segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Top 5: as melhores atuações de Tom Brady e outros grandes quarterbacks

Técnico da seleção brasileira de futebol americano, Danilo Müller elege melhor partida de Brady, Peyton Manning, Dan Marino, John Elway e Joe Montana

Por Leo Velasco Rio de Janeiro
Tom Brady, New Englad Patriots x San Diego Chargers futebol americano (Foto: Getty Images)Tom Brady teve um grande início de temporada
(Foto: Getty Images)
Tom Brady já é um dos maiores nomes da história do futebol americano. Mas o quarterback começou a temporada 2011 da NFL de uma maneira especial. Ele deu passes para 1.553 jardas somando as quatro primeiras partidas (três vitórias e uma derrota do New England Patriots), a segunda melhor marca desde 1970. Ele também chegou a 13 partidas consecutivas passando para pelo menos dois touchdowns, igualando recorde de Peyton Manning.
Mas Danilo Müller, técnico da seleção brasileira de futebol americano e do São Paulo Storm, não considera essas as melhores atuações do marido da modelo brasileira Gisele Bundchen. O treinador destaca uma vitória por 59 a 0, em 2009, considerada por ele a terceira melhor performance de um quarterback na história. Em sua opinião, o melhor desempenho de todos os tempos foi do lendário Joe Montana, levando o San Francisco 49ers à vitória no Super Bowl em janeiro de 1989.
Confira o vídeo das maiores atuações dos quarterbacks da NFL no Blog Overtime!
- Difícil comparar jogadores de diferentes épocas, principalmente aqueles que não vi jogar antes dos anos 80, mas apesar de ser discutível, principalmente a ordem final deles, cheguei à minha lista final das melhores performances dos cinco melhores quarterbacks da história – explicou o treinador, que comandará a seleção em amistoso contra o Chile no dia 21 de janeiro de 2012, em Foz do Iguaçu.
As maiores performances dos cinco melhores quarterbacks da história da NFL, segundo Danilo Muller:
1 - Joe Montana contra o Cincinnati Bengals, no Super Bowl, em 22 de janeiro de 1989
- Joe Montana venceu quatro Super Bowls (recorde para um quarterback) e durante a carreira ganhou os apelidos de "Joe Cool" pela tranquilidade e de "Comeback Kid" (Garoto da Virada) pelas 31 viradas comandadas no quarto período. A maior delas aconteceu exatamente no Super Bowl em 1989, na vitória do San Francisco 49ers contra o Cincinnati Bengals.
Perdendo por 16 a 13 a 3m20s do fim, Montana comandou uma campanha de 92 jardas acertando oito de nove passes, sendo um deles para o touchdown de John Taylor a 34s do fim, garantindo a sua segunda vitória sobre os Bengals no Super Bowl. Montana terminou com 23 passes certos de 36 tentativas e um recorde do Super Bowl: 357 jardas passadas e dois touchdowns.
2 - Peyton Manning contra o New England Patriots em 15 de novembro de 2009
- Peyton Manning passou um jogo perfeito contra o New England Patriots em 2000, comandou o "The Drive 2" na final da AFC em 2007 contra o mesmo rival, mas não foram essas suas melhores performances contra Tom Brady. O Indianapolis Colts perdia por 31 a 14 no começo do quarto período na Semana 10 da temporada 2009. Na primeira posse de bola, o quarterback diminuiu com um TD (touchdown) para Reggie Wayne, mas foi interceptado na campanha seguinte, o que resultou em um field goal para o adversário (34 a 21).
Restando pouco mais de quatro minutos para o final, restava ao quarterback comandar duas campanhas de sucesso (com ajuda da defesa parando Brady) para vencer a partida. Corrida curta para TD de Joseph Addai na primeira campanha, e passe para Wayne a 13s do fim: 35 a 34. Peyton Manning terminou com quatro touchdowns e 327 jardas, mantendo a invencibilidade dos Colts naquela temporada.
Danilo Muller, técnico seleção brasileira futebol americano (Foto: Arquivo Pessoal)Danilo Muller é técnico seleção brasileira de futebol
americano (Foto: Arquivo Pessoal)
3 - Tom Brady contra o Tennessee Titans em 18 de outubro de 2009
- Apesar de grandes apresentações no Super Bowl e duas partidas fantásticas na estreia da temporada 2011 (517 jardas e quatro TDs contra os Dolphins; 423 jardas e três TDs contra os Chargers), a performance mais impressionante de Tom Brady aconteceu durante um dia de neve em New England na Semana 6 da temporada 2009.
Em apenas dois quartos de jogo, Brady estraçalhou o Tennessee Titans passando para 380 jardas e seis touchdowns, sendo cinco deles no segundo quarto (um recorde) antes de ser retirado do jogo após a primeira campanha do terceiro quarto na vitória por 59 a 0. Terminou com um QB rating de 152,8 (158,3 equivale a uma atuação perfeita) Imagine se Brady tivesse ficado até o fim.

4 - Dan Marino contra o Chicago Bears em 2 de dezembro de 1985
- O quarterback do Miami Dolphins foi o rei das partidas de 400 jardas, foram 15 no total, mas não foi uma delas que ficou para a história. O Chicago Bears chegava a Miami naquela segunda-feira de dezembro invicto e com a "Defesa 46" de Bud Ryan tomando menos de 10 pontos em nove dos últimos 12 jogos. Em jogo, não apenas um "Monday Night Football" qualquer, mas o recorde do time dos Dolphins de 1972, único a ter uma temporada perfeita (sem derrotas).
Comandados por Dan Marino, os Dolphins conseguiram explorar os buracos da defesa e se mantiveram sempre na frente do placar, marcando 31 pontos apenas no primeiro tempo. Sem saber como parar o quarterback, o Chicago Bears perdeu por 38 a 24 no que seria sua única derrota na fantástica temporada de 1985, para alegria dos veteranos do Miami de 72. Marino terminou com três passes para TD e 270 jardas na partida.
5 - John Elway contra o Cleveland Browns em 17 de janeiro de 1988
- Perdendo por 20 a 13 na Final da Conferência Americana (AFC) para o Cleveland Browns em 1987, o Denver Broncos comandado por John Elway, a cinco minutos do fim, tinha que avançar 98 jardas para continuar sonhando com a ida ao Super Bowl. Em 15 jogadas, Elway comandou a campanha que ficaria para a história com o nome de "The Drive".
Foram apenas três tentativas de corridas no começo da campanha de Sammy Winder. O resto foi responsabilidade de Elway, que correu duas vezes para 20 jardas, foi sacado uma vez e acertou seis de nove passes, o último para o touchdown de Mark Jackson, que empatou a partida, curiosamente o único TD do quarterback no jogo. Na prorrogação, John Elway completou dois passes para 50 jardas, colocando o time na posição de vencer com um field goal, se classificando para o Super Bowl. O jogador teve 300 jardas na partida, 244 passadas e 56 corridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário