sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

'Voando', Neymar bate própria marca e é o mais resistente do Santos

Craque atinge estágio mais avançado no 'Soccer Test', avaliação de resistência. Atleta percorre 1.980 metros. Média do grupo é 1.740

Por Marcelo Hazan Santos, SP
64 comentários
Neymar, Treino Santos (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Neymar impressiona até nos testes físicos
(Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)
Quatro gols em três jogos, sendo o último deles coroado com um show de dribles diante do Botafogo-SP. Neymar começou 2013 voando. Nem parece que acabou de voltar de férias. Todo esse pique do jovem de 20 anos tem explicação. Durante a pré-temporada, o craque provou mais uma vez para a comissão técnica do Santos que é fisicamente privilegiado e que ainda tem potencial para melhorar de rendimento. O atleta se superou e bateu o próprio recorde no “soccer test”, avaliação que mede a resistência dos jogadores em tiros curtos.
Tal desempenho nessa avaliação é um dos fatores que ajudam a explicar o ótimo início de ano de Neymar, segundo o fisiologista do clube, Luís Fernando de Barros.
- O rendimento em campo está ligado a vários fatores, mas essa resistência é um deles. Simulamos o deslocamento feito em um jogo e quem vai bem nesse teste está apto - explica.
Assim como no ano passado, Neymar foi quem melhor se saiu na avaliação entre os jogadores do Peixe, mas agora pulou do estágio 8.4 para o 9.1 do teste. Na prática, o atacante de 20 anos aguentou percorrer 60 metros a mais do que em 2012: foi de 1.920m para 1.980m. Parece pouco, mas, na média, os demais santistas alcançaram o estágio 8.1 (1.740m), desempenho que impressiona o técnico Muricy Ramalho a cada dia.
- O teste dele foi o melhor de todos. Ele mesmo perguntou para o preparador qual era o teste dele do ano passado, porque queria bater nesse ano. Ele é assim, quer sempre bater recordes. Ele bateu o dele e do time todo. A parte genética dele é impressionante, porque não treinou nas férias. Ele deve ter dançado muito, jogado pelada, mas não treinou. E ele vem e faz esse teste que é muito alto. Acompanho futebol há muitos anos e já vi caras muito fortes, e o Neymar chegou a um índice muito grande. Por isso está à frente dos outros - afirmou o comandante alvinegro, em entrevista coletiva.
Info_Numeros-NEYMAR-TREINO (Foto: infoesporte)
O pico de velocidade de Neymar nos tiros curtos, com mudanças de direção, foi de 17 km/h. Número aparentemente baixo, mas é preciso levar em consideração que essa rapidez é alcançada em apenas 15 metros. Ou seja, sua aceleração é muito alta.
De acordo com Luís Barros, os meias e os laterais são os jogadores que mais se desgastam em uma partida e, por isso, precisam atingir resultados melhores na avaliação. Apesar de ser atacante, posição em que os atletas não fazem tanto esforço, Neymar está acima dos companheiros, pois costuma correr bastante ao longo dos 90 minutos.
A parte genética dele (Neymar) é impressionante, porque não treinou nas férias"
Muricy Ramalho
- Ele voltou das férias com o condicionamento físico apto para aguentar uma partida inteira. Atingir o nono estágio do soccer test não é tão raro, mas ele está acima da média para quem volta das férias para uma pré-temporada - diz o fisiologista.
- É uma diferença considerável (de Neymar para os outros jogadores). Ele superou a média dele mesmo do ano passado, quando já era o melhor nesse teste. Ele corre durante os 90 minutos, então tem capacidade para suportar isso. A resistência melhorou - completa Ricardo Rosa, preparador físico.
Logo no início da nova temporada, Neymar já passou por situações parecidas com as vividas em 2012. O jogador enfrentou uma maratona de viagens para Suíça, onde participou de festa da Fifa para os melhores do ano passado, e Uruguai, onde recebeu a honraria de “Rei da América”, pelo jornal “El País”. Logo em seguida, voltou ao Santos para se reapresentar e treinar.

Em 2012, Neymar fez no total 66 jogos, 56 gols e deu 30 assistências por Santos e Seleção. Com fôlego renovado e mais resistente, o atacante tentará ir mais longe.
Entenda o Soccer Test
* Os jogadores fazem séries de quatro piques de 15m em linha reta, com intervalo de 10 segundos, indo e voltando entre dois pontos. Cada série equivale a 60 metros.
* A cada 240 metros (quatro séries), os atletas finalizam um estágio. A cada novo estágio, a velocidade aumenta em 1 km/h. Um sinal sonoro controla a velocidade, emitindo um "bip" a cada 15 metros percorridos. O som fica mais rápido de estágio em estágio, até se tornar impossível de ser acompanhado pelo jogador.
* O objetivo é fazer o maior número de repetições possíveis. No caso de Neymar, foram 132 piques para percorrer os 1.980 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário