sábado, 17 de janeiro de 2015

Com direito a “selfies”, Tardelli se despede do Galo, mas promete volta

Jogador relembra passagem vitoriosa pelo alvinegro e elege gol frente ao arquirrival como momento mais especial entre todos

Por Belo Horizonte
Despedida Diego Tardelli, Atlético-MG (Foto: Léo Simonini)Atacante Diego Tardelli faz "selfie" com amigos na despedida do Atlético-MG (Foto: Léo Simonini)
Se já era oficial, agora se tornou definitivo. Depois de posar com a camisa do Shandong Luneng, da China, Tardelli chegou à Cidade do Galo no início da noite deste sábado, acompanhou parte do treinamento dos companheiros e em seguida se despediu dos jogadores no campo quatro do CT de Vespasiano. Com direito a “selfies” com os companheiros, o jogador mostrou alegria pelo acerto com o futebol do oriente, mas em certos momentos não escondeu a tristeza por deixar o clube por quem se declara torcedor desde 2009.
Logo em seguida, Diego Tardelli concedeu sua última entrevista coletiva no centro de treinamentos, falou sobre a nova experiência na China, comentou sobre a passagem vitoriosa pelo Galo e elegeu o momento mais importante nesses 219 jogos: obviamente, o gol frente ao arquirrival Cruzeiro (confira no vídeo abaixo), que garantiu o título inédito da Copa do Brasil no final do ano passado.  
- O gol contra o Cruzeiro na final da Copa do Brasil. A ficha não vai cair nunca porque a torcida me pedia esse título. Conquistamos em cima deles, veio num momento especial da minha carreira, o último gol que fiz foi contra o Cruzeiro, por isso é especial e vai ser lembrando para o resto da minha vida por mim e pelos atleticanos.  

Com gosto tão especial por marcar frente ao Cruzeiro, Tardelli garantiu que se retornar ao Brasil para jogar, o destino não será outro, que não a Cidade do Galo.  
- Pretendo voltar para o Atlético, não me vejo voltar para o Brasil jogando em outro clube que não seja o Atlético, isso é certo. E se eu voltar para o Brasil o Atlético será minha primeira opção. Pretendo encerrar minha carreira aqui, tenho tempo de pensar isso, mas penso sim. E olha, nem saí ainda e já penso em voltar para o Atlético.  
Despedida Diego Tardelli, Atlético-MG (Foto: Léo Simonini)Diego Tardelli esteve na Cidade do Galo para se despedir dos amigos e funcionários do Atlético-MG (Foto: Léo Simonini)

Além de eleger o gol contra o rival como o momento mais especial e vislumbrar o retorno, Tardelli falou sobre os desafios que terá pela frente do outro lado do mundo.  
- Adaptação, nova cultura, um país totalmente diferente do que estamos acostumados, talvez esse seja o desafio. Futebol é igual em todos os lugares, o problema será a adaptação com a família, as crianças, a língua que ninguém entende, mas vou procurar me adaptar. Tenho experiência de sobra e estou preparado para o desafio. Será minha quarta saída para fora e tive uma maturidade grande. Estou bem preparado para isso e espero que minha família também esteja.
Confira outros trechos da última entrevista de Diego Tardelli na Cidade do Galo:  
Despedida dos companheiros  
- Os últimos momentos são complicados porque a convivência com todos foi coisa de irmão, família mesmo, e aproveitei esse tempinho para bater um papo, ouvir as últimas piadas do Pierre, porque acredito que não vai ter isso na China. Mas, por outro lado, fico feliz de poder ter esse novo contrato com o Shandong, mais uma etapa na minha vida, e saio feliz, de cabeça erguida, com dever cumprido. E é aquilo que falei na mensagem (numa rede social), sempre dei meu melhor, assumi as responsabilidades e pensei no Atlético. E hoje tenho direito de pensar um pouco em mim e na minha família, por isso vim me despedir de todos os amigos, por isso tinha que passar aqui hoje.  
Grandes momentos pelo clube  
- Acho que o que mais marcou foram os títulos, principalmente da Libertadores e Copa do Brasil, pela trajetória, pelo jeito que foi, por ser inédito e por ser em cima do nosso maior rival, com um sabor totalmente especial. E quando vim para cá em 2013, falei que viria para ganhar títulos, já que faltavam para mim os mais importantes, como a Libertadores, o Brasileiro e a Copa do Brasil. Não veio o Brasileiro, mas os outros dois vieram de maneira totalmente diferente, e tinha que ganhar para entrar para história do clube. Eu já era ídolo sem ganhar nada, por isso fiz esse esforço para vir em 2013 e fui coroado com os títulos mais importantes da história do Atlético.  
Diego Tardelli, Cruzeiro X Atlético-mg (Foto: Gustavo Andrade)Tardelli considera gol na final da Copa do Brasil como mais marcante (Foto: Gustavo Andrade)
Contrato na China e papo com Nepomuceno  
- Contrato de quatro anos. E a conversa foi entre eu e ele (Daniel Nepomuceno, presidente do Atlético-MG). Não posso falar, mas é uma pessoa super do bem. Foi difícil, um cara simples e gente boa que chegou com uma responsabilidade de me vender. Conversei abertamente com ele, falei alguns desejos que tinha, nada demais.  
Torcida, mesmo de longe  
- Como sempre foi, nas duas saídas, sempre tive contato com o torcedor. Sempre demonstrei minha torcida e carinho pelo clube, torcida e jogadores, e agora não vai ser diferente. Talvez não tenha um canal brasileiro por lá, mas vou dar um jeito de acompanhar e sempre torcer por eles aqui.  
Missão cumprida nas duas passagens?  
- Com certeza, fico orgulhoso, quando cheguei, acho que o Domênico (assessor de comunicação) foi a primeira pessoa que tive contato. Ele falou que se fizesse uma média de tantos gols ia ser ídolo e referência no Atlético, e graças a Deus tudo que almejei consegui. Títulos, prêmios individuais, ser idolatrado por uma nação enorme, isso é o bom do futebol. Saio de cabeça erguida e com o dever cumprido. Acho que entrei para a história do clube sim, nas ruas sinto carinho dos torcedores.  
Por que o Atlético é tão especial?  
- Por tudo que se criou, pelo que ocorreu comigo, a relação com a torcida e o clube. Por isso é especial, o que a torcida fez por mim, por isso acredito que não terei esse carinho em lugar nenhum do mundo.  
Evolução do futebol chinês e busca por brasileiros  
- Não conversei sobre esse assunto, mas é um país que está investindo no futebol, não é país que muitos vão, mas é um país que está se abrindo. Há grandes nomes na China, e acredito que em dois ou três anos o futebol chinês será uma potência. Estou nesse novo desafio e espero abrir portas para mais brasileiros irem, fui com Seleção e nos amistosos com Atlético, e talvez por isso tenha pensado com carinho em ir para a China.  
Seleção Brasileira  
- Espero poder ser convocado, vou trabalhar para isso, para jogar em alto nível como em 2013 e 2014 e manter o que venho fazendo. Deixei uma ótima impressão na Seleção, estou confiante numa próxima convocação e tenho que fazer o que venho fazendo. Tenho que me adaptar, fazer gols e jogar bem.  
Recado para a torcida  
- Deixo um abraço a todos os torcedores e funcionários do clube, que são tão importantes quanto os jogadores. Desejei sorte e sucesso esse ano e estou na torcida como sempre. Espero que eles estejam comigo de longe, torcendo e mandando mensagens porque vai ser um meio importante de bater papo. Estou agarrado com eles como sempre.
Tardelli, Superclassico, Brasil x Argentina (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)Destaque na nova seleção brasileira, Diego Tardelli espera por novas convocações (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário