sábado, 9 de maio de 2015

Rivalidade entre Medina e Mineirinho instiga os pilares do Brazilian Storm

Atual campeão mundial e líder do ranking desta temporada apimentam duelo brasileiro mais importante no surfe. Adriano goleia Gabriel no confronto direto: 6 a 0

Por Rio de Janeiro
Gabriel Medina Adriano de Souza surfe arquivo (Foto: Reprodução/Instagram)Gabriel Medina e Adriano de Souza são amigos e rivais (Foto: Reprodução/Instagram)
Os sete brasileiros que integram a elite do surfe mundial são unidos e costumam sempre andar juntos. Mas isso não impede que dentro do "Brazilian Storm" exista uma das maiores rivalidades da atualidade nos mares. E não se trata de uma disputa por posições intermediárias ou pela rabeira da tabela. Ela envolve os dois surfistas brasileiros mais respeitados no planeta: o atual campeão mundial, Gabriel Medina, e o líder do ranking desta temporada, Adriano de Souza. Nas seis baterias entre os dois na história do Circuito Mundial, Mineirinho, de 28 anos, venceu todas, colocando fogo na disputa com o jovem, sete anos mais novo. Resta esperar agora para ver se o Rio Pro, na Barra da Tijuca, vai ser palco do aumento da lavada do mais velho ou da primeira vitória do mais popular surfista do país. A quarta etapa de 2015 vai ter aberta nesta segunda-feira a sua janela para realização do campeonato nas ondas do Postinho.
 - A rivalidade com o Medina fica dentro da água. Não gosto muito de estatísticas, ele e o Kelly Slater são sempre muito difíceis de enfrentar. Mas cada prova é uma história, cada bateria é uma guerra, então o que foi no passado acabou. A relação entre eu, o Gabriel e os outros cinco que representam o Brasil é a melhor possível. A gente se une, tem uma afinidade boa um com o outro, ninguém é inimigo ali dentro. Mas estamos brigando pelo mesmo espaço, pelo mesmo lugar, o de campeão - comentou Adriano, que já foi vencedor da etapa brasileira em 2011, também no Rio.
Apenas o 16º colocado do ranking após três etapas neste ano, Gabriel também faz questão de valorizar a sua relação com Mineirinho, com que ele divide o posto de brasileiro com mais vitórias em etapas do Circuito Mundial – cinco para cada. Entretanto, ele foi mais direto em relação ao que ele espera no próximo encontro entre os dois.
- Eu odeio perder. É sempre bom ganhar bateria e, contra o Mineiro, com certeza quero ganhar. Ele ganhou várias de mim. Mas não é uma coisa que eu estou pensando como objetivo. Se tiver que acontecer, vai acontecer. Se eu encontrá-lo na bateria da próxima vez, vou dar o meu melhor - disse Medina, que vai encarar o catarinense Alejo Muniz e o havaiano Freedy Patacchia, na primeira fase do Rio Pro.
Adriano de Souza Mineirinho Margaret River mundial de surfe final  (Foto: WSL)Campeão em Margaret River (AUS), Mineirinho vai encarar o aussie Kai Otton e um convidado na estreia no Rio de Janeiro
(Foto: WSL)
A rivalidade entre os dois não se dá apenas pelo retrospecto do confronto direto. Ao conquistar o primeiro título mundial de um brasileiro no ano passado, Gabriel conseguiu algo que Mineirinho buscou durante nove temporadas consecutivas. Nascido no Guarujá, no Litoral Sul de São Paulo, ele chegou a encerrar três temporadas no top 5 do ranking (2009, 2011 e 2012), mas nunca chegou a brigar, de fato, pelo caneco.
- Não mexeu comigo o fato de eu não ter sido o primeiro brasileiro campeão mundial. Eu fico feliz pelo Gabriel ter conquistado. Infelizmente, não conquistei no ano passado, mas eu estou sempre torcendo para alguém conquistar. E ele foi o cara que abriu as portas para a gente. Se eu for campeão, vou realizar meu maior sonho. E independentemente de ser o primeiro, quinto ou décimo, o meu objetivo será cumprido, espero eu - comentou Adriano, que perdeu uma bateria na Divisão de Acesso para Gabriel, quando o campeão mundial tinha apenas 14 anos.
Se o atual número 1 do ranking faz questão de dizer que Medina virou uma inspiração para ele após o jovem fazer história em 2014, Gabriel também rasga seda para Mineirinho:
- Eu e Mineiro somos bem amigos fora do mar. Ele é um cara que eu sempre assisti surfar. Sou muito mais novo e ele é um cara que serviu de inspiração para mim.

*Colaborou David Abramvezt
Gabriel Medina, surfe, WSL, Bells Beach (Foto: Divulgação/WSL)No Rio Pro, Gabriel Medina vai buscar o seu melhor resultado em 2015 (Foto: Divulgação/WSL)

AS SEIS VITÓRIAS DE ADRIANO SOBRE GABRIEL
2015 - Bells Beach (AUS) - quartas de final
2014 - Bells Beach (AUS) - quinta fase
2013 - Rio de Janeiro (BRA) - semifinal
2012 - Trestles (EUA) - quinta fase
2011 - Hossegor (FRA) - primeira fase
2011 - Trestles (EUA) - primeira fase
BATERIAS DA PRIMEIRA FASE DO RIO PRO
1. Taj Burrow (AUS) x Jeremy Flores (FRA) x Brett Simpson (EUA)
2. Kelly Slater (EUA) x Adrian Buchan (AUS) x Ricardo Christie (NZL)
3. John John Florence (HAV) x Wiggolly Dantas (BRA) x CJ Hobgood (EUA)
4. Gabriel Medina (BRA) x Freddy Patacchia Jr. (HAV) x Alejo Muniz (BRA)
5. Mick Fanning (AUS) x Ítalo Ferreira (BRA) x Convidado
6. Adriano de Souza (BRA) x Kai Otton (AUS) x Convidado
7. Josh Kerr (AUS) x Jadson André (BRA) x Dusty Payne (HAV)
8. Jordy Smith (AFS) x Sebastian Zietz (HAV) x Keanu Asing (HAV)
9. Nat Young (EUA) x Bede Durbidge (AUS) x Glenn Hall (IRL)
10. Filipe Toledo (BRA) x Kolohe Andino (EUA) x Adam Melling (AUS)
11. Julian Wilson (AUS) x Miguel Pupo (BRA) x Matt Banting (AUS)
12. Joel Parkinson (AUS) x Owen Wright (AUS) x Matt Wilkinson (AUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário