sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Wanderlei Silva inicia apelação contra NAC na Suprema Corte de Nevada

Advogado Ross Goodman pede que Corte "vindique" proposição de que Comissão Atlética de Nevada não pode tomar ação disciplinar contra alguém que não licencia

Por Las Vegas, EUA
O ex-lutador de MMA Wanderlei Silva entrou com uma apelação contra a Comissão Atlética de Nevada (NAC, na sigla em inglês) na Suprema Corte de Nevada nesta sexta-feira. O brasileiro e seu advogado, Ross Goodman, mantêm que a comissão não tinha jurisdição para bani-lo do esporte, como decidiu em setembro de 2014 após Wand admitir que fugiu de um exame antidoping surpresa requisitado pela entidade em maio do mesmo ano, e que usava diuréticos, substância proibida, na ocasião.
A base da apelação de Goodman é a mesma defesa que apresentou no julgamento em julho de 2014: Silva não havia entrado com pedido para se licenciar a lutar em Nevada e, por isso, não compete à NAC puní-lo. "Este caso requer que a corte vindique uma proposição básica: uma agência não pode expandir sua jurisdição e tomar ação disciplinar contra alguém que não licencia", escreveu o advogado num resumo obtido pelo site "MMA Junkie".
Wanderlei Silva (Foto: Raphael Marinho)Wanderlei Silva está indo às últimas instâncias para impedir que seja punido pela NAC (Foto: Raphael Marinho)
No julgamento realizado pela comissão em setembro do ano passado, a entidade alegou que, apesar de Wanderlei Silva não estar tecnicamente em processo de licenciamento, ele havia concedido entrevista coletiva no dia 23 de maio de 2014 promovendo uma luta contra Chael Sonnen, marcada inicialmente para 5 de julho daquele ano, e, portanto, estava assumindo a condição de atleta com contrato para lutar no estado. O combate foi cancelado após Wand se recusar a se submeter ao exame, e Sonnen também foi retirado do evento após ser flagrado em testes realizados na mesma época.
Wanderlei Silva já havia apelado à Justiça comum no início do ano e conseguiu uma vitória parcial em maio, quando a juíza Kerry Earley determinou que a NAC revogasse o banimento e a multa no valor de US$ 70 mil (na cotação da época, equivalente a R$ 210 mil), devido ao que enxergou como "excesso de autoridade" em sua punição. Porém, Earley considerou que a comissão tinha jurisdição para julgar o caso e ordenou um novo julgamento. Por isso, Goodman e o lutador brasileiro decidiram apelar à Suprema Corte. Desde então, a NAC ainda não marcou uma nova audiência, mas atualizou seus estatutos para garantir autoridade para testes antidoping mesmo quando os lutadores ainda não estão licenciados.
De acordo com o "MMA Junkie", a NAC tem até 12 de outubro para enviar sua resposta à apelação de Silva. A partir daí, a Suprema Corte pode pedir por argumentos orais se concordar com o caso do lutador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário