - acredita.
Orgulho
santos campeão paulista (Foto: Agência Estado)Dracena levanta a taça do Paulistão 2011
(Foto: Agência Estado)
Dracena afirma que se sente orgulhoso por ter vingado no Santos e por participar de um dos melhores momentos da história do clube. Desde os anos 60, quando Pelé desfilava genialidade com a camisa branca pelo mundo afora, o Peixe não conquistava tantos títulos em num curto espaço de tempo. De 2002 para cá, são dois Brasileiros, quatro Paulistas e uma Copa do Brasil.
- Para mim, é motivo de muito orgulho. Desde meu primeiro momento no clube, fui muito bem recebido por torcedores, funcionários, dirigentes. Sabia que eu precisava retribuir de alguma forma. Felizmente, estou conseguindo. Fui campeão por onde passei e no Santos isso está acontecento novamente. É algo que me deixa muito feliz mesmo. Sem dúvida, é um momento especial.
Currículo
Revelado pelo Guarani, onde ficou de 1999 e 2002, Edu Dracena passou pelos seguintes times: Olympiacos-GRE (2002), Cruzeiro (2003 a 2006) e Fenerbahçe-TUR (2006 a 2009). Está no Santos desde setembro de 2009.
O capitão conquistou vários titulos. Pelo Cruzeiro: Campeonato Mineiro (2003, 2004 e 2006), Campeonato Brasileiro 2003 e Copa do Brasil 2003. Pelo Fenerbahçe: Superliga turca (temporada 2006/2007), Antalya Cup (2006/2007) e Supercopa Turca (2007/2008). Santos: Paulistão (2010 e 2011) e Copa do Brasil (2010).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário