terça-feira, 2 de setembro de 2014

Vice-presidente do Grêmio faz críticas a Aranha: "Uma grande encenação"

Adalberto Preis se manifestou por meio de seu Twitter pessoal nesta terça-feira

Por Porto Alegre
torcedora gremio racismo aranha (Foto:  Roberto Vinicius/ELEVEN/Agência Estado)Aranha reclama de injúrias raciais durante jogo
(Foto: Roberto Vinicius/ELEVEN/Agência Estado)
O vice-presidente do Grêmio Adalberto Preis se manifestou nesta terça-feira em sua conta oficial no Twitter sobre as injúrias raciais proferidas por torcedores contra o goleiro Aranha, do Santos, na Arena, na última quinta. As suas declarações geraram polêmicas ao se destinarem ao camisa 1 santista.

Segundo o dirigente, Aranha "encenou" para retardar a partida, que os paulistas venceriam por 2 a 0, pela ida das oitavas da Copa do Brasil. Em adendo na súmula, o árbitro Wilton Pereira Sampaio disse que não viu as ofensas, mas as relatou por meio de aviso de jogadores. Esse ato serviu como argumento para Preis.
- Sabem por que o árbitro não ouviu nem presenciou? Porque não houve. Foi tudo uma grande encenação do goleiro para fazer cera - escreveu.
Adalberto Preis é um dos vice-presidentes que integram o Conselho de administração da gestão de Fábio Koff. Preis, inclusive, chegou a ocupar interinamente a presidência, na ausência do presidente. Mais tarde, voltou a postar mensagens, tentando esclarecer a declaração.
- Estou em completa sintonia que a postura do Grêmio contra o racismo, teórica e prática. Não neguei a ocorrência de atos isolados, individuais que poderiam (ão) ser caracterizados como injúria racial. E como tal reprováveis. Mencionei matéria de ZH (jornal Zero Hora), na qual consta que o árbitro não viu nem ouvi atos racistas. Me senti autorizado a concluir que Aranha também não - defendeu-se.
O Grêmio será julgado nesta quarta no STJD e pode ser excluído da Copa do Brasil.
adalberto preis grêmio twitter aranha (Foto: Reprodução/Twitter)Vice-presidente do Grêmio questionou ofensas a Aranha (Foto: Reprodução/Twitter)



Entenda o caso
O incidente no jogo entre Grêmio e Santos, na Arena do Grêmio, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo.
torcedora gremio racismo aranha (Foto: Reprodução)Torcedora foi flagrada gritando "macaco" na torcida do Grêmio (Foto: Reprodução)
A jovem mostrada pelas imagens do canal ESPN foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Patrícia Moreira era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. As imagens da torcedora ofendendo o goleiro santista começaram a circular pelas redes sociais logo após a partida. Aranha registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia na sexta.
Diante da repercussão, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Pedras foram jogadas em direção a sua casa na noite de sexta-feira. O GloboEsporte.com visitou a região na tarde de sábado e ouviu os vizinhos. Amigos negros da menina de 23 anos garantem que ela não é racista.
As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram mais um desdobramento. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou o pedido da Procuradoria de Justiça Desportiva e suspendeu o jogo de volta entre as duas equipes, na próxima quarta-feira (3), até que o caso seja julgado. No primeiro duelo das oitavas da Copa do Brasil, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0.

O Grêmio responderá por ato de discriminação racial por parte de torcedores, além do arremesso de papel higiênico no gramado e atraso. O clube corre risco de exclusão na Copa do Brasil e multa de até R$ 200 mil. A denúncia se apoia no artigo 243-G (discriminação racial) e no 213 (arremesso de objeto em campo), ambos do CBJD. O clube responde ainda ao artigo 191 por descumprir o regulamento e entrar em campo três minutos após o horário previsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário