quinta-feira, 30 de junho de 2011

Marcos Gomes e Xandinho Negrão levam Stock ao Complexo do Alemão

Pilotos da Full Time Sports subiram a comunidade pacificada com o carro 99 da equipe paulista; moradores mostram alegria e esperança com visita 'ilustre'

Por Rafael Honório Rio de Janeiro
As máquinas do terror deram lugar à máquina da velocidade. O Morro do Adeus, que fica no Complexo do Alemão - uma das comunidades pacificadas do Rio de Janeiro - recebeu um presente inusitado da etapa carioca da Stock Car. Após anos de convivência da população com violência e tráfico de drogas, a favela da zona norte deixou de lado os sons de tiros e morteiros e deu ouvidos apenas ao ronco do motor da maior categoria do automobilismo brasileiro. Os responsáveis por essa mudança de "sinfonia" foram Marcos Gomes e Xandinho Negrão, pilotos da Full Time Sports. Com ajuda da equipe paulista, os dois esportistas aceleraram o carro 99 pelas vielas da comunidade.
- É uma emoção muito grande. Eu costumo dizer que a comunidade era um lixo e hoje é um luxo. Isso é uma benção - disse Nilcéia Rocha, líder comunitária da área.
- A gente fica até arrepiado quando lembra daquelas imagens da televisão. Subir o morro com um Stock Car não é para qualquer um. Acho que é só para nossa equipe - destacou Marquinhos, se referindo à grande fuga de bandidos pela mata.
Mas nem sempre a vida no morro foi tão esportiva. Antes de novembro de 2010, a comunidade vivia sob a mira das armas de bandidos e traficantes. O que não traz boas memórias para os moradores.
- Muita gente já foi enterrada e queimada aonde está esse carro. O pessoal morria por nada por aqui. Eu moro na comunidade há 36 anos e já vi muita coisa - lembrou o cozinheiro Pedro do Nascimento.
 Xandinho Negrão e as crianças do Alemão (Foto: Miguel Costa Jr. / Stock Car) Carro de Xandinho Negrão assustou os moradores com os roncos altos da Stock Car (Foto: Miguel Costa Jr.)
Mas com o carro no alto da comunidade - ao lado da estação do Adeus do teleférico -, o passado sombrio deu lugar a um presente muito mais claro. E barulhento. A chegada do carro 99 da Full Time Sports chamou a atenção dos trabalhadores das obras do PAC - Programa de Aceleração de Crescimento - primeiro.
- Cadê o dono desse carrão aí? É você? - perguntou um deles.
- Caraca, se eu tenho uma máquina dessa lá em casa, eu fico maluco - afirmou outro.
Rapidamente a máquina também chamou a atenção das crianças e das mulheres. Os olhos vidrados no veículo mostravam que o "sonho" havia se tornado realidade e que as preocupações agora eram outras.
- Nossa, esse carro chega a 260 km/h? O cabelo deve ficar lá em cima. Se fosse o meu, ficava todo para o alto - brincou uma senhora.
- Ele me disse que chega aos 260 km/h. Tem que ser muito louco para pilotar assim. Eu guio uma moto que chega a 160 km/h e quado estou a 120 km/h já fico com medo - declarou o motoboy Bruno Luiz.
A experiência foi boa não apenas para os moradores da comunidade do Morro do Adeus. Os dois pilotos se mostraram muito empolgados e emocionados com a visita à comunidade carioca. Um "autódromo" bem diferente do que Marquinhos e Xandinho estão acostumados, mas com uma história com mais uma bandeira quadriculada da vitória.
- Aqui é maravilhoso. Estou impressionado como é tudo bem cuidado. Essa é uma experiência que eu vou guardar para o resto da minha vida - exaltou Xandinho, elogiando as novas obras da área.
A sexta etapa da Stock Car será realizada neste domingo, dia 3, com largada prevista para as 11h40. O SporTV transmite ao vivo, e na íntegra, toda a corrida. O Esporte Espetacular, da TV Globo, mostra um compacto de 20 minutos com os melhores momentos da etapa carioca.
Xandinho Negrão e as crianças do Alemão (Foto: Miguel Costa Jr. / Stock Car)O dono do carro 99 da Full Time mostrou o interior para as crianças do Morro do Adeus(Foto: Miguel Costa Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário