Tricampeão Stewart oferece ajuda para Grosjean não estragar carreira
Oito incidentes em 15 etapas ofuscaram pódios do francês da Lotus, que ganhou apelido de 'maluco da primeira volta' e foi suspenso por uma prova
Stewart foi campeão em 1969, 1971 e 1973. Atualmente é embaixador da empresa dona da Lotus (Foto: AFP)
- Penso que poderia ser capaz de ajuda-lo a evitar acidentes no futuro.
Acho que ele tem um enorme potencial. Mais acidentes podem estragar
suas chances continuar na Lotus na próxima temporada e deixar ele longe
das grandes equipes. Romain não deveria recusar a oferta. Quando a hora
chegar e ele quiser, estarei aqui em razão da minha relação com a equipe
– disse Stewart, que é embaixador “Genii Capital”, empresa dona da
Lotus na F-1.Em sua primeira temporada completa na Fórmula 1 – ele já pilotou pela Renault durante metade da temporada de 2009, substituindo Nelsinho Piquet – Grosjean subiu ao pódio três vezes em 2012: segundo colocado no GP do Canadá e terceiro no Bahrein e na Hungria. Para o ex-piloto de 73 anos, esses resultados provam que o francês possui um talento natural que precisa ser lapidado.
- É o primeiro ano completo dele e ele foi rápido o suficiente para vencer corridas. Acho que ele poderia ter vencido um ou dois GPs nesta temporada. Mas no momento, o potencial dele tem sido ofuscado pelo número de acidentes. Ter talento e velocidade para vencer corridas pode ser intoxicante – analisa Stewart.
Grosjean foi apelidado de 'maluco da primeira volta' após batidas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Para justificar sua visão sobre Grosjean, o campeão mundial de 1969,
1971 e 1973 lembra da própria experiência que adquiriu na F-1. Além de
piloto, foi dono de uma escuderia que levava seu sobrenome de 1997 a
1999 e contou com Rubens Barrichello ao volante. Ele também desenvolveu
um programa de desenvolvimento de pilotos. Stewart também aproveitou
para levantar uma questão: o por quê os pilotos da categoria não possuem
técnicos, como ocorre com atletas de quase todos os demais esportes.Incidentes de Grosjean nas primeiras voltas | |
---|---|
GP da Austrália | Batida com Maldonado na 2ª volta |
GP da Malásia | Faz Schumacher roda na 1ª volta |
GP da Espanha | Toque em Pérez fura pneu da Sauber |
GP de Mônaco |
Espreme Schumi e provoca batida na largada |
GP da Inglaterra |
Toque em Paul di Resta fura pneu da Force India |
GP da Alemanha | Se envolve em incidente no hairpin e fura pneu da Lotus |
GP da Bélgica |
Provoca grave acidente na largada e é suspenso do GP da Itália |
GP do Japão | Bateu em Webber na primeira curva |
Stewart acredita que a parte psicológica é o que diferencia os grandes pilotos dos demais e citou os bicampeões Sebastian Vettel e Fernando Alonso.
- O que os pilotos top têm de diferente são a gestão da mente muita boa. É muito difícil eles baterem. Isso fica óbvio com Vettel e Alonso. A colisão dele na primeira curva no Japão foi uma grande raridade. A mente tem que ser mestre da habilidade natural. Eu estive lá e tive muito, mas muito poucas batidas. Eu sei que para terminar em primeiro, primeiro você tem que terminar. Você nunca vence uma corrida na primeira curva, mas geralmente perde uma ali – concluiu.
Para Stewart, batidas ofuscaram bons resultados de Grosjean, como pódio no Canadá, (Foto: Getty Images)
Nenhum comentário:
Postar um comentário