Com novo banco, Lico escapa de incêndio no seu Stock em Curitiba
Primeiro a testar saída emergencial com o novo equipamento, paranaense sai do carro ileso e agradece: 'Deus colocou esse teste na minha frente'
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Correndo em casa, o piloto da RCM fez uma boa largada. Ajudado também pelos acidentes entre os primeiros colocados, que eliminaram quatro carros, ele saiu do 26º lugar no grid para a 16ª posição. No entanto, a recuperação terminou prematuramente na quarta volta, quando um toque na zebra durante uma disputa por posição provocou a quebra da roda traseira esquerda de seu carro. Tentando levar o carro ao box, Lico não percebeu que havia fogo sob sua carenagem. Avisado pela equipe via rádio, ele abriu a porta e saltou, antes que as chamas chegassem ao cockpit.
Incêndio no Stock Car de Lico Kaesemodel causou tensão em Curitiba (Foto: Luca Bassani/ Divulgação)
- Foi Deus que colocou esse teste na minha frente, com certeza foi
muito válido. Eu nunca tinha testado uma saída de banco, ainda mais com o
banco novo, que é bem mais difícil que os anteriores. Quando eu olhei
pelo espelho, era bastante fogo. Só deu tempo de frear, reduzir as
marchas, daí fui para a brita e saí do banco. Não imaginava e espero não
passar nunca mais por esse episódio. Realmente é bastante tenso. Só
quem está lá dentro para saber como é – disse o piloto, aliviado, logo
após a corrida.
Antes da prova, Kaesemodel testou a saída do novo
banco da Stock (Foto: Luca Bassani / divulgação)
A preocupação da categoria com os incêndios se intensificou após o
problema vivido por Tuka Rocha durante a etapa do Rio de Janeiro, em
2010. O piloto do carro 25 teve dificuldades para deixar o carro, que
permaneceu em movimento, mesmo tomado pelas chamas. Um dos motivos foi o
peso da porta, que teve que ser arrancada. Desde então, a colocação de
um amortecedor no acesso ao carro facilita sua abertura pela parte de
dentro. Algo que auxiliou Lico Kaesemodel na tarefa de se livrar do
cinto de segurança e se desprender do banco.banco da Stock (Foto: Luca Bassani / divulgação)
- O amortecedor da porta ajudou bastante. Antigamente você empurrava e ela voltava. Quando encostei na porta, ela já subiu de uma vez, e foi só o tempo de pegar na estrutura tubular interna e me jogar para fora. Não sei se foram seis ou se foram oito segundos, você fica meio sem saber, mas quando a fumaça começou eu já estava fora do carro – conta o piloto do carro 63.
Os engenheiros da equipe RCM, onde também corre Thiago Camilo, do carro 21, ainda não identificaram as causas do fogo. Mas deixaram o autódromo com algumas suspeitas.
- Quando o Lico foi para a grama e tentava tracionar para sair de lá, talvez o pneu raspando na carenagem, que é de fibra, possa ter causado o incêndio. Ou então, pode ter ocorrido alguma pane elétrica quando do toque na zebra. Só saberemos após desmontar o carro, quando faremos uma minuciosa revisão – avalia Artur Fernandes, engenheiro de Lico.
Tuka Rocha precisou arrancar a porta para se livrar do fogo (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)
Apesar do problema na prova de Curitiba, Kaesemodel disputará
normalmente as duas etapas finais da temporada 2012. Com a participação
de Rubens Barrichello e Tony Kanaan, a categoria irá a Brasília, no dia
11 de novembro, e definirá o campeonato na Corrida do Milhão, em São
Paulo, no dia 9 de dezembro. As duas provas terão transmissão ao vivo e
na íntegra pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
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