quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Superior, Grêmio vence o Inter no Beira-Rio e avança na Taça Piratini
Comandado interinamente por Roger, Tricolor aplica 2 a 1, com gols de Léo Gago e Kleber Gladiador, está nas semifinais
 
 
A CRÔNICA
por Eduardo Cecconi e Diego Guichard
Em um Gre-Nal repleto de ingredientes, o Grêmio venceu o Inter por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio. Com a vitória, ganhou o direito de enfrentar o Caxias pela semifinal da Taça Piratini.

Autor de um dos gols, Kleber Gladiador foi o nome do Gre-Nal. Léo Gago também marcou e consolidou a vitória gremista. Leando Damião descontou. Foi a primeira partida em que a defesa titular colorada foi vazada em Porto Alegre.

O confronto pela semifinal será domingo, às 17h, no Centenário, já que o Caxias soma melhor campanha.
No Inter, o tempero girou em torno do nome de Oscar. O Grêmio ameaçava ingressar na justiça alegando irregularidade na inscrição do jogador. Pelo lado vermelho, o clube se baseava no setor jurídico colorado. O camisa 16 não só foi a campo, como surgiu como um dos atletas mais ovacionados pela torcida, no anúncio oficial da equipe.
Do lado azul, as atrações estavam dentro e fora de campo. O interino Roger escalou Gilberto Silva na zaga, na vaga de Douglas Groli, realocado ao banco. No meio, Souza iniciava pela primeira vez como titular. Recém contratado, o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por não ir ao Beira-Rio e assistira o clássico pela TV, embora tenha participado da preleção, horas antes na concentração gremista.
- A conversa com o Luxemburgo foi bastante motivadora para todo o grupo. Vamos levar a campo tudo o que ele falou, ao pé da letra - entregou Marcelo Moreno, na chegada ao estádio.
Instantes antes do início da bola rolar, o clima que se apresentava era de um Gre-Nal da paz. Dorival Júnior cumprimentou Roger e depois o preparador físico Paulo Paixão. Em pauta, brincadeiras e sorrisos sobre o resultado do carnaval carioca.
kleber rodrigo moledo internacional x grêmio (Foto: Wesley Santos/Futura Press)Kleber incomodou a zaga colorada neste Gre-Nal (Foto: Wesley Santos/Futura Press)
Tricolor ferve
Vitaminado pela alteração no comando, o Grêmio iniciou fervendo na partida, postando a equipe no campo adversário. Por sua vez, os colorados pareciam em ressaca na quarta-feira de cinzas. Com a saída de bola lenta, o time falhava na marcação e mostrava dificuldade na armação ofensiva.
gre-nal 391 beira-rio grêmio inter gol de léo gago (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Grêmio abriu o placar ( Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Gilberto Silva esteve perto de marcar aos sete minutos, quando surgiu entre os zagueiros e testou rente ao poste. Melhor na partida, o Tricolor gaúcho seguia no ataque e conseguiu abrir o marcador aos 17.

Marco Antônio cobrou falta no ângulo esquerdo, e Muriel cedeu o rebote. A bola sobrou adocicada dentro do bolo de jogadores para Léo Gago encher o pé: 1 a 0.


Damião encerra jejum

O gol de empate saiu aos 27 minutos, quando o Grêmio ainda controlava as ações. Fernando errou na saída de bola e entregou o doce para Dagoberto. Nesse instantes, eram dois contra dois. Com boa visão, o camisa 20 não só lançou como deixou Leandro Damião livre na área. O centroavante partiu em direção a Victor e se livrou do goleiro com um toque sutil. Encerrava-se naquele momento um jejum de cinco partidas sem marcar.
Auxiliado por Souza, o atacante Kleber era a principal figura gremista. Era quem chamava a responsabilidade e apimentava a partida. Aos 33, recebeu na frente da área e bateu de canhota, com perigo.
gre-nal 391 beira-rio grêmio inter leandro damião (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Damião desencantou justamente no Gre-Nal (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
Apimentou...
O clima amistoso de Gre-Nal foi aos poucos se esvaindo e sumiu de vez quando Sandro Silva foi calçado na frente da grande área, e o juiz mandou seguir. D’Alessandro saiu para reclamar com o árbitro estreante em clássicos Fabríco Neves Corrêa e acabou empurrado por Kleber.
- É sacanagem com os nossos jogadores - bradou o capitão colorado.
Aos 45, Marco Antônio ainda exigiu boa defesa de Muriel. O primeiro tempo encerrava quente, em ebulição, com bons lances em campo e o tradicional empurra-empurra entre azuis e vermelhos. Um Gre-Nal, enfim, com cara de Gre-Nal.
A segunda etapa iniciou da mesma forma. A diferença é que o Inter igualou o Grêmio no quesito vontade. Kleber Gladiador jogava como nunca. Aos 13, arriscou da frente da grande área. A bola passou perto.

Kleber tem garra recompensada

A resposta colorada foi com Damião, aos 18, com um disparo sem ângulo que passeou rente ao travessão. Mas Kleber estava endiabrado, ligado, enfurecido. Conseguiu recolocar o Tricolor na frente aos 20, quando recebeu bola de Marco Antônio e chutou na saída de Muriel.

Revigorado pelo gol, o Tricolor se impôs, se mantendo ao ataque. Aos 23,
Fernando bateu de fora da área. Instantes depois, Souza desperdiçou dentro da grande área. Instantes depois, Léo Gago testou Muriel, em cobrança de falta.

Insatisfeito, Dorival alterou a receita, mexendo nas peças. Dagoberto e Sandro Silva saíram para as entradas de Jô e João Paulo. Dessa forma, Oscar passava a atuar como volante. Por questões físicas, Souza e Kleber também tiveram de deixar o gramado. Foram substituídos por Vilson e André Lima.

Parecia que não haveria tempo para mais nada. Mas, aos 41 minutos, Damião achou uma brecha na pequena área e concluiu. Victor, com um tapa de puro reflexo, reduziu a pó as críticas que se acumular há tantos Gre-Nais. A bola não foi às redes, mas rendeu comemorações dignas de golaço por parte do goleiro e de seus companheiros. Era só o início da festa. Oscar ainda jogaria pela linha de fundo a última chance, nos acréscimos, mas era tarde demais. O Grêmio está na semifinal da Taça Piratini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário