sábado, 16 de março de 2013

Chuva só ameaça, e Ricardinho faz a pole em Curitiba; Rubinho sai em 10º

Campeão de 2008 largará na frente na segunda etapa da temporada 2013. Daniel Serra sai em segundo, à frente de Khodair e Camilo. Cacá é o 5º.

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
2 comentários
A ameaça de chuva trouxe um elemento a mais ao treino classificatório da Stock Car em Curitiba: a tensão. Sob um céu carrancudo, os pilotos temiam que a água caísse logo no momento de suas tentativas, estragando as pretensões de tentar uma boa posição no grid da segunda etapa da temporada, que será transmitida neste domingo ao vivo e em alta definição pelo SporTV, a partir das 11h da manhã. Para alívio dos competidores, uma garoa ameaçou apenas os minutos finais da superpole, sessão reservada aos dez mais rápidos, quando tudo já estava definido. Campeão da categoria em 2008 e três vezes vencedor nesta pista, Ricardo Maurício garantiu a pole position no circuito paranaense. O piloto do carro 90 da RC bateu Daniel Serra, mais rápido do Q1 com o carro 29 da RBR Mattheis, por apenas 15 milésimos de segundo. Rubens Barrichello entrou no seleto grupo dos dez mais rápidos, e vai fechar a quinta fila neste domingo.
Ricardo Maurício pole Stock Car Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Ricardo Maurício comemora sua quarta pole em Curitiba na Stock Car (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Ricardinho reforçou que gosta da pista de Curitiba, onde tem um bom histórico, e brincou com o fato de que a oficina da RC é literalmente vizinha do autódromo. No entanto, o competidor de 33 anos frisou que foi preciso trabalhar duro por causa da nova programação, que a partir deste ano prevê treinos livres apenas aos sábados, poucas horas antes do classificatório. Durante a volta rápida, a solução foi improvisar para não ser vítima da chuva.
- Esse final de semana agora é curto, tem tudo no mesmo dia. É uma pista que eu gosto bastante, minha equipe é daqui, então esse circuito é praticamente o jardim deles. Já tive três vitórias aqui, tinha pole, mas fazia um tempinho que eu não fazia uma pole na Stock. Eu queria dar uma volta de aquecimento, e o Meinha me disse para abrir já na primeira volta. O risco ara grande de chuva. A gente arriscou e deu certo – disse o piloto, citando o chefe da RC, Rosinei Campos, mais conhecido pelo apelido de Meinha.
Como foi o treino
Por causa da ameaça de chuva, os pilotos aproveitaram ao máximo o tempo de pista que tinham à disposição. O primeiro grupo, que reúne os 17 mais bem posicionados no campeonato, andou primeiro. Foi quando Daniel Serra estabeleceu a melhor volta até então, praticamente se garantindo entre os dez pilotos que brigariam pela pole position na parte final. O segundo grupo, com os pilotos que estão entre a 18ª e a 34ª posição na tabela, andou logo em seguida, alçando Thiago Camilo, Ricardo Zonta e Rubens Barrichello ao top 10. Além de Daniel, que não teve sua marca superada, eles se juntaram a Ricardo Maurício, Allam Khodair, Cacá Bueno, Átila Abreu, Valdeno Brito e Max Wilson.
Daniel Serra Stock car (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Daniel Serra conseguiu um lugar na primeira fila
em Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Com três campeões da Stock, dois ex-pilotos de Fórmula 1 e os vencedores das duas etapas realizadas em Curitiba na temporada de 2012, a superpole deu aos competidores mais oito minutos para definir quem largaria na frente. A tática de tentar uma volta rápida logo na primeira tentativa valeu a pole a Ricardinho, mas por uma margem muito pequena. Foram 0s015 de vantagem para Daniel Serra, que por sua vez abriu 0s006 para Allam Khodair, que levou o carro 18 da Vogel à terceira posição. Thiago Camilo, que também já venceu em Curitiba, garantiu a quarta posição com o carro 21 da RCM.
Vencedor da primeira corrida da temporada, em Interlagos, Cacá Bueno ficou com a quinta posição, dividindo a terceira fila com Valdeno Brito. Mais um capítulo na rivalidade entre Andreas e Rodolpho Mattheis, pai e filho, chefes de equipe na Stock. Já Rubens Barrichello conseguiu entrar no top 10 pela terceira vez em cinco participações, mostrando que sua adaptação à Stock, apesar do clima de "vestibular", como ele mesmo definiu, está em franca evolução.
Rubens Barrichello Stock Car Curitiba (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)Barrichello também temeu a chuva no treino da Stock em Curitiba (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)
A novidade deste fim de semana é movida a etanol: a partir desta etapa, a Stock Car voltará a ter o reabastecimento obrigatório em suas corridas. E mais: com uma janela determinada para o pit stop. A entrada será autorizada a partir do momento em que o competidor completar a 10ª volta, sendo válida até a 16ª. Caso o carro de segurança entre na pista neste período, não serão permitidos pit stops. Se a janela terminar enquanto o Safety Car estiver no circuito, o box voltará a ser aberto na sequência. A medida não é válida para as pistas de rua, como Ribeirão Preto e Salvador.
Confira o grid para a segunda etapa, em Curitiba:

1. Ricardo Maurício – carro 90 da RC, 1m19s060
2. Daniel Serra – carro 29 da RBR Mattheis, 1m19s075
3. Allam Khodair – carro 18 da Vogel, 1m19s081
4. Thiago Camilo – carro 21 da RCM, 1m19s200
5. Cacá Bueno -  carro 0 da RBR Mattheis, 1m19s244
6. Valdeno Brito – carro 77 da A. Mattheis, 1m19s303
7. Ricardo Zonta – carro 10 da RZ Motorsport, 1m19s409
8. Átila Abreu – carro 51 da AMG, 1m19s445
9. Max Wilson – carro 65 da RC, 1m19s639
10. Rubens Barrichello – carro 111 da Full Time, 1m19s698
Eliminados no Q1
11. Alceu Feldmann – carro 82 da Full Time
12. Rodrigo Sperafico – carro 19 da Mico’s Racing
13. Fábio Fogaça – carro 18 da Vogel
14. Tuka Rocha – carro 25 da RZ Motorsport
15. Julio Campos – carro 4 da Mico’s Racing
16. Marcos Gomes – carro 80 da Carlos Alves
17. Luciano Burti – carro 14 da Boettger
18. Rafa Matos – carro 2 da Hot Car
19. Denis Navarro – carro 5 da VS Racing
20. Sergio Jimenez – carro 73 da VS Racing
21. Nonô Figueiredo – carro 11 da AMG
22. Felipe Lapenna – carro 27 da Cavaleiro Racing
23. Diego Nunes – carro 70 da Bassani Racing
24. Duda Pamplona – carro 23 da ProGP
25. Lico Kaesemodel – carro 63 da Boettger
26. Galid Osman – carro 28 da RCM
27. Ricardo Sperafico – carro 20 da ProGP
28. David Muffato – carro 35 da Carlos Alves
29. Popó Bueno – carro 74 da A. Mattheis
30. Wellington Justino – carro 26 da Hot Car
31. Patrick Gonçalves – carro 8 da Bassani Racing
32. Rodrigo Pimenta – carro 3 da Gramacho
33. Vitor Genz – carro 46 da Gramacho
34. Beto Cavaleiro – carro 7 da Cavaleiro Racing
Stock Car terá transmissão ao vivo do SporTV em todas as etapas
As 12 etapas de 2013 e também os treinos classificatórios serão transmitidos ao vivo pelos canais SporTV, incluindo a Corrida do Milhão, que mais uma vez encerra a temporada e deve decidir o campeonato por causa de sua pontuação dobrada. A prova mais cobiçada do automobilismo brasileiro, que dá um prêmio de R$ 1 milhão ao vencedor, também será exibida ao vivo pela TV Globo. A emissora deve transmitir mais duas provas em TV aberta, sempre ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário