sábado, 9 de maio de 2015

Dunga enaltece desafio em busca do ouro e quer Neymar: "É diferenciado"

Confirmado no comando do time olímpico, técnico da Seleção principal diz que irá conversar com o Barcelona sobre a participação do craque brasileiro

Por Porto Alegre
 A sexta-feira foi de novidades na Confederação Brasileira de Futebol. Alexandre Gallo deixou o comando das seleções brasileiras sub-20 e sub-23. A CBF ainda comunicou que Dunga será o comandante da equipe olímpica em busca do ouro em 2016. Em entrevista ao "Jornal Nacional", o treinador comentou a nova responsabilidade, até mesmo pelo país estar jogando em casa no próximo ano.

- É um grande desafio para o Brasil, para mim nesse momento. Na terça conversamos com o presidente e com o Gilmar. Eles colocaram a situação para mim, as medidas que estavam sendo tomadas. Para mim foi uma surpresa, mas ao mesmo tempo um grande desafio para nós da seleção brasileira, nós da CBF. As Olimpíadas são na nossa casa e vamos trabalhar - afirmou Dunga. 

Uma peça é considerada importante por Dunga para a formação do time olímpico: Neymar. O treinador diz que quer contar com os melhores, e o camisa 11 do Barcelona agregaria muito ao grupo tanto em qualidade como em experiência.  Mas ele prevê uma negociação com o clube catalão para convocar o craque culé.
- É um aspecto que nós temos que conversar com o clube. A princípio, depois que a gente escolher os jogadores. E o Neymar se encaixa em qualquer seleção sem nenhum problema. Pela versatilidade, pela competitividade, pelo fato dele gostar de desafios e estar em um momento importante da carreira - disse o comandante da Seleção, que poderá levar aos Jogos Olímpicos três atletas acima dos 23 anos - Neymar se encaixaria nessa lista.
Confira abaixo a íntegra da entrevista com Dunga:

SELEÇÕES INTEGRADAS

- A ideia desde que cheguei na seleção brasileira, conversando com os dirigentes da CBF...era que nós teríamos uma troca de informações partindo da seleção principal para as demais. E é o que tenho feito lá na seleção principal com os integrantes da comissão técnica, com dirigentes da Seleção para que isso seja o mais claro possível.
Dunga convocação seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Dunga quer contar com Neymar na Olimpíada (Foto: Mowa Press)
ACÚMULO DE FUNÇÕES

- A gente começou a trabalhar em cima disso com o Gilmar já. Essa forma de se trabalhar. A princípio, principalmente em jogos amistosos, vamos ter mais jogadores da seleção olímpica para ir mesclando o mais rápido possível. Acho que é um bom caminho porque diferentemente da outra Olimpíada, nós temos muitos jogadores atuando em seus times titulares e isso vai ajudar muito, essa mescla com a seleção principal.
 
EXPERIÊNCIAS DE LUXEMBURGO E MANO

- É sempre difícil. Mais importante é montar esse planejamento, que tenha essa ligação mais perto com a seleção sub-23. Trocar informações com os clubes o que estamos fazendo faz tempo. É um desafio, quebra-cabeça tem que montar bem.

BAGAGEM DE SELEÇÃO OLÍMPICA

- Desde os 14 anos estou dentro da seleção brasileira, sei um pouco como funciona. A responsabilidade, a cobrança, a tão desejada medalha olímpica. A gente tem que se preparar. A gente sabe como funciona, o tempo que as coisas têm que acontecer, a forma que tem que se fazer. E agora com essa nova gestão isso vai ajudar bastante.

PORQUE O OURO AINDA NÃO VEIO?

- Acho que o fator principal é que todos os jogadores da seleção olímpica não eram titulares em suas equipes. Não tinham o nível de competição dos demais. O Brasil levou o sub-20. Jogavam profissionais. Na época do Inter foram decididos 20 dias antes. 
 
- Nas Olimpíadas que eu fui a gente montou um time em 10/15 dias (Dunga esteve na equipe do Internacional que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 1984). Agora tem um planejamento. E repito: os jogadores que estão credenciados para a seleção olímpica são titulares em suas equipes. Chegam mais preparados em nível de competição. 

ROGÉRIO MICALLE

- Ele vai começar a trabalhar na sub-20, sub-17. Vamos ter integração. Vai passar relatórios, vamos estar mais perto. Para ver talento dos jogadores, competitividade. As informações dele serão muito valiosas para nós.

JOGADORES ACIMA 23 ANOS

- É uma condição que temos que aproveitar, jogadores com mais experiência principalmente aqueles que estão dentro do grupo principal da seleção brasileira que podem ajudar e muito os jovens. A posição vai depender agora nos próximos meses das nossas análises, em que lugar nós vamos colocar esses jogadores.

NEYMAR

- É um aspecto que nós temos que conversar com o clube. A princípio, depois que a gente escolher os jogadores. E o Neymar se encaixa em qualquer seleção sem nenhum problema. Pela versatilidade, pela competitividade, pelo fato dele gostar de desafios e estar em um momento importante da carreira.

OLIMPÍADA SEM NEYMAR?

- É... a gente gostaria de contar com os melhores, sem dúvida. Ele é diferenciado e pode agregar muito. Apesar da pouca idade, tem influência boa com os mais jovens, não só da influência da personalidade como também da forma de jogar que é do futebol brasileiro.

JOGAR EM CASA

- A cobrança vai ser sempre, independente do local. Jogando em casa tem que trazer o torcedores, transmitir confiança. Ele vai nos dar o apoio. Então vai depender muito da nossa performance, do torcedor estar do nosso lado, do que nós queremos que o torcedor esteja do nosso lado.  Primeiro nós temos que fazer nossa parte. 

DESAFIO

- Não tem "o desafio". O primeiro é o que está na nossa frente, cada jogo tem que viver como final de Copa do Mundo. Lógico que estamos buscando a classificação para a Copa do Mundo ali na frente, mas surgiu esse desafio mais recente para as Olimpíadas e nós temos que estar preparados para trabalhar. Alegre, feliz, contente, sei da cobrança. O desafio é pelas críticas que vamos receber. Mais importante é que estamos focados naquilo que a gente quer realizar. E colocar em prática o que a gente vai estar definindo no papel. 
 
FAZER HISTÓRIA


- A gente brinca com o Gilmar. Se fosse fácil, a gente não estaria lá. A gente está lá porque é difícil. Não só eu e o Gilmar. Os jogadores têm que entender isso, eles estão ali porque são diferentes. Não melhor ou pior, diferente! Tem que aproveitar o momento. Ele passa rápido. Fazer o melhor possível focado e não perder a oportunidade. 

 TEMPO LIVRE

- O tempo vai ser curto. Mas tempo com a família e lazer vou ter muito ainda. São quatro anos pela frente até a Copa do Mundo, vai passar pelas Olimpíadas, vai ter muito tempo para curtir a vida ainda.

 SONHO

- Está faltando o ouro, né? Que todos nós desejamos. O Brasil já foi 5 vezes campeão do mundo no futebol. Tem essa coisa de conquistar esse ouro. Acho que vai sair no momento oportuno. Vamos ter que trabalhar. Saber das dificuldades. Montar uma equipe forte. 
MOTIVAÇÃO
- Eu sou apaixonado pelo futebol desde criança como todo brasileiro. Tive a oportunidade de jogar na seleção brasileira, ser campeão em vários clubes, jogar em vários países. É o que eu sei fazer melhor. Dentro do futebol. E, por mais dificuldades que se tenha, é um prazer. E cada vez que consegue um objetivo, já começa a traçar um novo.
 - Quanto mais as pessoas dizem que não vai dar certo, a gente tem que mostrar que vai dar certo. O futebol, para os mais jovens, é um exemplo. Tem que passar exemplos bons. De vitória, humildade, trabalho, determinação. É como a vida. Nem sempre a gente vai ganhar, mas não tem que desistir.
 MAIS PREPARADO?
- Digo sempre que tem que estar preparado, não tem hora. Quando chega, você tem que estar...
 - O bom professor não é aquele que sabe muito. O bom professor é aquele que os alunos vão captar, entender o que ele quer transmitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário