sábado, 12 de maio de 2012

No currículo: maioria dos jogadores do Flu luta pelo primeiro título carioca

À exceção de Abel, Diguinho e Thiago Neves, nenhum atleta foi campeão estadual no Rio. Técnico destaca importância da conquista

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
Comente agora
Abel e Thiago Neves, Fluminense (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Abel e Thiago Neves já conquistaram o estadual
do Rio antes (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
A vitória por 4 a 1 sobre o Botafogo no primeiro jogo da decisão deixou o Fluminense perto do título carioca. No elenco tricolor, jogadores como Deco, Fred, Rafael Sobis, entre outros, colecionam conquistas, mas apenas Abel Braga, Thiago Neves e Diguinho colocaram a faixa de campeão carioca no peito. Para a maioria do elenco tricolor, caso persista a vantagem conseguida na primeira partida, o título terá gostinho de primeira vez.
O Campeonato Carioca mantém sua importância e representa muito para o Fluminense. Esse é o pensamento de Abel Braga, campeão carioca pelo Flamengo em 2004, pelo próprio Tricolor em 2005, e que também tem no currículo dois títulos paranaenses, quando dirigiu Atlético-PR e, depois, o Coritiba.
- O jogador tem de ter consciência da responsabilidade e da representatividade de um título estadual para o clube. Os campeonatos estaduais jamais deixarão de existir. Essa rivalidade move muito os torcedores em todo o país. Muitos jogadores do Fluminense são de fora, mas já ganharam em outros estados. Vamos dar o máximo para aqueles que não conseguiram o Carioca ganharem o título no domingo - afirmou Abel Braga.
Diguinho levantou a taça pelo Botafogo em 2006, e Thiago Neves foi campeão no ano passado com a camisa do Flamengo.
Os campeonatos estaduais
jamais deixarão de existir. Essa rivalidade move muito os torcedores em todo o país"
Abel Braga
Aos 34 anos, Deco, que teve bela atuação na vitória por 4 a 1 no primeiro jogo da final, também pode ser campeão carioca pela primeira vez. O apoiador, que já conquistou títulos nos Campeonatos Português, Inglês, Espanhol, Liga Europa, Liga dos Campeões e até Mundial, exaltou o estadual do Rio.
- Não dá para desmerecer o Carioca. Vimos grandes jogadores de Flamengo e Vasco lutarem e não conseguirem chegar à final - disse Deco, antes do primeiro jogo.
O brasileiro naturalizado português foi campeão paulista pelo Corinthians, em 1997, antes de começar a escrever sua história em clubes como Barcelona e Chelsea e na seleção portuguesa.
No banco de reservas, Ricardo Berna também pode ser campeão do Rio pela primeira vez, mesmo estando há sete anos no clube. Fred, fora da decisão por conta de estiramento na coxa, pode colocar a faixa no peito. Nas Laranjeiras desde 2009, o atacante foi campeão brasileiro, mas ainda não conquistou o Carioca.
- Só falta mesmo o título carioca para coroar tudo isso e os sete anos nesse clube maravilhoso - disse Berna.
Quem pode começar com o pé direito é Rafael Sobis. Com diversos títulos no currículo, pela primeira vez o jogador disputa o campeonato estadual do Rio. E logo chegou à final. Revelado pelo Fluminense, Wellington Nem viveu muitas emoções nas categorias de base, mas como profissional está perto da primeira conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário