sábado, 3 de dezembro de 2016

LaMia tem dívida com força aérea boliviana por manutenção de avião

Comandante da FAB local diz que empresa não pagou por manutenção
das outras duas aeronaves, que ainda não foram devolvidas à companhia

Por Rio de Janeiro
As duas aeronaves da LaMia que estavam em manutenção seguem sob os cuidados da Força Aérea Boliviana, que espera o pagamento do serviço por parte da companhia. Neste sábado, o comandante da FAB, Celier Aparicio, revelou que entrou com um processo para que a empresa pague o valor devido.
- Eles (LaMia) têm contas a saldar, não lembro do valor, por uma aeronave inspecionada. Em setembro pedimos à LaMia que retirasse seus aviões, mas fizeram caso omisso e, como consequência, iniciamos um processo para que nos paguem – disse Aparicio ao site “El Deber”.
Avião Chapecoense Lamia (Foto: Reprodução/Twitter)Avião da LaMia que caiu em Medellín (Foto: Reprodução/Twitter)
O comandante da FAB confirmou que o avião Avro RJ85, que caiu em Medellín matando 71 pessoas, passou por inspeção e manutenção em 2014. Esta foi a última vez que a FAB cuidou do modelo.
- A primeira aeronave da LaMia, que caiu em Medellín, chegou em 2014. Realizou-se a inspeção requerida com os manuais aprovados e certificados da fabricante. Fizemos os trabalhos de maneira responsável, e a DGAC (Direção Geral de Aeronáutica Civil) deu a permissão para operar.
Dos dois aviões sob os cuidados da FAB, apenas um foi inspecionado, justamente por causa da falta de pagamento da LaMia.
Certificado da empresa Lamia na Bolívia (Foto: Reprodução)Certificado da empresa Lamia na Bolívia (Foto: Reprodução)
Presidente boliviano viajou com a LaMia
Outra polêmica na Bolívia diz respeito à ligação da LaMia com o governo. De acordo com a imprensa local, o diretor geral da empresa, Gustavo Vargas Gamboa, foi piloto presidencial entre 2001 e 2007. Vargas, aliás, é pai do diretor de registro aeronáutico da DGAC, Gustavo Vargas Villegas. A relação será investigada pelas autoridades bolivianas.
- Me chama poderosamente a atenção de que casualmente, entre aspas, seja o filho de Vargas (piloto) o responsável por entregar as licenças (de aviação) – disse Juan Ramón Quintana, ministro da Presidência da Bolívia.
Evo Morales, inclusive, já viajou com o avião da LaMia que caiu em Medellín. No dia 15 de novembro, o presidente embarcou em Rurrenabaque, com destino a Trinidad, junto a autoridades locais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário