quarta-feira, 12 de junho de 2013

Nascido no dia e mês de Pelé, Edson do Taiti fica honrado como xará do Rei

Jogador conta que recebeu o nome porque o seu pai é fã do ex-craque
brasileiro. Elenco da seleção também tem um chileno, Efrain Arañeda

Por Valeska Silva Belo Horizonte
Nome de craque ele tem: Edson.  Um lateral-esquerdo do Taiti tem a responsabilidade de ser xará do maior jogador brasileiro de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento. Nascido no dia e mês de Pelé, 23 de outubro, Edson Lamaire, o camisa 12 da seleção, nascido no Taiti, é filho de um fã de futebol. Daí a homenagem.
- É uma honra e uma enorme responsabilidade. Agora que estou no país do futebol, tenho que aprender muito como jogar.
Edson Lamaire é o lateral-esquerdo do Taiti (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Edson Lamaire é o lateral-esquerdo do Taiti (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)
O nome compartilhado com o Pelé não é a única ligação de Edson com o Brasil. Para ele, a própria cultura do Taiti é muito parecida com a do país pentacampeão mundial. Um exemplo foi a maneira encontrada pela seleção para se despedir do CT do América-MG, com direito a uma música composta pelo goleiro da equipe (veja o vídeo abaixo).
 - A música é sobre nossa família, sobre o amor que temos pela pátria. Cantamos que não precisamos temer jogar contra os times fortes. No Taiti, dançar e cantar é algo da nossa cultura, como no Brasil vocês têm o samba.
Chileno naturalizado
Na delegação do Taiti há um chileno, Efrain Arañeda, de 34 anos. Naturalizado, vive no Taiti há 13 anos, e defende o AS Dragon, clube local que é comandado pelo auxiliar técnico da seleção, Ludovic Graugnard. Foi morar na Polinésia Francesa para trabalhar com turismo: atualmente, está empregado em uma locadora de carros e leva passageiros do aeroporto até os hotéis.
Assim como Edson Lamaire, Efrain é jogador amador da seleção do Taiti. Além de jogar bola, ele tem outra missão na seleção: a de intérprete. Antes de desembarcar no Brasil, o Taiti jogou uma partida amistosa com a seleção Sub-20 do Chile, e foi Efrain quem ajudou nos trâmites da viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário