domingo, 4 de dezembro de 2011

Bianchi é desclassificado, e título do Desafio cai no colo de Alguersuari

Reserva da Ferrari, piloto francês venceu com folga, mas estava abaixo do peso mínimo. Espanhol da STR herda triunfo e Felipe Massa fica com o vice

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis
Vencedor das duas baterias do Desafio das Estrelas, Jules Bianchi teve sua festa estragada após a segunda corrida. O francês correu a prova deste domingo (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado), disputada no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis, 600 gramas abaixo do peso mínimo exigido e acabou desclassificado. Com isso, a vitória na bateria de fundo e o título do evento caíram no colo de Jaime Alguersuari, da STR na Fórmula 1. Felipe Massa, quarto na corrida de fundo após as punições, acabou com o vice-campeonato de 2011.
- Não é a melhor forma de ganhar, mas regras são regras. No fundo, no entanto, isso não é o mais importante, e sim poder participar desta prova tão bonita e fazer parte da festa. Espero voltar muitas vezes mais aqui, porque adoro o Brasil e Florianópolis - disse Alguersuari na entrevista coletiva.
Confira a classificação final da edição 2011 do Desafio das Estrelas de kart
Jaime Alguersuari foi o campeão do Desafio das Estrelas de kart (Foto: Carsten Horst)Jaime Alguersuari foi o campeão do Desafio das Estrelas de kart em 2011 (Foto: Carsten Horst)
Na corrida deste domingo, Bianchi não teve adversários. Após vencer no sábado, ele largou na oitava posição, graças à regra do grid invertido, mas subiu rapidamente, assumiu a liderança ainda na sétima volta e havia se tornado o único piloto a vencer as duas baterias do evento organizado por Felipe Massa. Só que o jovem francês, reserva da Ferrari, acabou penalizado por uma falha de seu mecânico na instalação do lastro no chassi em Florianópolis. Além dele, Nelsinho Piquet, VItor Meira, Leonardo Nienkotter e Bia Figueiredo foram punidos pelo mesmo motivo.
- É uma pena, mas são as regras. A falha foi minha. Não chequei direito o peso. No sábado, corri com o kart dois quilos acima do mínimo, então não calculei direito. Mas fiquei feliz por ter andado bem, tanto no molhado quanto no seco - disse Bianchi.
Felipe Massa no desafio das estrelas de kart (Foto: Divulgação)Massa ficou com o vice (Foto: Carsten Horst)
O novo campeão passou a ser Jaime Alguersuari, que havia repetido no domingo o segundo lugar alcançado na bateria de sábado. Com a desclassificação de Bianchi da segunda bateria, o espanhol herdou a vitória e atingiu 45 pontos, garantindo o título. Felipe Massa acabou com o vice.
- Houve de tudo aqui. Corrida na chuva, o que nunca havia acontecido no Desafio, um estreante que ganharia de forma inédita as duas provas e acabou desclassificado... E para mim foi importante porque finalmente consegui subir ao pódio depois de uma temporada tão complicada. É um grande impulso para começar 2012 bem mais forte - afirmou Massa após a corrida.
Pole no domingo, Lucas di Grassi, piloto de testes da Pirelli, ficou em segundo durante a maior parte da prova, mas acabou superado no fim por Alguersuari. Após uma bela disputa com o amigo Felipe Massa, Rubens Barrichello chegou em terceiro, enquanto o piloto da Ferrari caiu para quarto. Jerome D'Ambrosio, ex-piloto da MVR na Fórmula 1, completou a lista dos cinco primeiros.
Confira o resultado final da segunda bateria do Desafio das Estrelas de kart:
1 - Jaime Alguersuari (ESP) - 33 voltas em 31m30s555
2 - Lucas di Grassi (BRA) - a 5s211
3 - Rubens Barrichello (BRA) - a 5s353
4 - Felipe Massa (BRA) - a 5s946
5 - Jerome D'Ambrosio (BEL) - a 6s515
6 - Antonio Pizzonia (BRA) - a 6s997
7 - Ricardo Zonta (BRA) - a 11s371
8 - Luciano Burti (BRA) - a 14s500
9 - Marcos Gomes (BRA) - a 14s791
10 - Helio Castroneves (BRA) - a 18s226
11 - Vitantonio Liuzzi (ITA) - a 18s720
12 - Cacá Bueno (BRA) - a 31s409
13 - Enrique Bernoldi (BRA) - a 31s641
14 - Gianni Morbidelli (ITA) - a 39s020
15 - Pietro Fittipaldi (BRA) - a 46s142
Não completaram:
Allam Khodair (BRA) - a 4 voltas/freio
Popó Bueno (BRA) - a 11 voltas/mecânico
Max Wilson (BRA) - a 13 voltas/freio
Adrian Sutil (ALE) - a 14 voltas/mecânico
Tony Kanaan (BRA) - a 16 voltas/roda
Christian Fittipaldi (BRA) - a 21 voltas/carenagem
Tuka Rocha (BRA) - a 24 voltas/bateria
Xandinho Negrão (BRA) - a 31 voltas/mecânico
Pastor Maldonado (VEN) - não largou
Jules Bianchi (FRA) - desclassificado
Nelsinho Piquet (BRA) - desclassificado
Vitor Meira (BRA) - desclassificado
Leonardo Nienkotter (BRA) - desclassificado
Bia Figueiredo (BRA) - desclassificado

Nenhum comentário:

Postar um comentário