sábado, 27 de outubro de 2012

Após demolição, novo São Januário será inspirado em estádio do Chelsea

Vasco tem até a próxima quarta-feira para entregar estudo de viabilidade da arena que vai sediar as partidas de rúgbi das Olimpíadas de 2016

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro
38 comentários
Atualmente, os estádios dos grandes clubes da Premier League inglesa representam uma realidade bem diferente da dos campos onde atuam os maiores do Brasil. No entanto, em alguns anos a torcida do Vasco terá motivo para se orgulhar de possuir uma casa similar à do atual campeão europeu. Programada para iniciar no segundo semestre de 2013, a demolição de São Januário vai transformar o estádio por completo. E quando estiver pronto para sediar os jogos de rúgbi das Olimpíadas de 2016, o Caldeirão será semelhante ao Stamford Bridge, estádio do Chelsea. Pelo menos é o que garante a diretoria do clube.
O projeto feito pela empresa portuguesa LusoArenas está finalizado e aprovado pela diretoria do Vasco. Mas além da arena, que terá todos os assentos cobertos, o projeto também contemplará a construção de um shopping ou um hotel anexo a São Januário. Como se vê, a casa vascaína, construída em 1927, terá uma cara completamente diferente da atual. Somente a fachada será preservada. A reconstrução total é inicialmente avaliada em R$ 500 milhões, e na próxima quarta-feira se encerra o prazo para que o clube entregue ao Comitê Organizador dos Jogos o estudo de viabilidade do projeto, produzido pela construtora OAS.
Stamford Bridge estádio Chelsea  (Foto: Getty Images)Estádio Stamford Bridge, do Chelsea, será modelo para a nova arena de São Januário (Foto: Getty Images)
Até a próxima semana, o Vasco vai tentar concluir as garantias financeiras e providenciar a carta de fiança para a reconstrução de São Januário, que terá capacidade para 43 mil torcedores. Além disso, aguarda que Prefeitura do Rio de Janeiro envie o projeto de revitalização do entorno do estádio, exigência incluída no livro de 89 páginas enviado ao clube com todos os requisitos para que a casa cruz-maltina seja um local de competição olímpico.
A obra terá 60% do orçamento financiado pelo BNDES, sendo que o restante será dividido entre patrocinadores e investidores, que serão captados a partir do momento em que a construção tiver início. Isso deverá acontecer apenas quando Maracanã for reaberto para a Copa das Confederações de 2013, provavelmente em julho do ano que vem. A previsão é que o novo estádio de São Januário demore no máximo 30 meses para ser erguido.
sao januário setores vasco x corinthians torcida (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)São Januário terá nova cara para as Olimpíadas
(Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
- O projeto está pronto para ser entregue na quarta-feira, faltando apenas as confirmações da Prefeitura em relação à revitalização de São Cristóvão. Será preciso atender aos requisitos do Comitê, principalmente em relação aos acessos ao estádio - explicou Luiz Gomes, diretor-geral do Vasco, que assumiu a frente do projeto depois que Nelson Rocha deixou o clube por divergências com o presidente Roberto Dinamite.
Para aqueles mais conservadores, Gomes assegura que, apesar de mudar sua cara, São Januário manterá sua essência:
- O estádio continuará a ser um caldeirão - garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário