terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lusa arranca empate do Criciúma, mas ainda não garante título

Portuguesa depende de tropeços de Ponte Preta e Náutico para levar a taça ainda nesta rodada. O Tigre ainda briga por uma vaga na Série A

Por GLOBOESPORTE.COM Criciúma, SC
A líder Portuguesa ficou no empate por 1 a 1 com o Criciúma, nesta terça-feira, e perdeu a chance de garantir o título da Série B no Heriberto Hulse. A Lusa precisava vencer, mas viu o anfitrião marcar um gol relâmpago. O Criciúma dominou quase todo o jogo, mas a Portuguesa arrancou um empate no segundo tempo, ampliando para 17 partidas sua invencibilidade nesta Segundona. No fim, o Criciúma foi com tudo para cima da Lusa. Até o goleiro Andrey foi para a área do time paulista. No último lance, o camisa 1 conseguiu cabecear a bola em direção ao gol, mas ela bateu na mão do atacante Cleiton. Os jogadores do Criciúma pediram pênalti, mas o árbitro Pablo dos Santos Alves nada marcou.
A Portuguesa pode se sagrar campeã da Série B ainda nesta rodada. Com 71 pontos – 14 de vantagem sobre a vice-líder Ponte Preta –, a Lusa torce por tropeços da Macaca e do Náutico, que duelam, no sábado, com Americana e ASA respectivamente. Se o título ficar para a próxima rodada, bastará uma vitória sobre o Sport na próxima terça, às 20h30m, no Canindé, para a Portuguesa garantir a taça.
O Tigre, por outro lado, deixa escapar a chance de ficar, ao menos temporariamente, no G-4. Com 50 pontos, o time catarinense segue na briga por uma vaga na elite nacional. O Criciúma seca volta a campo na próxima terça, às 20h30m, quando recebe a Ponte Preta.
Guilherme, Criciuma x Portuguesa (Foto: Futura Press)Criciúma pressionou, mas não conseguiu superar a líder Portuguesa (Foto: Futura Press)
Gol relâmpago
Líder e invicta há 16 partidas, a Portuguesa foi a Criciúma para garantir o título da Série B. No entanto, o anfitrião tratou de mostrar rápido que seria uma pedra e tanto no caminho da Lusa. O Criciúma, embalado por uma sequência de quatro vitórias, contou com o apoio da torcida, que lotou o Heriberto Hulse.
Mal o árbitro Pablo dos Santos Alves apitou e o Tigre já comemorava. A Portuguesa falhou na saída de bola. Pirão aproveitou para armar um ataque veloz e cruzar para Doriva. Por pouco o meia não abriu o placar, mas, ao menos, conseguiu o escanteio, que ele mesmo foi cobrar. Doriva pediu para a torcida pressionar e funcionou. Ele cruzou com perfeição para o cabeceio de Anderson Conceição, que subiu livre no primeiro pau para balançar a rede. Eram passados apenas 44 segundos de jogo.
O gol relâmpago deu ânimo ao Criciúma, que buscava entrar no G-4. A torcida ainda gritava “vamos subir, Tigre” quando Pirão quase ampliou a vantagem em uma cobrança de falta, mas Weverton, que tinha saído mal no escanteio do gol, se redimiu e fez grande defesa. Como o técnico Jorginho temia, a Portuguesa ficou encurralada. O elenco lusitano se mostrava nervoso e esbarrava na marcação bem postada do anfitrião.
A defesa da Lusa, por outro lado, batia cabeça e dava diversas chances ao ataque do Tigre. Doriva, por duas vezes, tirou tinta da trave esquerda de Weverton. Baraka teve liberdade na pequena área para tentar arrematar em dois cruzamentos seguidos.
Aos poucos a Portuguesa foi se encontrando em campo, começando a investir nos ataques rápidos pelas pontas. Aos 35 minutos, enfim, a Lusa teve um brilho de líder. Marcelo Cordeiro cobrou escanteio e o zagueiro Jaime tentou de bicicleta. A bola sobrou para Ananias, que tirou do goleiro Andrey com apenas um toque, mas Rogélio correu mais que a bola e conseguiu salvar o Criciúma, que voltou a dominar a etapa inicial.
Lusa se recupera e Weverton garante empate
A bronca do técnico Jorginho durante o intervalo deu resultado. Com o atacante Cleiton no lugar do volante Rai, a Portuguesa voltou melhor. A líder passou a marcar a saída de bola do anfitrião. Agora era a vez do Criciúma ficar encurralado. Aos dez minutos, Marco Antônio, que enfim conseguia se livrar da marcação, arriscou da entrada da grande área e quase empatou.
O Tigre até tentou responder. Foi para cima da visitante. Jackson, Thiago Silvy e Pirão obrigaram Weverton a fazer grandes defesas. Só que a investida do Criciúma deixou espaços na defesa e a Lusa aproveitou. Aos 19 minutos, Ananias cruzou na medida para Cleiton apenas escorar para a rede e empatar a partida.
O gol acordou o Tigre. A torcida voltou a gritar e empurrou o anfitrião. Foram muitas as chances, mas o goleiro da Lusa mostrou que estava inspirado. Depois de parar um contra-ataque de Roni, Weverton salvou a Portuguesa, desviando para escanteio um cabeceio à queima-roupa de Thiago Silvy. O Tigre buscou a vitória até o fim. Até o goleiro Andrey foi ao ataque, mas, se a bola não parava na defesa, Weverton fazia grandes defesas, garantindo o empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário