domingo, 21 de outubro de 2012

Mesmo com problemas, estreia de Barrichello é elogiada por campeões

Pilotos com títulos na Stock Car destacam rápida adaptação do recordista
de GPs na Fórmula 1, e acreditam num desempenho melhor em Brasília

Por Alexander Grünwald Direto de Curitiba
Rubens Barrichello Stock Car estreia (Foto: Miguel Costa Jr. / Divulgação)Barrichello é recebido com festa pelos fãs em sua
estreia na Stock (Foto: Miguel Costa Jr./ Divulgação)
Cercada de expectativa, a estreia de Rubens Barrichello na Stock Car não terminou da forma que o piloto sonhava. Após escapar com poucos danos da confusão que eliminou quatro carros logo na largada, o recordista de GPs na Fórmula 1 iniciou uma corrida de recuperação, que só foi interrompida por causa de um furo no pneu traseiro esquerdo. Mesmo com o 22º lugar na prova, Rubinho deixou uma boa impressão em todos no paddock, especialmente devido à 15ª posição no grid.
Campeão de 2008, Ricardo Mauricio destaca outro ponto: o bom desempenho de Rubinho em pista molhada, mesmo sem ter feito um treino sequer com um Stock Car nestas condições. O piloto da equipe Full Time andou sob chuva no terceiro treino livre, disputado na manhã de sábado, pouco antes do treino classificatório.
- Fiquei muito impressionado com a rapidez de adaptação dele com um carro de turismo. Todo mundo sabe que a visibilidade é pouca, também fazia tempo que ele não usava câmbio de alavanca, e mesmo assim andou forte. A forma como ele conseguiu ser veloz na chuva, mesmo sem ter treinado nessas condições, também impressiona. Afinando mais o carro, e com um pouco mais de quilometragem, vai estar ainda mais competitivo para as próximas etapas – disse Ricardinho, da RC Competições.
Rubens Barrichello Stock Car estreia (Foto: Miguel Costa Jr. / Divulgação)Um furo no pneu traseiro esquerdo atrapalhou a estreia de Rubinho (Foto: Miguel Costa Jr. / Divulgação)
Tetracampeão e dono dos melhores números da categoria na atualidade, entre poles e vitórias, Cacá Bueno ressalta o bom resultado de Barrichello no treino classificatório, e crê que a experiência do piloto de 40 anos em diversas categorias internacionais, incluindo 19 temporadas na Fórmula 1, fará diferença positivamente a médio prazo.
- Para quem vê de fora, um 15º lugar no grid em meio a 32 carros pode não parecer, mas é um excelente resultado para um estreante. Ele largou bem no meio do pelotão, superou o companheiro de equipe e também pilotos mais experientes nesse tipo de carro. Com toda a bagagem que tem, a tendência é ser cada vez mais competitivo – avaliou Cacá, que em Curitiba ampliou para 13 pontos sua vantagem na liderança do campeonato.
Com a mesma idade de Rubinho, porém muito mais experiente em carros da Stock, David Muffato protagonizou um duelo com o “novato” na segunda metade da corrida. Campeão da categoria em 2003, o paranaense curtiu a disputa por posição, que terminou com uma manobra por fora de Barrichello. Pouco depois, com um pneu furado, Rubinho seria obrigado a abandonar o “pega” que levantou a torcida nas arquibancadas. Mas após a corrida recebeu os cumprimentos de David, que lembrou de uma coincidência entre ambos.
- Foi uma honra disputar posição com o Rubinho. Até brinquei, dizendo: “como sabia que teu pneu ia furar, nem quis forçar muito”. Brincadeiras à parte, foi uma pena ele não terminar a corrida. Estreante sofre um pouco no começo, e ele levou umas pancadinhas, mas curtiu a categoria. Também estreei em Curitiba, e na época, em 2001, a minha briga era com campeões como Paulão Gomes, Chico Serra e Ingo Hoffmann. Logo na minha segunda etapa, dividi o pódio com dois deles. Se Rubinho também fizer isso, espero estar no pódio com ele em Brasília – brinca Muffato.
Rubens Barrichello Stock Car estreia (Foto: Miguel Costa Jr. / Divulgação)Rubens Barrichello já garantiu presença nas duas últimas etapas do ano (Foto: Miguel Costa Jr. / Divulgação)
Além da prova de Curitiba, Rubens Barrichello também disputará as duas etapas finais da temporada 2012. Ele compete em Brasília, no dia 11 de novembro, e na Corrida do Milhão, em São Paulo, no dia 9 de dezembro. As duas provas terão transmissão ao vivo e na íntegra pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário