domingo, 5 de junho de 2011

Burti larga bem, lidera de ponta a ponta e vence em Campo Grande

Piloto número 14 faz prova perfeita e não dá chances aos adversários. Allam Khodair, em 2º, e Marcos Gomes, em 3º, completam o pódio

Por Rafael Honório Campo Grande, MS
Com uma largada excelente, Luciano Burti assumiu o primeiro lugar, liderou de ponta a ponta, de quebra fez a melhor volta da prova e venceu de forma incontestável a quinta etapa da Stock Car, em Campo Grande. Allam Khodair, que largou na pole, terminou em segundo, enquanto Marcos Gomes manteve a posição do grid e completou o pódio, em terceiro. Essa foi a segunda vitória de Burti na história da Stock Car: a primeira delas aconteceu em Tarumã, no Rio Grande do Sul, na temporada 2009. Ele agora soma 41 pontos e pulou para o sexto lugar no campeonato. (Confira no vídeo ao lado a última volta da prova e a festa no pódio)
- Usei o botão de ultrapassagem na largada e a estratégia foi perfeita. Trocamos apenas os pneus traseiros e o ritmo do carro esteve sempre muito bom. Mas foi muito difícil, porque essa é uma pista muito suja e escorregamos várias vezes. Eu quase errei uma hora e cada volta foi um desafio. Mas, graças a Deus, deu tudo certo - comemorou.
Numa largada sem acidentes, Burti foi muito bem, ultrapassou Kodhair e assumiu a liderança. Destaque também para Ricardo Maurício, que ganhou três posições, pulando de 10º para sétimo. Mas, logo na segunda volta, um acidente envolvendo quatro carros, entre eles Lico Kaesemodel e Rodrigo Sperafico, que ficou atravessado na pista, obrigou a primeira e única entrada do carro de segurança na terceira volta.
Na relargada na quinta volta, problemas para o até então líder da temporada, Átila Abreu. Ele saiu da pista, conseguiu voltar, mas entrou nos boxes e abandonou a prova. Nada que o atrapalhe muito no campeonato, pois já está garantido na Superfinal.
Stock Car Luciano Burti (Foto: Duda Bairros)Luciano Burti, do carro 14, recebe a bandeira quadriculada em Campo Grande (Foto: Duda Bairros)
Entre os quatro primeiros colocados (Burti, Khodair, Marcos Gomes e Cacá), nenhuma mudança de posição até as primeiras paradas nos boxes. O líder Luciano Burti fez seu pit stop na 12ª volta, abastecendo e trocando os dois pneus traseiros. Ele voltou na 21ª posição. Khodair parou em seguida e voltou logo atrás de Burti, mantendo as posições. O Japonês Voador travou uma boa disputa com Marcos Gomes, sendo ultrapassado e depois recuperando a posição em grande manobra.
Stock Car Luciano Burti (Foto: Duda Bairros)Luciano Burti comemora ainda de capacete ao sair
do carro (Foto: Duda Bairros)
Cacá Bueno ganhou duas posições nos boxes. Ele fez seu pit stop na 16ª volta e voltou à pista logo atrás do líder Luciano Burti. Mas Khodair pressionou o tricampeão e conseguiu a ultrapassagem na volta seguinte.
Uma disputa caseira animou a segunda metade da prova. Max Wilson e Ricardo Maurício, ambos da RC Competições, disputaram a oitava posição palmo a palmo de forma tão acirrada que levaram advertência da direção de prova. Ricardinho, que havia reclamado com a equipe pelo rádio, porque estava mais rápido, mas Max não o deixava passar, finalmente conseguiu a ultrapassagem na entrada da reta na 24ª volta.
Terceiro colocado, Cacá Bueno foi punido por excesso de velocidade nos boxes - assim como seu companheiro de equipe, Daniel Serra - e teve que pagar um drive trough (passagem pelos boxes) nas últimas voltas, comprometendo sua corrida. Revoltado, ele reclamou com a equipe pelo rádio, mas não teve jeito: Cacá voltou na 14ª colocação e terminou em 13º. Marcos Gomes herdou a terceira posição e um lugar no pódio, enquanto Luciano Burti, sem ser ameaçado por Khodair, acelerou para a vitória.
Confira os cinco primeiros no campeonato após a quinta etapa:
1º) Thiago Camilo – 81 pontos
2º) Átila Abreu – 71
3º) Max Wilson – 59
4º) Cacá Bueno – 58
5º) Ricardo Maurício – 54

Stock Car Luciano Burti (Foto: Duda Bairros)No pódio, o momento de apoteose: Burti festeja a vitória regada a champanhe (Foto: Duda Bairros)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário