terça-feira, 15 de agosto de 2017

Luana Pinheiro não bate peso no
BH Sparta, e adversária critica conduta

Luana Pinheiro não atinge peso combinado de 53kg e alega problemas de saúde.
Para desafiante Natália Silva, detentora do cinturão não aparentava más condições

Por Rio de Janeiro
Luana Pinheiro  (Foto: Reprodução/Instagram)Luana Pinheiro não bateu o peso e luta principal do BH Sparta 12 não aconteceu (Foto: Reprodução/Instagram)
A pesagem do BH Sparta 12 revelou uma surpresa nada agradável. Pela primeira vez, o evento de Minas Gerais, marcado para o último sábado, teria uma disputa feminina na luta principal. Mas a detentora do cinturão, Luana Pinheiro, não bateu o peso combinado de 53kg. Sem acordo com a desafiante Natália Silva, o combate não aconteceu. Musa do judô que migrou para o MMA, Luana alegou problemas de saúde para explicar a falha na pesagem.
- Deu tudo errado para essa luta. Primeiro, tive uma luxação no ATM (articulação temporomandibular), perto do maxilar. Não poderia lutar assim. Um soco no local poderia travar o meu maxilar. Tomei injeções de cortisona para treinar, a substância retém líquido, acabei "inchando" um pouco e por isso não consegui bater o peso. Treinei bastante a parte física, mas tive uma virose na semana antes da luta. Na quarta-feira, tentei desidratar mas o meu peso não descia, perdi só dois quilos. No dia da luta fiz (banheira de) gelo, mas minha pressão baixou e desmaiei. Meu técnico não me deixou continuar. Estava fraca, sem condição de lutar. Pedi desculpas a todos, inclusive à minha adversária. Quando fomos conversar com ela, ela ficou com cara de deboche, como se fosse mentira - declarou, em entrevista ao Combate.com.
A versão da desafiante foi um pouco diferente. Para Natália Silva, Luana não aparentava estar em más condições de saúde no dia da pesagem. Ela também negou que tivesse conversado com a campeã.

- Ela não conseguiu bater o peso e depois apareceu com essas histórias. Disse que debochei dela, que falei besteira. Achei estranho, porque ela não falou comigo no dia. Nem comigo nem com ninguém. Tentou negociar pelo técnico, mas não aceitei a luta daquele jeito. Quando a gente perde peso, fica desgastado, debilitado. Viajei para BH no peso combinado: 53kg, um acima da categoria. Ela pesou 55,5kg. Eles queriam lutar assim. Aparentemente ela estava bem. A aparência dela não mostrava que ela estava doente, lesionada, debilitada, nada disso. Tem que ser luta justa. Se ela não tinha condições de lutar, não tem luta, é simples - disse.
Sem acordo para peso combinado
Luana já sabia que não conseguiria bater o peso para a luta. Por isso, fez diferentes ofertas à desafiante para manter a luta no card. Sem acordo, a detentora do cinturão peso-palha questionou a vontade da adversária de realizar a disputa.

- Ofereci 20% da minha bolsa para lutarmos num peso combinado de 58 kg, pesando 1h antes do evento. Ela não quis. Depois, subi para 50% e ela também não aceitou. Sugeri que eu lutasse de graça e nem assim chegamos a um acordo. No fim, querendo muito a luta, minha última oferta foi o valor da bolsa mais o valor de R$ 1 mil. Ela também não aceitou. Achei estranho. Se ela estivesse preparada para a luta, aceitaria. Fizemos de tudo e ela não aceitou - explicou.
Natália Silva, venceu o 2º Combat Night Fight na modalidade Palha  (Foto: Assessoria da Prefeitura de Timóteo )Natália Silva venceu o 2º Combat Night Fight (Foto: Assessoria da Prefeitura de Timóteo )
Já Natália criticou a rival e apontou falta de profissionalismo e compromisso de Luana com a organização do evento, e aproveitou para alfinetar a campeã.

- Se ganhasse dela, iriam dizer que ela estava lesionada, doente... Teriam outra desculpa. Não aceitei a luta porque já tive essa experiência com outra atleta da equipe dela, a Kenya (Miranda, hoje no Bellator). A Kenya também não conseguiu bater o peso em duas lutas comigo, aceitei lutar e vi que fiquei em desvantagem. Quando a Luana estiver 100% e bater o peso, a gente luta. Com certeza faltou profissionalismo e compromisso da parte dela. Não é que ela não pensou em mim, ela não pensou no evento, no público. Estou disposta a lutar com ela a hora que ela quiser. Ia lutar com ela em outro evento aqui em Belo Horizonte (The Contender), mas acabou cancelado e não lutamos. Ela se diz dona do cinturão do BH Sparta, mas a dona é a Cris Macfer, todo mundo sabe. Desafiei a Cris e a nossa luta terminou empatada. Nunca teve revanche. A Luana venceu lutas enquanto a Cris não lutava. É interina - disparou.

Desafiante nega luta casa na estreia
Em contato por telefone com o Combate.com, Luana Pinheiro lembrou que já teve luta marcada com Natália Silva e que, diferente desta vez, a desafiante que não bateu o peso.

- Minha primeira luta no MMA seria contra ela. Ela não conseguiu bater o peso, estava com 57kg. Falei que lutaria. Ela desistiu. Dessa vez, meu técnico enviou a tomografia para o treinador dela. Disse que eu estava tomando injeção, ofereceu um peso-casado. Ela não queria.
Natália negou que um confronto entre as duas estivesse fechado para a estreia de Luana e explicou uma situação um pouco diferente.

- Isso não existe. A primeira luta dela nunca foi marcada comigo. O organizador do BH Sparta entrou em contato com meu técnico, não aceitamos a proposta e fizemos uma contra-proposta. Ele não respondeu. Anunciaram a luta sem o acerto. Um mês depois, ele ligou dizendo que aceitava. Faltava apenas uma semana para a luta. Meu técnico disse que não dava mais. Não dava mais tempo de perder o peso. A luta nunca foi casada até esse evento de sábado.
*Caio Filho, estagiário, sob a supervisão de Zeca Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário