segunda-feira, 18 de julho de 2011

Descartada por equipes, coberturas de cockpits são testadas pela FIA

Cogitadas após acidente de Massa em 2009, peças trariam mais segurança

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
As equipes já descartaram a ideia. A FIA, no entanto, segue fazendo testes para o uso de uma cobertura de cockpits para os carros de Fórmula 1. Preocupada com a segurança dos pilotos após o acidente com o brasileiro Felipe Massa em 2009, a entidade pensa em introduzir a nova peça. Para isso, estudou o impacto que o choque de um pneu a 225km/h teria no acessório.
A cobertura é a mesma usada em naves espaciais, feitas de policarbonato especial. De acordo com o consultor técnico da FIA Andy Mellor, a peça não sofreu nenhum dano com o choque.
teste de cobertura do cockpit na Fórmula 1 (Foto: Divulgação / Site Oficial F1.com)Instante em que o pneu acerta a cobertura durante o teste (Foto: Divulgação / Site Oficial F1.com)
- O pneu deixou marcas na cobertura, mas nenhuma fratura aparente. Isso mostra que é um material bastante elástico e muito eficiente ao afastar a roda e pneu para longe.
Mellor, no entanto, afirma que outras questões, como visibilidade do piloto, ainda não estão sendo estudadas.
- Não estamos olhando para esse tipo de coisa no momento. Este teste foi puramente para ver o efeito de segurança mecânica. Agora que temos dados nisso, podemos ver o que há em seguida.
acidente felipe massa gp da hungria 2009 (Foto: Agência EFE)Massa após o acidente na Hungria (Agência EFE)
A ideia de introduzir a proteção surgiu após o grave acidente de Felipe Massa em 2009, no GP da Hungria, em que o piloto brasileiro foi atingido na cabeça por uma mola que caiu do carro de Rubens Barrichello e bateu em seu capacete.
O motivo pelo qual a proposta não teria sido aceita deve-se ao fato de que os canopis poderiam impedir os pilotos de sair do carro em possíveis casos de capotagem ou incêndio. Os próprios pilotos teriam reprovado a ideia. Segundo eles, outro porém seria a chance de os detritos do carro baterem na cobertura e serem lançados em direção aos torcedores.
Chefe da Mercedes, Ross Brawn disse que há muitas outras questões que eliminam a proposta.
- As mudanças desta natureza nos carros da F-1 estão definitivamente fora de questão. Você pode ter coberturas, mas você também tem que ter acesso ao piloto para retirá-lo do cockpit. Existem muitas questões secundárias - explicou Brawn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário