sábado, 1 de dezembro de 2012

Parceiros dentro de campo e rivais fora, Abel e Gaúcho celebram 2012

Técnicos, que se enfrentam neste domingo no clássico Fluminense x
Vasco, foram campeões juntos em São Januário na década de 70

Por Gustavo Rotstein e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
5 comentários
À beira do campo, Abel Braga e Gaúcho terminarão a temporada como rivais. Mas foi a parceria que marcou a carreira de ambos nos tempos em que eram jogadores. Hoje técnicos de Fluminense e Vasco, respectivamente, os ex-zagueiros foram companheiros em três clubes diferentes. Neste domingo, estarão em lados opostos no Engenhão encerrando um ano marcante dos dois lados.
No Vasco, eles conquistaram juntos o Campeonato Carioca de 1977 e foram bicampeões da Taça Guanabara em 1976 e 77. A dupla se reencontrou no Botafogo em 1983 e formou parceria pela última vez no Volta Redonda em 1986, com Abel sendo o treinador de Gaúcho.
montagem Abel Braga Gaúcho Fluminense x Vasco (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) Abel Braga e Gaúcho têm passado vencedor no Vasco (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
A afinidade em campo era marcante, mas os zagueiros tinham estilos bem diferentes.
- Comigo a bola era uma criança. Com o Abel era um elefante. Brincadeira... - diverte-se Gaúcho.
Abel é esse cara sério no campo, mas tem ótimo humor e incapaz de fazer mal a alguém"
Gaúcho
O técnico do Vasco lembra que Abel sempre teve a característica de força e virilidade. Mas recorda que no dia a dia, o treinador campeão brasileiro pelo Fluminense era dócil e emotivo.
- O Abel é esse cara sério no campo, mas tem ótimo humor e incapaz de fazer mal a alguém. Gostava de tocar piano na concentração, e eu acompanhava na base do “vamos lá, todo mundo” - brincou Gaúcho.
Gaúcho e Abel tiveram momentos marcantes no Vasco, seja de forma positiva ou negativa. A dupla formava a defesa cruz-maltina na final do Campeonato Carioca de 1978, quando o zagueiro Rondinelli, depois consagrado como Deus da Raça, marcou o gol que deu o título ao Flamengo no fim da partida.
Gaúcho é um cara extraordinário, sabe tudo de futebol. Acho que é a pessoa certa para dirigir o Vasco"
Abel
No entanto, o que marcou para os dois foram os bons momentos. Abel fez questão de enaltecer o ano positivo de Gaúcho, que termina a temporada efetivado como treinador do Vasco após a chegada do diretor-técnico Ricardo Gomes.
- O Gaúcho merece tudo de bom. É um cara extraordinário, que sabe tudo de futebol. Acho que é a pessoa certa para dirigir o Vasco, pois ele conhece tudo em São Januário - destacou o treinador tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário