terça-feira, 23 de setembro de 2014

Jon Jones e Cormier são multados por briga; campeão perde patrocínio

Jones, que deixou de ser patrocinado pela Nike, terá de pagar US$ 50 mil e prestar 40 horas de serviço comunitário. Multa do desafiante é mais branda

Por Las Vegas, EUA
A briga entre Jon Jones e Daniel Cormier ocorrida em agosto foi pauta nesta terça-feira durante a reunião mensal da Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC, sigla em inglês). Na ocasião, os dois trocaram empurrões e socos após se encararem num "media day" do UFC no lobby do MGM Hotel e Cassino, em Las Vegas (EUA). Em meio a seu depoimento na audiência disciplinar, o campeão meio-pesado (até 93kg) revelou que perdeu um contrato de patrocínio por conta da confusão:
- Achei que eu receberia uma multa hoje, mas não sei exatamente como as coisas funcionam. Eu perdi um contrato com a Nike por conta dessa briga e quero fazer o que tiver que fazer para assumir responsabilidade. Estou aqui para explicar o que houve.
Jon Jones na reunião da NSAC (Foto: Evelyn Rodrigues)Jon Jones na reunião da NSAC (Foto: Evelyn Rodrigues)
Ao fim do julgamento de Jones, que falou primeiro, a comissão anunciou a punição ao lutador. Ele terá de pagar US$ 50 mil (cerca de R$ 120 mil), além de prestar 40 horas de serviço comunitário. Cormier, o segundo a depor, foi multado em US$ 9 mil (cerca de R$ 20 mil) e terá de prestar 20 horas de serviço comunitário. A punição foi mais branda do que a recebida por Jones porque a NSAC entendeu que ele tinha que pegar uma pena proporcional ao seu salário. E é fato que a bolsa do campeão será bem maior do que a do desafiante no dia 3 de janeiro, data marcada para eles se enfrentarem, desta vez dentro do octógono.
A audiência
Jones, que mostrou abatimento, já começou a audiência se desculpando pelo ocorrido:
- Eu só quero pedir desculpas a vocês, ao MGM, aos meus chefes no UFC e aos meus fãs e aos fãs do Daniel. De todos os esportes que eu represento, muay thai, jiu jitsu, wrestling, e como campeão do UFC, sei que foi algo horrível. Foi um momento muito acalorado. Eu nunca fiz nada parecido, nunca tive nenhum momento parecido nos meus sete anos de carreira. Momentos como esse são vergonhosos e sei que tenho que enfrentar as consequências, e eu as aceito.
O vice-procurador geral, Christopher Eccles, explicou o motivo de Jones estar na audiência:
- Há regras. Eles precisam resolver as diferenças dentro do octógono. Quando você tem uma briga em um lobby do hotel em Vegas, é uma atitude completamente antidesportiva. Esses lutadores poderiam se machucar, poderiam ter machucado mais alguém.
O advogado de Jones, então, explicou que o lutador não estava contestando as alegações, e o vídeo da briga foi mostrado em um monitor instalado no local para que os presentes pudessem relembrar como tudo aconteceu. Questionado se já tinha feito algo do tipo antes, Jones negou:
- Não. Eu já fiz muitas encaradas com grandes lutadores. Já encostei a cabeça no adversário, mas nunca fiz nada como isso. Eu nunca fui agarrado como dessa vez. E eu acho que naquele momento não pensei. Não planejei aquilo. Eu o vi subindo no palco e pensei que seria algo intenso. Quando nós andamos para a encarada, tudo mudou. Ele me tocou e reagi de uma foram terrível. Se você quiser assistir ao vídeo de novo, nós andamos um na direção do outro, e sou mais alto que ele. “DC" não para de andar para frente, nem eu, e eu me responsabilizo e não quero que pareça que estou culpando apenas ele.
A Comissão pediu para que Jones explicasse o que passou pela sua cabeça naquele momento:
- A preparação para uma luta tem muito trabalho mental muito forte. Nós dois nunca perdemos na nossa carreira, somos competidores tops, e, quando alguém toca a sua garganta dessa forma, eu senti que eu devia mostrar a ele que eu sou o campeão. Se não respondesse, eu lhe daria confiança. A minha retaliação foi não deixar que ele fizesse isso, foi mostrar que ele não poderia fazer algo assim. Eu pensei:  “Eu não vou andar para trás ou mostrar qualquer tipo de medo. Eu sei que os fãs estão assistindo e eu sei o que vou ver nas redes sociais e em todos os lugares”.
Perguntado sobre como será a encarada da pesagem, Jon Jones admitiu que será uma momento difícil e que terá de manter uma distância segura, mas garantiu que aquela atitude nunca mais irá se repetir.
Cormier, audiência NSAC (Foto: Evelyn Rodrigues)Daniel Cormier também é punido pela comissão (Foto: Evelyn Rodrigues)
Daniel Cormier, por sua vez, afirmou que também saiu no prejuízo após a briga:
- Não perdi um contrato com a Nike, porque não tinha um. Mas eu tenho um programa de wrestling em San Jose e perdi alunos. Tinha 35 alunos, perdi uns 10. Não é algo substancial para vocês, mas é para mim. Comecei esse trabalho há três anos com apenas dois alunos, e é algo muito importante para mim, é para onde eu posso voltar.
O desafiante se disse arrependido por ter colocado as mãos no pescoço de Jon Jones e garantiu, assim como o campeão, que não faria aquilo novamente:
- Naquele dia, quando o Jones colocou a cabeça em mim, senti que tinha que me defender. Eu tenho um filho e, se ele passasse por uma situação parecida, eu diria a ele para se defender também. Eu não gostaria que meu filho passasse pelo que passei. Hoje não quero que isso seja a última impressão que as pessoas tenham de mim. Não sou Jon Jones, não tenho a carreira que ele teve. Ele me trouxe aqui, essa pode ser a minha chance de brilhar. Hoje acho que eu manteria a minha distância e não faria aquilo novamente. Mesmo na encarada, sei que não posso colocar as minhas mãos no meu adversário fora do cage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário