domingo, 25 de maio de 2014

Massaranduba leva prejuízo no chão e perde para Michael Chiesa no UFC 173

Campeão do TUF nos EUA, peso-leve americano é eficiente no ground and pound e impede que brasileiro se solte na trocação, que era o plano de jogo

Por Direto de Las Vegas, EUA
28 comentários
Francisco Massaranduba teve a oportunidade de ganhar notoriedade nos EUA ao estrear fora do Brasil diante de um campeão do The Ultimate Fighter. Mas Michael Chiesa, antes subestimado por muitos, usou o mesmo eficiente jogo de chão que o fez conquistar o reality show e, com muito ground and pound, derrotou o brasileiro de forma dominante por decisão unânime dos jurados (30 a 26, 30 a 26 e 30 a 27). O duelo pela categoria dos leves (até 70kg) encerrou o card preliminar do UFC 173, na noite deste sábado, em Las Vegas (EUA).
Aos 35 anos, Massaranduba sofreu a quarta derrota do cartel de 18 lutas. Já Michael Chiesa, que tem 26 anos, chegou à vitória de número 11 em 12 combates na carreira.
UFC 173 Michael Chiesa e Francisco Massaranduba (Foto: Agência Reuters)Michael Chiesa dominou Francisco Massaranduba (Foto: Agência Reuters)
O primeiro minuto da luta foi de muito estudo. Chiesa foi o primeiro a tentar algo, mas Massaranduba defendeu a queda. Na segunda tentativa, o brasileiro acertou uma joelhada na linha de cintura, e o rival sentiu. Chiesa seguiu tentando botar para baixo e conseguiu. Ele caiu numa posição em que travou Massaranduba e emendou uma sequênca de socos no rosto do rival. Massaranduba se mexeu, mas Chiesa foi para a montada e disparou cotoveladas e mais socos. O brasileiro se defendeu como pôde e resistiu até o fim do round.
Massaranduba se recuperou bem e voltou para o segundo assalto partindo para cima na luta em pé, estratégia que havia sido traçadapara o combate. Num descuido de Chiesa, ele buscou a guilhotina e puxou para a guarda, fazendo força para finalizar. Mas Chiesa se defendeu bem. Os dois se enroscaram no chão, e o brasileiro tentou uma chave de calcanhar, mas novamente não teve sucesso. O campeão do TUF 15 travou o brasileiro, mas também ficou numa posição ruim para bater. O americano ficou por cima soltando cotoveladas sem muita potência na parte final.
No último round, Massaranduba acertou de raspão um overhand no começo. Depois, acertou mais um e, quando defendia uma queda, jogou uma joelhada nas partes íntimas do rival. O americano se recuperou rapidamente. De volta à ação, Massaranduba caçou Chiesa, mas foi quedado de novo. Por cima, o americano jogou cotoveladas. O brasileiro encontrou uma brecha e pegou o braço dele, tentando uma chave, porém Chiesa saiu outra vez e bateu no ground and pound até o fim.
Tony Ferguson atropela e nocauteia Katsunori Kikuno no primeiro round
Foi uma verdadeiro massacre. Tony Ferguson castigou Katsunori Kikuno, fez o japonês correr  no octógono para fugir do atropelo que recebia, quase finalizou na chave de braço e no triângulo de mão, até que acertou um direto para nocautear o adversário. Tudo isso com apenas 4m06s do primeiro round, pelos pesos-leves (até 70 kg).  É a segunda vitória seguida do americano, que tem 14 na carreira, além de três derrotas. Já o japonês perdeu pela sexta vez. Ele tem 22 triunfos e dois empates também.
UFC 173 Tony Ferguson e Katsunori Kikuno (Foto: Agência Reuters)Kikuno caído, após ser nocauteado por Ferguson (Foto: Agência Reuters)
Chris Holdsworth vence Chico Camus por decisão unânime
Chris Holdsworth foi amplamente superior nos três rounds e venceu Chico Camus por decisão unânime (triplo 30-27), pelo peso-galo (até 61 kg). Derrubando o adversário nos três rounds, Holdsworth mostrou sua maior técnica na luta de solo e esteve perto de finalizar seu adversário algumas vezes. Ele fez boas transições e pegou as costas em certos momentos, mas Camus resistiu até o fim do combate. Chris Holdsworth segue invicto na carreira, com seis vitórias. Já Chico Camus perdeu pela quinta vez, além de ter 15 triunfos. Ele vinha de duas vitórias seguidas.
UFC 173 Chris Holdsworth e Chico Camus (Foto: Agência Reuters)Chris Holdsworth venceu Chico Camus (Foto: Agência Reuters)
Mitch Clarke vence Al Iaquinta por finalização
Mitch Clarke estava sendo dominado. Levou um knockdown de Al Iaquinta no primeiro round e sobreviveu ao ground and pound do adversário. O segundo seguia o mesmo panorama, com o americano ficando por cima do canadense. Porém, o jiu-jítsu salva. Na oportunidade que teve, mostrou muita técnica ao utilizar a grade e ajustar o triângulo de mão para apagar o adversário, aos 57 segundos de round, em luta válida pelo peso-leve (até 70 kg). Com a vitória, Clarke agora tem 11 na carreira, além de duas derrotas. Iaquinta, que vinha de três triunfos seguidos, agora tem oito vitórias e três reveses.
Após o árbitro interromper o combate com Iaquinta desacordado, Mitch Clarke ainda mostrou irreverência, ao fazer a pose de "O Pensador", escultura de Rodin, além de virar para as câmeras e provocar o oponente dizendo: "Não durmam comigo!".
UFC 173 Al Laquinta e Mitch Clarke (Foto: Agência Reuters)Mitch Clarke encaixa triângulo de mão em Al Iaquinta (Foto: Agência Reuters)
Vinc Pichel vence Anthony Njokuani por decisão unânime
Vinc Pichel não teve muito trabalho para superar Anthony Njokuani por decisão unânime (30-27. 30-27 e 29-28), pelos pesos-leves (até 70 kg). Com um jogo de quedas apurado, ele fez o nigeriano ficar com as costas no chão por quase todo o combate e conseguiu sua nona vitória em 10 lutas na carreira, sendo a segunda consecutiva. Já Njokuani, que vinha de triunfo sobre Roger Bowling, agora tem 16 vitórias e oito reveses, além de um "No Contest" (luta sem resultado).
Njokuani e Pichel UFC 173 (Foto: Getty Images)Pichel em uma de suas quedas sobre Njokuani (Foto: Getty Images)
Sam Sicilia vence Aaron Phillips por decisão unânime
Dominante nos três rounds, Sam Sicilia venceu Aaron Phillips por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27), na segunda luta do card preliminar do UFC 173, pelos pesos-penas (até 66 kg). Ele se recuperou do revés contra Cole Miller em janeiro e venceu sua terceira no UFC em seis combates. Agora são 13 triunfos e quatro derrotas no cartel. Já Phillips, que fez sua estreia na organização, perdeu pela primeira e tem cinco vitórias na carreira. A chave da vitória para Sicilia foi encurtar a distância para fugir dos chutes na linha de cintura que o adversário soltava e aplicar quedas. Quando esteve por cima, chegou a dar espaço e permitir algumas inversões, principalmente no segundo round, quando eles trocaram a posição de domínio várias vezes. O terceiro foi o mais tranquilo para Sam Sicilia, que ficou estabilizado sobre Aaron Phillips por quase todo o assalto.
Sicilia e Phillips UFC 173 (Foto: Getty Images)Sicilia trabalhou por cima de Phillips na maior parte da luta (Foto: Getty Images)
Li Jingliand vence David Michaud por decisão dividida
Em duelo de estreantes no UFC, Li Jingliand e David Michaud travaram um combate equilibrado e o chinês saiu com a vitória por decisão dividida (29-28, 28-29 e 30-27) em luta válida pelo peso-meio-médio (até 77 kg). Esta foi a nona vitória na carreira dele e a terceira consecutiva. Já o americano teve sua invencibilidade quebrada após manter o cartel perfeito nas sete primeiras lutas que fez. O primeiro e o terceiro rounds, principalmente, foram muito parelhos, enquanto o segundo pareceu mais claro para Michaud, apesar dele ter saído derrotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário