sábado, 11 de junho de 2011

Farfus, Melo Jr. e Erdos: o sotaque brasileiro nas 24 horas de Le Mans

Dois paranaenses e um carioca são os representantes verde e amarelos em uma das mais tradicionais corridas de resistência do mundo automobilístico

Por Rafael Honório Direto de Le Mans, França
O que não faltam nas 24 horas de Le Mans são pilotos de nacionalidades diferentes. Ao todo, os 178 atletas inscritos na 79ª edição da tradicional prova representam 28 bandeiras. E o Brasil, claro, também está no grid de largada com Augusto Farfus, da BMW Motorsport; Jaime Melo Jr., da Luxury Racing; e Thomas Erdos, da RML. Dois paranaenses - um de Curitiba e outro de Carcavel - e um carioca que colocam o sotaque brasileiro entre os esportistas de uma das mais tradicionais provas de resistência do mundo. A prova começou às 10h (horário de Brasília) deste sábado e só vai terminar às 10h de domingo.
- Toda vez que você larga nas 24 horas de Le Mans, você também escreve seu nome na história do automobilismo - destaca Farfus.
MONTAGEM - Thomas farfus jaime 24h de Le Mans: os três brasileiros da temporada 2011 (Foto: Divulgação)Thomas Erdos, Augusto Farfus e Jaime Melo Jr. são os brasileiros nas 24h de Le Mans (Foto: Divulgação)
Ao lado de Jörg Muller e Dirk Werner, o paranaense Augusto fez o melhor tempo da categoria GTE Pro e largará na 29ª colocação geral. Thomas Erdos fez o 26º tempo entre os carros das quatro categorias, ao lado de Mike Newton e Ben Collins. Também na GTE Pro, Jaime Melo ficou com o 36º lugar, ao lado de Stéhane Ortelli e Fréderic Makowieck.
Erdos: trajetória com obstáculos e dois títulos em Le Mans
A história de Thomas Erdos começa no Rio de Janeiro, mas a sua paixão pela velocidade teve início em Teresópolis. O carioca aprendeu a dirigir aos nove anos e se aventurava pelas serras da cidade fluminense. Aos 17, ele foi morar nos Estados Unidos para estudar inglês e engenharia mecânica, mas a paixão estava nas pistas. Emerson Fittipaldi era seu ídolo e Tommy quis fazer o mesmo caminho do herói.
- Eu sabia que o Emerson tinha passado pela Escola de Pilotagem do Jim Russel, na Inglaterra, e eu sempre tive essa ideia maluca de fazer igual. Nos Estados Unidos, eu trabalhava em um posto de gasolina e economizava o dinheiro para pagar o curso - lembrou.
Litros e litros de combustível depois, Erdos viajou para a Inglaterra e se destacou em uma semana de treinos. Mas a falta de dinheiro fez o menino voltar para a América e adiar o sonho do automobilismo. Foram sete meses até conseguir retornar à Terra da Rainha e conseguir um patrocínio da pensão onde ficou: hospedagem, comida, roupa lavada e 250 libras.
Passou pelas Fórmulas Ford e Renault, mas a falta de verba o fez sair do automobilismo profissional. Continuou trabalhando na área, ajudando outros pilotos e dando aulas em Escolas de Pilotagem. Até que um dia, um telefonema o fez sonhar novamente.
- Um menino com quem eu trabalhava na Escola de Pilotagem me ligou e perguntou: 'Thomas, você quer correr em Le Mans?' - disparou.
De lá para cá, foram 13 participações em uma das mais tradicionais corridas de resistência do mundo, com direito a dois títulos na categoria LMP2. Um sonho realizado após muita luta, mas que vale a pena ao subir no lugar mais alto do pódio.
- A chegada é a mais emocionante. Recebi a bandeirada em 2005, no primeiro ano em que fomos campeões aqui em Le Mans. Não dá para explicar, porque é a corrida mais famosa de endurance do mundo. Subir lá no pódio também é fantástico. Você fica lá no alto e tem um mundo de pessoas debaixo de você: parece um formigueiro - declarou.
Thomas Erdos se arrisca nos protótipos da RML (Foto: Divulgação)Carioca Thomas Erdos já foi campeão duas vezes pilotando o protótipo da equipe RML (Foto: Divulgação)
Farfus: passagem pelos monopostos e títulos nas provas de resistência
Antes de se arriscar com o carro 55 da BMW Motorsport, Augusto Farfus já correu em muito monosposto. O paranaense foi seis vezes campeão paulista de kart e se mudou para a Europa. Lá, conquistou a Fórmula Renault, a Fórmula 3000 e só não foi para a Fórmula 1 por falta de verbaa. O impecilho acabou levando o piloto para os carros de turismo e fez com que ele ganhasse as 24 horas de Nürburgring, na Alemanha, em 2010, e as 24 horas de Dubai, nos Emirados Árabes, neste ano.
Com 27 anos, Augusto fará sua segunda temporada nas 24 horas de Le Mans - a estreia foi em 2010 - e sabe que está marcando o nome do Brasil no automobilismo mundial.
- É a maior corrida de longa duração que existe. Eu acho que essa prova, ao lado das 500 Milhas de Indianápolis, são os dois maiores eventos do automobilismo. Faz parte da história, com todas as atividades fora da pista, como era antigamente. É uma emoção muito grande poder participar - admitiu.
Se não houver problemas durante a corrida, o cronograma da BMW Motorsport prevê que Farfus será o responsável por largar e por receber a bandeira quadriculada pelo carro 55. Com quatro entradas na pista de, no máximo, quatro horas cada, o paranaense destaca a parceira com Jörg Muller e Dirk Werner.
- Nós somos uma equipe, um time. Não existe esse problema de ego na hora de largar o carro. Todos queremos chegar ao final da prova, com o melhor resultado possível - afirmou.
24 horas de Le Mans Augusto Farfus (Foto: Getty Images)Paranaese Augusto Farfus é um dos responsáveis por guiar o carro 55 da BMW (Foto: Getty Images)
Melo Jr: piloto da Ferrari e bicampeão das 24 horas de Le Mans
A história do paranaense Jaime Melo Jr. no automobilismo começou em 1988, quando disputou seu primeiro campeonato de kart. Após uma quinta colocação, o piloto foi colecionando títulos na categoria. De 1997 a 99, disputou a Fórmula 3 Sul-Americana, alcançando dois vice-campeonatos. Em 2002, Jaime foi campeão da Fórmula 3000 Europeia e chamou a atenção da Ferrari. Quatro anos mais tarde, o brasileiro se tornou piloto de testes no programa Ferrari Corse Clienti. De lá para cá, foram seis títulos mundiais defendendo a equipe vermelha, seja nas 24 horas de Le Mans - onde é bicampeão na categoria LMGT2 - ou no FIA GT2.
Mesmo com o título da tradicional prova, o paranaense admite que ainda sente um "frio na barriga" quando se prepara para acelerar pelos 13 quilômetros do circuito de Sarthe, na França.
- Eu acho que Le Mans é uma prova muito especial. A preparação para a corrida acontece já uma semana antes da prova: existe uma preparação do carro e física também. Mas é uma corrida onde você sempre aprende alguma coisa. O clima é um dos fatores que muda bastante: na maioria das manhãs, temos uma garoa. Isso muda um pouco a estratégia de corrida - afirmou.
Com experiência em outras provas de 24 horas, Melo Jr. admite que Le Mans é diferente. Mas ele espera que sua história no automobilismo possa se "mesclar" com a rica história do circuito francês.
- É a minha quinta vez na prova e tive a oportunidade de ganhar em 2008 e 2009. Estou tentando trazer essa experiência dos quatro anos passados para esta edição e espero que dê tudo certo - disse.
Jaime Melo Jr. acelera fundo a Ferrari (Foto: Divulgação)Jaime Melo Jr. é piloto de programa especial da Ferrari e foi bicampeão em Le Mans (Foto:Divulgação)

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