Chuva só ameaça, e Ricardinho faz a pole em Curitiba; Rubinho sai em 10º
Campeão de 2008 largará na frente na segunda etapa da temporada 2013. Daniel Serra sai em segundo, à frente de Khodair e Camilo. Cacá é o 5º.
2 comentários
Ricardo Maurício comemora sua quarta pole em Curitiba na Stock Car (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Ricardinho reforçou que gosta da pista de Curitiba, onde tem um bom
histórico, e brincou com o fato de que a oficina da RC é literalmente
vizinha do autódromo. No entanto, o competidor de 33 anos frisou que foi
preciso trabalhar duro por causa da nova programação, que a partir
deste ano prevê treinos livres apenas aos sábados, poucas horas antes do
classificatório. Durante a volta rápida, a solução foi improvisar para
não ser vítima da chuva.- Esse final de semana agora é curto, tem tudo no mesmo dia. É uma pista que eu gosto bastante, minha equipe é daqui, então esse circuito é praticamente o jardim deles. Já tive três vitórias aqui, tinha pole, mas fazia um tempinho que eu não fazia uma pole na Stock. Eu queria dar uma volta de aquecimento, e o Meinha me disse para abrir já na primeira volta. O risco ara grande de chuva. A gente arriscou e deu certo – disse o piloto, citando o chefe da RC, Rosinei Campos, mais conhecido pelo apelido de Meinha.
Como foi o treino
Por causa da ameaça de chuva, os pilotos aproveitaram ao máximo o tempo de pista que tinham à disposição. O primeiro grupo, que reúne os 17 mais bem posicionados no campeonato, andou primeiro. Foi quando Daniel Serra estabeleceu a melhor volta até então, praticamente se garantindo entre os dez pilotos que brigariam pela pole position na parte final. O segundo grupo, com os pilotos que estão entre a 18ª e a 34ª posição na tabela, andou logo em seguida, alçando Thiago Camilo, Ricardo Zonta e Rubens Barrichello ao top 10. Além de Daniel, que não teve sua marca superada, eles se juntaram a Ricardo Maurício, Allam Khodair, Cacá Bueno, Átila Abreu, Valdeno Brito e Max Wilson.
Daniel Serra conseguiu um lugar na primeira fila
em Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Com três campeões da Stock, dois ex-pilotos de Fórmula 1 e os
vencedores das duas etapas realizadas em Curitiba na temporada de 2012, a
superpole deu aos competidores mais oito minutos para definir quem
largaria na frente. A tática de tentar uma volta rápida logo na primeira
tentativa valeu a pole a Ricardinho, mas por uma margem muito pequena.
Foram 0s015 de vantagem para Daniel Serra, que por sua vez abriu 0s006
para Allam Khodair, que levou o carro 18 da Vogel à terceira posição.
Thiago Camilo, que também já venceu em Curitiba, garantiu a quarta
posição com o carro 21 da RCM.em Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Vencedor da primeira corrida da temporada, em Interlagos, Cacá Bueno ficou com a quinta posição, dividindo a terceira fila com Valdeno Brito. Mais um capítulo na rivalidade entre Andreas e Rodolpho Mattheis, pai e filho, chefes de equipe na Stock. Já Rubens Barrichello conseguiu entrar no top 10 pela terceira vez em cinco participações, mostrando que sua adaptação à Stock, apesar do clima de "vestibular", como ele mesmo definiu, está em franca evolução.
Barrichello também temeu a chuva no treino da Stock em Curitiba (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)
A novidade deste fim de semana é movida a etanol: a partir desta etapa, a Stock Car voltará a ter o reabastecimento obrigatório em suas corridas.
E mais: com uma janela determinada para o pit stop. A entrada será
autorizada a partir do momento em que o competidor completar a 10ª
volta, sendo válida até a 16ª. Caso o carro de segurança entre na pista
neste período, não serão permitidos pit stops. Se a janela terminar
enquanto o Safety Car estiver no circuito, o box voltará a ser aberto na
sequência. A medida não é válida para as pistas de rua, como Ribeirão
Preto e Salvador.Confira o grid para a segunda etapa, em Curitiba:
1. Ricardo Maurício – carro 90 da RC, 1m19s060
2. Daniel Serra – carro 29 da RBR Mattheis, 1m19s075
3. Allam Khodair – carro 18 da Vogel, 1m19s081
4. Thiago Camilo – carro 21 da RCM, 1m19s200
5. Cacá Bueno - carro 0 da RBR Mattheis, 1m19s244
6. Valdeno Brito – carro 77 da A. Mattheis, 1m19s303
7. Ricardo Zonta – carro 10 da RZ Motorsport, 1m19s409
8. Átila Abreu – carro 51 da AMG, 1m19s445
9. Max Wilson – carro 65 da RC, 1m19s639
10. Rubens Barrichello – carro 111 da Full Time, 1m19s698
Eliminados no Q1
11. Alceu Feldmann – carro 82 da Full Time
12. Rodrigo Sperafico – carro 19 da Mico’s Racing
13. Fábio Fogaça – carro 18 da Vogel
14. Tuka Rocha – carro 25 da RZ Motorsport
15. Julio Campos – carro 4 da Mico’s Racing
16. Marcos Gomes – carro 80 da Carlos Alves
17. Luciano Burti – carro 14 da Boettger
18. Rafa Matos – carro 2 da Hot Car
19. Denis Navarro – carro 5 da VS Racing
20. Sergio Jimenez – carro 73 da VS Racing
21. Nonô Figueiredo – carro 11 da AMG
22. Felipe Lapenna – carro 27 da Cavaleiro Racing
23. Diego Nunes – carro 70 da Bassani Racing
24. Duda Pamplona – carro 23 da ProGP
25. Lico Kaesemodel – carro 63 da Boettger
26. Galid Osman – carro 28 da RCM
27. Ricardo Sperafico – carro 20 da ProGP
28. David Muffato – carro 35 da Carlos Alves
29. Popó Bueno – carro 74 da A. Mattheis
30. Wellington Justino – carro 26 da Hot Car
31. Patrick Gonçalves – carro 8 da Bassani Racing
32. Rodrigo Pimenta – carro 3 da Gramacho
33. Vitor Genz – carro 46 da Gramacho
34. Beto Cavaleiro – carro 7 da Cavaleiro Racing
Stock Car terá transmissão ao vivo do SporTV em todas as etapas
As 12 etapas de 2013 e também os treinos classificatórios serão transmitidos ao vivo pelos canais SporTV, incluindo a Corrida do Milhão, que mais uma vez encerra a temporada e deve decidir o campeonato por causa de sua pontuação dobrada. A prova mais cobiçada do automobilismo brasileiro, que dá um prêmio de R$ 1 milhão ao vencedor, também será exibida ao vivo pela TV Globo. A emissora deve transmitir mais duas provas em TV aberta, sempre ao vivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário