sábado, 11 de junho de 2011

Prevendo cinco anos antes do fim da carreira, Abel sonha com o Brasileiro

Campeão da Libertadores e do Mundial, treinador fala do título que ainda lhe falta e brinca até com Muricy Ramalho: 'Podia deixar eu ganhar uma vez, né?

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
De volta ao futebol brasileiro e ao Fluminense, o técnico Abel Braga, aos 58 anos, já projeta o fim de sua carreira como treinador de futebol. Segundo ele, daqui a cinco anos chegará a hora de parar. Até lá, no entanto, o comandante tricolor espera conquistar o título que ainda lhe falta e que hoje é considerado a grande motivação de sua carreira: o Campeonato Brasileiro.

- Não tenha dúvidas disso. Lógico que quero ser campeão mundial de novo, da Libertadores também... Mas o Brasileiro ficaria de ótimo tamanho. Já imaginou ser campeão e de quebra levar o Fluminense ao tetracampeonato, sendo o segundo seguido? Demais! Está na hora do Muricy Ramalho deixar eu ganhar uma vez. Ele já tem quatro. Se bem que ele está com time para ser campeão de novo, né? Aí complica... (risos) - brincou Abel.
abel braga cristiano nunes fluminense (Foto: Ralff Santos / FluminenseFC)Abel Braga observa o treino ao lado de Cristiano Nunes, um dos preparadores físicos de sua comissão técnica (Foto: Ralff Santos / FluminenseFC)
Desejo de treinar o Porto
O contrato com o Fluminense vai até dezembro de 2012, com opção de renovação por mais um. Depois do compromisso, outro sonho de Abelão seria comandar o Porto-POR. O treinador, que tem até casa no país europeu, diz que o clube é uma verdadeira escola.
- Seria fantástico. É uma das maiores escolas da Europa. E lá o sistema é rigoroso. Pode perguntar ao Deco. Se você está ganhando de 5 a 0, precisa se matar pra fazer oito. E onde você sai pela cidade o clube fica sabendo. Passou da meia-noite, mesmo que você esteja jantando em um restaurante, todos ficam sabendo - explicou.
Em quase 26 anos de carreira, Abel Braga já treinou diversos grandes clubes do futebol brasileiro, além de experiências em Portugal, França e Emirados Árabes. Títulos foram muitos, incluindo uma Libertadores e um Mundial de Clubes, ambos pelo Internacional, em 2006, e outros cinco campeonatos estaduais.
O primeiro passo para um de seus últimos sonhos começará a ser dado neste domingo. Diante do Corinthians, às 16h (de Brasília), no Pacaembu, o treinador fará sua reestreia no comando do Fluminense. Com seis pontos, o Tricolor ocupa a oitava posição do Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário