terça-feira, 14 de outubro de 2014

Pacotão da F-1: Mercedes se consagra e pilotos fazem homenagem a Bianchi

Em meio a clima de comoção por acidente de Bianchi, pilotos disputam o primeiro GP da Rússia na história da F-1. Com dobradinha, Mercedes se sagra campeã antecipada

Por Sochi, Rússia
Uma etapa tranquila, sem grandes problemas. Isso era tudo o que a Fórmula 1 queria após o dramático GP do Japão, que foi marcado pelo mau tempo provocado pela chegada de um tufão e pelo gravíssimo acidente ocorrido com o francês Jules Bianchi, da Marussia. No primeiro GP da história realizado na Rússia, em meio a um forte clima de comoção e tristeza, os pilotos fizeram questão de lembrar o tempo todo do colega, que permanece internado em estado grave no Hospital Geral de Mie, próximo ao circuito de Suzuka. Veja a seguir os principais fatos que marcaram a estreia de Sochi no calendário da principal categoria do automobilismo mundial:
todos com jules
Capacete de Nico Rosberg mostra mensagem de apoio à recuperação de Bianchi (Foto: Reprodução/Twitter)Mensagem "Todos com Jules" no capacete de Nico Rosberg (Reprodução / Twitter)
Apesar da festa pela estreia da Rússia no calendário da F-1, o clima de tristeza pelo estado de saúde de Bianchi deu o tom do fim de semana. Além de demonstrações de apoio de pilotos e equipes, que dedicaram mensagens ao francês em carros e capacetes, a etapa teve um minuto de silêncio e uma oração coletiva antes da largada do domingo. Abalado, Lewis Hamilton dedicou sua vitória ao colega de 25 anos. A Marussia correu apenas com o carro de Max Chilton, mas deixou o de Bianchi montado nos boxes, como forma de homenagem.
Homenagem a Jules Bianchi (Foto: AFP)Antes da largada, pilotos se reúnem e fazem oração por Jules Bianchi (Foto: AFP)




momento-chave
Mais uma vez, a afobação de Nico Rosberg para desbancar Lewis Hamilton comprometeu a corrida do alemão. Logo após a largada, na segunda curva, Nico fritou os pneus para fazer a ultrapassagem sobre o companheiro. Mas o piloto acabou não conseguindo fazer a curva corretamente e passou reto na área de escape. Para piorar, ele comprometeu os pneus e precisou fazer uma parada precoce. Voltou entre os últimos e fez uma bela corrida de recuperação, mas chegou em 2º, atrás do inglês.
Nico Rosberg retardou freada e acabou fritando pneus ao tentar passar Lewis Hamilton no GP da Rússia (Foto: AFP)Nico Rosberg retardou freada e acabou fritando pneus ao tentar passar Lewis Hamilton no GP da Rússia (Foto: AFP)

todo poderoso
A presença de governantes e autoridades não é novidade nas corridas de Fórmula 1. Mesmo assim, Lewis Hamilton, que já foi até mesmo condecorado pela Rainha da Inglaterra por suas conquistas nas pistas, se mostrou surpreso por receber o troféu de vencedor do GP da Rússia das mãos do presidente Vladimir Putin. O piloto da Mercedes, que abriu 17 pontos de vantagem sobre o companheiro Nico Rosberg na liderança do campeonato, classificou a experiência como "surreal", e não poupou elogios ao entusiasmo dos torcedores russos com a chegada da F-1 ao país.
Vladmir Putin parabeniza Lewis Hamilton pela vitória no GP da Rússia (Foto: Reuters)Vladmir Putin parabeniza Lewis Hamilton pela vitória no GP da Rússia (Foto: Reuters)




maré de azar
O fim de semana não foi dos melhores para Felipe Massa. No sábado, o brasileiro teve um problema no motor e foi eliminado ainda no Q1 do classificatório. No domingo, após largar em 18º, o piloto da Williams fez uma arriscada estratégia, fazendo um pit stop logo no começo da prova para colocar pneus macios. O brasileiro começou uma escalada para recuperar posições, mas ficou muito tempo preso atrás de Sergio Pérez, da Force India, e chegou apenas em 11º, fora da zona de pontuação.
homem de gelo
Enquanto o companheiro enfrentava dificuldades, Valtteri Bottas confirmou o bom momento da Williams ao ficar no encalço do líder Hamilton durante boa parte da corrida. No dia anterior, o finlandês já havia surpreendido ao ameaçar a pole da Mercedes. Bottas não conseguiu segurar Rosberg, que vinha voando baixo para compensar o problema da largada, mas cruzou em terceiro e conquistou seu quinto pódio nesta temporada, pulando de 6º para 4º no Mundial de Pilotos.
flechas de ouro
A consagração definitiva da Mercedes após o retorno à Fórmula 1, em 2010, aconteceu em Sochi, três etapas antes do fim da temporada. As Flechas de Prata, que conquistaram resultados apenas discretos nos primeiros anos, quando tinham uma dupla formada por Michael Schumacher e Nico Rosberg, começaram a se destacar no campeonato passado e estabeleceram um domínio incontestável a partir deste, com a nova era de motores turbo da categoria. Além de não poder mais ser alcançada pelas outras equipes, a escuderia alemã deve conquistar o título do Mundial de Pilotos - a disputa, acirradíssima, está concentrada entre Lewis Hamilton, reforço contratado no ano passado, e Rosberg.
Nico Rosberg, Lewis Hamilton e equipe Mercedes comemoram título do Mundial de Construtores (Foto: Getty Images)Nico Rosberg, Lewis Hamilton e equipe Mercedes comemoram título do Mundial de Construtores (Foto: Getty Images)

From Russia with Love

Grid Girls, F1 (Foto: AP)As belas grid girls russas fizeram a alegria de pilotos e espectadores em Sochi (Foto: AP)
Famosas em todo mundo pela beleza, as mulheres russas foram uma atração à parte em Sochi. As belas grid girls que desfilavam pelo novíssimo autódromo da cidade encantaram pilotos e espectadores pela simpatia e o visual, inspirado nas cores da bandeira da Rússia. Além da receptividade calorosa, a organização do primeiro GP da F-1 no maior país do planeta surpreendeu pela estrutura disponibilizada aos torcedores e o belo circuito construído em meio ao parque olímpico que sediou os Jogos de Inverno, no início deste ano.
GP da Rússia Sochi 2014 classificatório (Foto: Getty Images)Circuito de Sochi surpreendeu pela beleza e ganhou elogios de torcedores e pilotos (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário