quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Botão de ultrapassagem da Stock será ainda mais potente em Salvador

No circuito de rua da capital baiana, acréscimo de potência do 'push to pass' será de 130 cavalos, em vez dos 70 utilizados nos autódromos permanentes

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador, BA
Eles são estreitos e dão pouca margem de erro aos pilotos. Por isso mesmo, às vezes os circuitos de rua transformam as corridas em velozes procissões. Para evitar que isto ocorra, a Stock Car contará em Salvador com um dispositivo criado para garantir a emoção das provas, e que tem cumprido bem sua função: o "push to pass", botão que proporciona uma potência extra no motor durante alguns segundos.
thiago camilo stock car corrida do milhão (Foto: Carsten Horst / Stock car)Botão de ultrapassagem foi uma das atrações da Corrida do Milhão, em Interlagos (Foto: Carsten Horst)
Utilizando uma receita semelhante à adotada nas ruas de Ribeirão Preto, quando a potência extra foi de 100 cavalos, na capital baiana o acréscimo será de 130. Para efeito de comparação, nos autódromos permanentes o ganho é de 70 cavalos. Uma diferença que empolga Marcos Gomes, vice-campeão da categoria em 2008.
- Quando o piloto que vem atrás e usa o botão, não há nada o que você possa fazer para evitar a ultrapassagem. Mesmo em Salvador, num traçado muito mais estreito e com retas curtas, será difícil segurar a posição porque você só pode mudar a trajetória uma vez para se defender – explica o dono do carro 80, que neste ano já conquistou duas pole-positions.
Além da maior diferença de potência, outro fator pode ser decisivo nas intenções dos pilotos. Eles que terão que administrar a aplicação do dispositivo, que só poderá ser usado oito vezes ao longo da prova. A cada vez que o botão for pressionado, serão dez segundos com velocidade superior ao habitual. No entanto, o piloto terá que esperar dois minutos para utilizá-lo novamente.
Stock Car: Átila Abreu comandando o pelotão (Foto: Duda Bairros/Divulgação)Aumento da potência do 'push to pass' já foi testado em Ribeirão Preto (Foto: Duda Bairros/ Divulgação)
O "push to pass" foi introduzido em 2010, como forma de evolução do sistema de óxido nitroso, o popular “nitro”, utilizado na temporada anterior. O novo formato deu mais dinâmica ao desenvolvimento das provas, proporcionando mais chances aos pilotos que largam no pelotão intermediário. Na Corrida do Milhão, realizada no início de agosto em São Paulo, o atual campeão Max Wilson havia feito o 30º tempo nos treinos classificatórios, e optou por largar dos boxes. Mesmo assim, ainda chegou em 3º lugar, em parte por administrar da melhor maneira o dispositivo.

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