segunda-feira, 15 de setembro de 2014

De carona com R49: craque elogia México e se surpreende com recepção

Ronaldinho explica relação com o país, diz que não esperava tanto carinho dos torcedores e, brincando, cogita até participar de música local

Por Direto de Querétaro, México
Nem parecia que houvera um frenesi no dia da chegada de Ronaldinho Gaúcho a Querétaro. No último domingo, o hotel onde o craque está hospedado se encontra numa tranquilidade impressionante. Nada de imprensa na porta, nem torcedores esperando para ver o ídolo. Quando o craque brasileiro apareceu no saguão, já parecia estar em casa. Andou tranquilamente, encontrou com o irmão, Assis, e seguiu de carro para almoçar.

O GloboEsporte.com pegou carona com Ronaldinho e teve a oportunidade de conversar com o jogador sobre a chegada ao México. Solícito, o meia ressaltou seu carinho pelo país, disse ter se emocionado em sua apresentação aos Gallos Blancos e explicou a opção pelo clube. Brincou até com a possibilidade de se aventurar na música local assim como fez no Brasil. Dá para esperar um reggaeton com a participação do astro em breve?
- Pode ser (risos). Temos que ver, seria legal - brincou o craque na entrevista realizada antes da polêmica de racismo com um político mexicano.
Ronaldinho Gaúcho dá carona ao GloboEsporte.com e explica escolha pelo futebol mexicano (Foto: Felipe Schimit)


Confira a entrevista com Ronaldinho na íntegra:

GloboEsporte.com: Como foi a chegada ao México? Gostou da recepção? Te surpreendeu em algum sentido?

 Ronaldinho: Foi muito legal. Muito emocionante. Surpreendeu. Antes mesmo de jogar receber o carinho de toda a cidade... Em todo lugar que passo está todo mundo incentivando, muito feliz. Pelo que vi do time, dá para se classificar. O objetivo do clube é este. Espero poder ajudar.

Por que o México? Por que o Querétaro?

O México faz parte da minha família há muito tempo. Meu irmão morou no México, jogou aqui. Minha família toda gosta do México. Meu irmão com o grupo, com o dono do clube, com o presidente. Tive a possibilidade de falar com eles, gostei do projeto que eles têm. Achei muito legal, por isso decidi vir para cá.

Você sempre fala que tem um carinho enorme pelo México. Como começou isso? Como é sua relação com o México?
Ads by s(?)Hide ads
Ronaldinho Gaucho, Queretaro X Puebla (Foto: Agência EFE)Ronaldinho não jogou, mas foi ovacionado pela torcida do Querétaro na sexta-feira (Foto: EFE)
Vem de muito tempo, desde a Copa das Confederações de 1999. Foi muito legal. Infelizmente não fomos campeões, mas para mim foi muito legal. Eu estava começando na seleção brasileira. A partir dali, sempre recebi muitos e-mails, cartas, e não parou até hoje. Poder viver um pouco aqui, jogando com outros mexicanos, vendo a cultura deles... Isso tudo me trouxe para cá.

O que você mais gosta da cultura deles?

É um povo muito alegre, lembra muito o povo brasileiro. O brasileiro que vem para cá é sempre muito bem tratado. Eles têm uma forma de viver muito parecida com a gente.

Você sabia que há uma colônia brasileira aqui em Querétaro? Há uns 100 brasileiros que vivem na cidade...

Não sabia. Saí outro dia para almoçar, encontrei alguns brasileiros, mas não sabia que tinha um grupo grande aqui.

Eles se reúnem, fazem feijoada, samba. Falaram que estão de portas abertas se você quiser ir lá um dia...

Legal. Se tiver esta possibilidade vai ser legal encontrar com outros brasileiros. É bom saber.

Facilita a adaptação para você? Ou já está acostumado?

Mesmo tendo morado em outros países, agora começa uma nova etapa. Cidade nova, fazer novos amigos... É sempre bom conhecer gente diferente.

Você já conheceu os jogadores brasileiros. Como foi o primeiro contato com eles?

Foi muito legal. Cheguei antes do jogo deles, tive a oportunidade de conhecê-los rapidamente. Todos me receberam muito bem. Tive a oportunidade de falar com o treinador, é um cara que jogou futebol, pelo que a gente conversou e vi do time é um cara que joga no estilo que eu gosto. Acho que tem tudo para dar certo.
Apesar da fama, Ronaldinho tem tido dias tranquilos no hotel em Querétaro (Foto: Felipe Schimit)


O ataque do time é todo de brasileiros. Alguém vai ter que sair para você entrar...

Aí já é com o treinador (risos). Eu acredito que todo mundo que está aqui está com o mesmo espírito, mesma cabeça de fazer um grupo forte para poder brigar com título. O treinador vai dar um jeitinho de botar quem está melhor no momento.

E a apresentação no meio do campo, com a galera gritando? Você passou por apresentações assim em outros times, mas esta foi especial?

Toda apresentação é especial, tive a felicidade de ser bem recebido na maioria dos clubes em que passei. Cada uma tem uma emoção diferente. Esta marca bastante porque é um lugar para o qual eu gostaria de vir.
Ads by s(?)Hide ads
Ronaldinho Gaúcho Exame Querétaro (Foto: Reprodução/ Twitter)Craque se prepara para estrear na próxima quarta pelo Querétaro (Foto: Reprodução/ Twitter)
Qual foi a diferença desta vez?

Por ser tão distante do meu país, antes de jogar... Cria uma expectativa e dá uma motivação muito grande para mim.

Você foi questionado por Querétaro ser uma cidade muito tranquila e disse que vai viver da mesma forma. Que forma é esta de viver?

Ter os meus amigos próximos, minha família próxima. Fazendo as coisas que sempre fiz, comendo a mesma comida, dormindo do mesmo jeito, vivendo minha vida exatamente como sempre vivi.

Você tem dois anos de contrato aqui. Pensa em voltar a jogar no Brasil?

Agora a cabeça está só voltada para este momento. Estou concentrado só aqui, para viver bem este momento. Depois, o futuro a gente decide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário