quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Memorial guarda, com discrição, as últimas pegadas de R10 no Grêmio

Esquecido na calçada da fama, astro é exaltado por título gaúcho de 1999. Clima em Porto Alegre para o jogo contra o Fla é de final de campeonato

Por Janir Júnior Porto Alegre
Ronaldinho Gaúcho está no Olímpico. E saudado como sendo o 10. Às vésperas de enfrentar o Grêmio pela primeira vez no estádio depois de dez anos longe do clube e em meio à polêmica com a perseguição de torcedores gremistas, o jogador do Flamengo tem seu espaço no memorial do clube do Sul. Mesmo de forma discreta, ele é exaltado como craque e lembrado pelos dribles desconcertantes sobre Dunga no Gre-Nal de 1999. Segundo palavras que o descrevem num painel, “decidiu o jogo e o campeonato com um gol antológico”.
Ronaldinho Memorial Grêmio (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Memorial do Grêmio e a menção a Ronaldinho, pelo Gauchão de 1999 (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
No chão do Grêmio, porém, Ronaldinho não tem direito a tapete vermelho. Muito menos espaço na Calçada da Fama, que tem cerca de 45 homenageados. O jogador não tem seus pés marcados na calçada que conta com ídolos como Renato Gaúcho, e também com as marcas de Pingo, que conquistou o Gauchão de 1993. O camisa 10 do Flamengo, que foi herói do título regional em 1999, ficou fora.
Mas, em um painel, o clube resume a atuação de Ronaldinho Gaúcho na decisão do Campeonato Gaúcho de 1999 da seguinte forma:
 “A final do Gauchão de 1999 marcou a afirmação de Ronaldinho Gaúcho como craque. Além de aplicar um balãozinho e uma puxeta no constrangido Dunga (que era capitão do adversário), ele decidiu o jogo e o campeonato com um gol antológico. Sua atuação foi tão significativa que, no dia seguinte, ele foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira”.
Vanderlei Luxemburgo, então técnico do Brasil e hoje no Flamengo, foi quem convocou Ronaldinho.

Além da imagem de Ronaldinho sendo carregado no ombro na festa do título e o lance do gol, o astro também aparece em caricaturas de jogadores gremistas que serviram à Seleção e também participaram de títulos. Mas sem grande destaque.
Um grupo de crianças visitava o memorial do Grêmio na tarde desta quinta-feira. A pureza infantil ainda fazia alguns apontarem e mostrarem uns para os outros as poucas fotos e duas caricaturas de Ronaldinho. Mas a rivalidade vem de pequeno.

- O Ronaldinho não quis vir para cá. Então, não queremos ele aqui – bradou Marcelo Pereira, de 12 anos.
Ronaldinho Memorial Grêmio (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Caricatura do craque também ilustra o Memorial do Grêmio (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Ao fazer uma busca no site oficial do Grêmio com as palavras “Ronaldinho Gaúcho” aparecem apenas quatro registros, um deles, de dezembro do ano passado, relata o interesse do presidente do clube, Paulo Odone, em repatriar o jogador.

Outra notícia do site mostra Ronaldinho Gaúcho elogiando Celso Roth. Uma coincidência: o treinador que comanda o Grêmio atualmente foi o primeiro técnico do jogador.
Ronaldinho Memorial Grêmio (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Na Calçada da Fama, nada de Ronaldinho
(Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Neste ano, depois de preferir o Flamengo ao Grêmio, o nome de Ronaldinho Gaúcho foi excluído no material de divulgação produzido pelo marketing do clube gremista para promover a formação de jogadores. À época, o integrante do Conselho de Administração, Eduardo Antonini, apresentou sua explicação:
- O nome estava lá, mas eu tirei. As categorias formam não apenas jogadores, mas cidadãos.
Clima de decisão
Pelas ruas de Porto Alegre, muitos gremistas desfilam com camisas do Grêmio, dando clima de decisão ao jogo de domingo, contra o Flamengo, às 16h, no Olímpico. Existe a expectativa de quebra de recorde de público no estádio em 2011, superando os 45.900 torcedores que estiveram no Gre-Nal decisivo no Campeonato Gaúcho. Pela Internet, até o início da tarde desta quinta-feira, foram vendidas 11 mil entradas. Nesta sexta, a partir das 9h, serão vendidos ingressos no Olímpico.

Para evitar tumultos, o clube antecipou em meia hora a abertura dos portões no domingo. O acesso ao estádio terá início às 13h30min. Os torcedores do Flamengo, que terão direito a 1,8 mil ingressos, chegarão ao Olímpico escoltados pela Brigada Militar.
Clique e assista a vídeos do Brasileirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário