terça-feira, 23 de outubro de 2012

Com novo banco, Lico escapa de incêndio no seu Stock em Curitiba

Primeiro a testar saída emergencial com o novo equipamento, paranaense sai do carro ileso e agradece: 'Deus colocou esse teste na minha frente'

Por Alexander Grünwald Curitiba
1 comentário
Mais moderno e mais seguro em caso de impactos, principalmente laterais, com estrutura em fibra de carbono, o novo banco da Stock Car fez sua estreia na etapa de Curitiba, 10ª etapa da temporada 2012. O equipamento chegou causando estranheza aos pilotos, que precisaram fazer adaptações ao revestimento de espuma especial até chegar à forma ideal. Para auxiliar os competidores, a categoria teve um dia extra de treinos, na quinta-feira anterior à prova, mesmo dia em que foi feito um teste de saída do cockpit em caso de emergência, devido às dimensões diferentes em relação ao anterior, de alumínio, que era menor. Quatro pilotos foram escolhidos. Entre eles, Lico Kaesemodel, que cumpriu a tarefa em seis segundos. O que o paranaense não imaginava é que transformaria a simulação em prática apenas três dias depois.
Correndo em casa, o piloto da RCM fez uma boa largada. Ajudado também pelos acidentes entre os primeiros colocados, que eliminaram quatro carros, ele saiu do 26º lugar no grid para a 16ª posição. No entanto, a recuperação terminou prematuramente na quarta volta, quando um toque na zebra durante uma disputa por posição provocou a quebra da roda traseira esquerda de seu carro. Tentando levar o carro ao box, Lico não percebeu que havia fogo sob sua carenagem. Avisado pela equipe via rádio, ele abriu a porta e saltou, antes que as chamas chegassem ao cockpit.
Incêndio no Stock Car de Lico Kaesemodel em Curitiba (Foto: Luca Bassani/ Divulgação)Incêndio no Stock Car de Lico Kaesemodel causou tensão em Curitiba (Foto: Luca Bassani/ Divulgação)
- Foi Deus que colocou esse teste na minha frente, com certeza foi muito válido. Eu nunca tinha testado uma saída de banco, ainda mais com o banco novo, que é bem mais difícil que os anteriores. Quando eu olhei pelo espelho, era bastante fogo. Só deu tempo de frear, reduzir as marchas, daí fui para a brita e saí do banco. Não imaginava e espero não passar nunca mais por esse episódio. Realmente é bastante tenso. Só quem está lá dentro para saber como é – disse o piloto, aliviado, logo após a corrida.

Lico Kaesemodel ajustado ao novo banco da Stock Car (Foto: Luca Bassani / divulgação)Antes da prova, Kaesemodel testou a saída do novo
banco da Stock (Foto: Luca Bassani / divulgação)
A preocupação da categoria com os incêndios se intensificou após o problema vivido por Tuka Rocha durante a etapa do Rio de Janeiro, em 2010. O piloto do carro 25 teve dificuldades para deixar o carro, que permaneceu em movimento, mesmo tomado pelas chamas. Um dos motivos foi o peso da porta, que teve que ser arrancada. Desde então, a colocação de um amortecedor no acesso ao carro facilita sua abertura pela parte de dentro. Algo que auxiliou Lico Kaesemodel na tarefa de se livrar do cinto de segurança e se desprender do banco.
- O amortecedor da porta ajudou bastante. Antigamente você empurrava e ela voltava. Quando encostei na porta, ela já subiu de uma vez, e foi só o tempo de pegar na estrutura tubular interna e me jogar para fora. Não sei se foram seis ou se foram oito segundos, você fica meio sem saber, mas quando a fumaça começou eu já estava fora do carro – conta o piloto do carro 63.
Os engenheiros da equipe RCM, onde também corre Thiago Camilo, do carro 21, ainda não identificaram as causas do fogo. Mas deixaram o autódromo com algumas suspeitas.
- Quando o Lico foi para a grama e tentava tracionar para sair de lá, talvez o pneu raspando na carenagem, que é de fibra, possa ter causado o incêndio. Ou então, pode ter ocorrido alguma pane elétrica quando do toque na zebra. Só saberemos após desmontar o carro, quando faremos uma minuciosa revisão – avalia Artur Fernandes, engenheiro de Lico.
Tuka Rocha pula do carro e se libra do fogo (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Tuka Rocha precisou arrancar a porta para se livrar do fogo (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)
Apesar do problema na prova de Curitiba, Kaesemodel disputará normalmente as duas etapas finais da temporada 2012. Com a participação de Rubens Barrichello e Tony Kanaan, a categoria irá a Brasília, no dia 11 de novembro, e definirá o campeonato na Corrida do Milhão, em São Paulo, no dia 9 de dezembro. As duas provas terão transmissão ao vivo e na íntegra pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário