segunda-feira, 19 de março de 2012

Batida entre Massa e Senna faz Brasil ter seu pior início desde 2008 na F-1

Na ocasião, Rubinho foi desclassificado e Massa e Piquet abandonaram

Por Felipe Siqueira Rio de Janeiro
A primeira corrida do campeonato de 2012 da Fórmula 1, na Austrália, foi um pesadelo para os brasileiros. O desfecho melancólico com a batida a dez voltas do fim, que provocou os abandonos de Felipe Massa e Bruno Senna, resultou no pior começo de temporada do Brasil na categoria desde o ano de 2008.
Naquele ano, a prova também foi em Melbourne. Rubens Barrichello, na Honda, chegou a terminar na sexta posição, mas foi desclassificado após a corrida por ter saído dos boxes com a luz vermelha. Felipe Massa abandonou a prova na 30ª volta com problemas no motor da Ferrari quando era o 7º colocado e Nelsinho Piquet, que fazia sua estreia na F-1, deixou a corrida uma volta depois, após batida.
Barrichello chegou em sexto, mas foi desclassificado após a prova em 2008 (Foto: Getty Images)Barrichello chegou em sexto, mas foi desclassificado após a prova em 2008 (Foto: Getty Images)
Caso Rubinho não tivesse sido desclassifcado, seria o pior início de brasileiros desde 2003, quando ele e Cristiano da Matta, representantes do país naquele ano, também não completaram a corrida.
Na época à bordo da Ferrari, Rubinho deixou a prova logo na sexta volta. Ele estava em segundo lugar quando perdeu a direção do carro e bateu em alta velocidade na curva 5 do circuito de Albert Park. Já Cristiano da Matta, que estreava na F-1, pela Toyota, abandonou duas voltas depois, após rodar e parar na brita, quando se encontrava na 11ª posição.
Barrichello e Da Matta abandonaram primeira etapa de 2003, na Austrália (Foto: AFP)Barrichello e Da Matta abandonaram primeira etapa de 2003, na Austrália (Foto: AFP)
De 2003 para cá pelo menos um representante do país havia completado a etapa de abertura (em 2006 Rubinho terminou a prova, mas foi desclassificado). Em quatro ocasiões o Brasil subiu ao pódio. Felipe Massa foi o segundo colocado com a Ferrari em 2010, mesma posição de Rubinho em 2004 e 2005 pela Ferrari e em 2009 pela Brawn.
A próxima etapa da temporada 2012 da Fórmula 1 é neste fim de semana, na Malásia. O treino classificatório e a corrida estão marcados para às 5h (horário de Brasília) de sábado e domingo, respectivamente, com transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real com vídeos pelo GLOBOESPORTE.COM.
Ano Resultados dos brasileiros Local
2011 Felipe Massa (Ferrari) - 7º colocado
Rubens Barrichello (Williams) - 17º colocado
Austrália
2010 Felipe Massa (Ferrari) - 2º colocado
Rubens Barrichello (Willams) - 10º colocado
Bruno Senna (HRT) e Lucas di Grassi (VRT) - Abandonaram
Bahrain
2009 Rubens Barrichello (Brawn) - 2º colocado
Felipe Massa (Ferrari) e Nelsinho Piquet (Renault) - Abandonaram
Austrália
2008 Rubens Barrichello (Honda) - Desclassificado
Felipe Massa (Ferrari) e Nelsinho Piquet (Renault) - Abandonaram
Austrália
2007 Felipe Massa (Ferrari) - 6º colocado
Rubens Barrichello (Honda) - 11º colocado
Austrália
2006 Felipe Massa (Ferrari) - 9º colocado
Rubens Barrichello (Honda) - 15º colocado
Bahrain
2005 Rubens Barrichello (Ferrari) - 2º colocado
Felipe Massa (Sauber) - 10º colocado
Austrália
2004 Rubens Barrichello (Ferrari) - 2º colocado
Cristiano da Matta (Toyota) - 12º colocado
Felipe Massa (Sauber) - Abandonou
Austrália
2003 Rubens Barrichello (Ferrari) e Cristiano da Matta (Toyota) - Abandonaram Austrália

Nenhum comentário:

Postar um comentário