segunda-feira, 7 de maio de 2012

De volta a Umea, Marta não faz gol, mas Tyresö vence e volta a ser líder

Craque brasileira passa em branco contra o ex-clube mas dá passe para dois gols na vitória por 5 a 1 pelo Campeonato Sueco

Por Rafael Maranhão Direto de Estocolmo
2 comentários
Marta Jogo Umea x Tyresö.  (Foto: Site oficial Umea IK.)Marta em ação nesta segunda-feira pelo Tyresö
(Foto: Site oficial Umea IK.)
Marta disse que não sabia como iria comemorar se marcasse um gol contra seu ex-clube mas nem teve que se preocupar com isso. O Tyresö não precisou dos gols dela para golear o Umea por 5 a 1 nesta segunda-feira, diante de 3.125 torcedores na T3 Arena, em Umea, e assumir a liderança do Campeonato Sueco pelo saldo de gols. A holandesa Kirsten van de Ven e a dinamarquesa Line Roddik Hansen fizeram dois gols cada e a espanhola Verónica Boquete completou o placar. Emma Berglund marcou para o time local.
Vestindo a camisa do Umea, Marta fez 111 gols em 103 partidas durante cinco temporadas e acostumou a torcida da cidade do norte da Suécia a vê-la sair de campo com a vitória. Foi o que aconteceu nesta segunda, mas agora como adversária. Antes da partida, a craque brasileira não quis dar entrevistas, mas no intervalo admitiu que vivia uma situação diferente na carreira.
- Eu tenho uma história aqui, foram muitos anos no Umea. É mesmo uma partida especial - disse.
Mas se o gol não saiu não foi por falta de tentativa. Nos 45 minutos iniciais, com o Tyresö em ritmo lento, Marta arriscou chutes de longe e cobranças de falta, mas acabou chamando mais a atenção por bater boca com a nigeriana Rita Chikwelu, irritada após sofrer uma falta dura da adversária. Quando o primeiro tempo parecia caminhar para um 0 a 0, as visitantes abriram o placar graças à lateral-esquerda Lise Roddik Hansen. Após cruzamento da esquerda, a atacante Madelaine Edlund evitou a saída de bola e rolou para o meio da área. Lise teve apenas o trabalho de tocar para a rede.
- Não começamos bem e demoramos a entrar no jogo. Vamos ver se a gente melhora no segundo tempo - disse Marta na saída do campo.
Foi exatamente o que aconteceu. Em sete minutos, o Tyresö fez mais do que nos 45 iniciais e marcou três gols. O primeiro, aos 9 minutos, começou no pé esquerdo de Marta. Passe dela para Verónica Boquete, que deixou Kerstin van de Ven livre para tocar na saída da goleira adversária e fazer 2 a 0. Três minutos e meio depois, Marta arrancou pela esquerda, puxou para o pé direito e cruzou na medida para Verónica tocar de cabeça: 3 a 0. Aos 16, Marta rolou para Van de Ven chegar batendo da entrada da área e fazer 4 a 0.
O quinto e mais bonito gol da partida veio aos 21 minutos, num chute cruzado de fora da área de Roddik Hansen que entrou no ângulo direito de Caroline Jönsson. A zagueira Emma Berglund, de cabeça, fez o gol de honra do time da casa, que na rodada anterior havia levado outra pesada derrota (7 a 1 para o LdB Malmö). A partir daí, Marta tentou deixar o dela, mas esbarrou numa bela defesa da goleira adversária.
Com o resultado, o Tyresö chegou aos 12 pontos e 14 gols de saldo, dois a mais do que o vice-líder Malmö e dez a mais do que o terceiro colocado Vittsjö, a surpresa do campeonato até agora. Na sexta rodada, no sábado, o Tyresö recebe a visita do vice-lanterna AIK, que marcou apenas um ponto nas primeiras cinco partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário