quinta-feira, 19 de junho de 2014

A maldição dos campeões: Espanha repete Itália e França e cai na 1ª fase

A exemplo da Azzurra e dos Bleus, Del Bosque repete base envelhecida na defesa do título e cai prematuramente após duas derrotas. Brasil sofreu do mesmo mal em 2006

Por Rio de Janeiro
66 comentários
A Copa do Mundo não tem sido das mais generosas com seus campeões recentemente. Nesta quarta-feira, foi a Espanha que caiu prematuramente na defesa do título, mas pode, ao menos, dividir esse vexame com outras potências europeias. A Itália levou a taça em 2006 e, na edição seguinte, foi lanterna em um grupo que tinha Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia. A exemplo da Azzurra e da Roja, a França conquistou o Mundial de 1998 e, quatro anos depois, na Coreia e no Japão, foi também eliminada na primeira fase - sem marcar um gol sequer.
Iniesta derrota Espanha (Foto: Reuters)Herói quatro anos atrás, Iniesta é um dos 16 espanhóis campeões na África que fracassaram no Brasil (Foto: Reuters)

Coincidências à parte, as eliminações precoces das três seleções têm lá suas semelhanças: em todos os casos, as equipes mantiveram a base campeã, envelhecida, que não conseguiu repetir nem de longe a campanha vencedora de quatro anos antes.
Zidane eliminado França Copa 2002  (Foto: Getty Images)Zidane participou da fatídica campanha da França em 2002: nenhum gol marcado (Getty Images)
O técnico da Espanha, Vicente Del Bosque, convocou para disputar o Mundial no Brasil nada menos que 16 jogadores que levaram o caneco na África do Sul. Apenas os campeões Victor Valdés (esse por conta de lesão), Marchena, Puyol (aposentado), Capdevila, Arbeloa, Llorente e Jesus Navas não estiveram no vexame do Maracanã.
Já o treinador Marcelo Lippi levou para a África do Sul, em 2010, nove jogadores que estiveram no título de quatro anos antes. Todos formavam a base da equipe que disputou o Mundial da Alemanha, casos de Buffon, Cannavaro, De Rossi, Gattuso, Iaquinta, Gilardino, Camoranesi, Zambrota e Pirlo. Já a França seguiu a tradição e repetiu 14 jogadores nas Copas de 1998 e 2002 (veja abaixo a lista).
Já aconteceu com o Brasil e, de novo, com a Itália
No meio dos fracassos europeus, está o Brasil. Campeã em 2002, a Seleção não teve a mesma campanha pífia que Espanha, Itália e França, mas decepcionou no Mundial de 2006. Com uma base envelhecida, a equipe de Parreira na Alemanha voltou a contar com medalhões como Cafu, Roberto Carlos, Ronaldinho e Ronaldo na equipe titular e se deu mal. Caiu nas quartas de final para a França, após chegar em três finais seguidas (1994, 1998 e 2002).
O Brasil, aliás, já caiu na primeira fase ao tentar defender o título em uma ocasião. Foi em 1966, quando a competição era mais curta, e a Seleção viu Hungria e Portugal passarem de fase. A então bicampeã Itália também fracassou prematuramente no Mundial de 1950 e viu a Suécia se classificar para o quadrangular final.
Fabio Quagliarella derrota Itália Copa 2010 (Foto: Getty Images)Base campeã da Itália ficou na última posição de um grupo com Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia (Getty Images)

Veja abaixo os jogadores de Espanha, Itália e França que voltaram ao Mundial quatro anos após o título.
Espanha: Casillas, Iniesta, Pedro, Xabi Alonso, Sergio Ramos, Busquets, Reina, Raul Albiol, Piqué, David Silva, Xavi, Fernando Torres, Fábregas, David Villa, Martinez e Juan Mata.
Itália: Buffon, Fabio Cannavaro, De Rossi, Gattuso, Iaquinta, Gilardino, Camoranesi, Zambrota e Pirlo.
França: Candela, Lizararu, Vieira, Djorkaeff, Desailly, Zidane, Henry, Boghossian, Thuram, Barthez, Petit, Leboeuf, Trezeguet e Dugarry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário