domingo, 31 de dezembro de 2017

As despedidas que marcaram os esportes olímpicos em 2017

Ano marca fim de carreira de algumas lendas do esporte e de atletas que foram referência no Brasil em suas modalidades durante muitos anos

Por GloboEsporte.com, Rio de Janeiro
 
O ano de 2017 vai chegando ao fim, e muitas carreiras se encerraram nessa temporada. Entre lendas mundiais e brasileiros, nas pistas, quadras, tatames ou piscinas, o GloboEsporte.com relembra alguns dos atletas que marcaram história em suas modalidades e que decidiram deixar o esporte. Confira a lista:

Usain Bolt (atletismo)

O maior atleta de todos os tempos, a lenda jamaicana, o raio... Não faltam apelidos para Usain Bolt, mas poucos conseguem descrever ou dar a dimensão do que o velocista jamaicano fez nas pistas. Foram oito medalhas de ouro em três edições de jogos olímpicos, três vezes campeão dos 100m (2008, 2012 e 2016), dos 200m (2008, 2012 e 2016) e duas do revezamento 4x100m (2012 e 2016, acabou perdendo a medalha de 2008 por conta do doping de Nesta Carter, que fazia parte da equipe). A imagem final da lenda foi triste, sem conseguir cruzar a linha de chegada no mundial por conta de uma lesão, mas isso não apaga o que o jamaicano fez.

Paul Pierce (basquete)

Paul Pierce fez história jogando pelo Boston Celtics. Draftado, em 1998, na 10ª posição geral, Pierce passou 15 anos com os Celtics, sendo selecionado para o All-Star Game em 10 deles, se tornando um dos grandes ídolos da torcida no período. O camisa 34 disputou duas finais pela franquia, sendo campeão em 2008, contra os Lakers, e perdendo em 2010, para o mesmo adversário. Paul Pierce deixou os Celtics em 2013, passando por Brooklyn Nets, Washington Wizards e Los Angeles Clippers, onde encerrou sua carreira.

Martina Hingis (tênis)

A suíça Martina Hingis encerrou a carreira após mais um ano vitorioso nos torneios de duplas. Se, nos últimos anos, Hingis se dedicou exclusivamente aos torneios de duplas, a tenista teve muito sucesso também no simples entre 1997 e 2007. Foram cinco títulos de Grand Slam (três Australian Open, um Wimbledon e um US Open) e o o posto de número um do ranking da WTA por 209 semanas no total. Além disso teve sucesso entre as duplas, conquistando 10 Grand Slam. Em 2007, Martina se aposentou após sofrer uma lesão no quadril e ser flagrada no doping com uma substância que metabolisa cocaína. Em 2013, voltou às quadras para disputar torneios de duplas vencendo mais 10 torneios entre duplas femininas e mistas.

Felipe Massa (Fórmula 1)

Felipe Massa, pela segunda vez, anunciou que não irá mais correr na Fórmula 1. Ao longo de 15 anos, Massa marcou seu nome na principal categoria do automobilismo em 272 corridas com 11 vitórias e um vice-campeonato mundial, em 2008. O brasileiro ficou a uma curva de conquistar o título no Brasil, quando Lewis Hamilton passou Timo Glock na última curva do GP e ficou com a taça.

Poliana Okimoto (maratona aquática)

A brasileira Poliana Okimoto marcou seu nome representando o Brasil nas Olimpíadas. Em 2016, Poliana conquistou a medalha de bronze na marotona aquática de 10km e se tornou a primeira nadadora brasileira a ganhar uma medalha olímpica. Mas o sucesso de Okimoto não se resumiu aos Jogos Olímpicos. Em 2013, conquistou o título mundial da prova de 10km em Barcelona além de ser prata nos 5km. Poliana anunciou a aposentadoria este ano e afirmou que deseja ser mãe.

Luciano Corrêa (judô)

Aos 35 anos, o judoca Luciano Corrêa deixou os tatames no fim deste ano. Campeão mundial em 2007 no Rio de Janeiro, o brasiliense representou a bandeira brasileira nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012. Foram 16 anos servindo a seleção brasileira e inúmeras conquistas: tricampeão brasileiro, bicampeão do Campeonato Pan-Americano, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, multimedalhista em etapas de Open, Copa do Mundo, Grand Prix e Grand Slam do Circuito Mundial da FIJ, bronze no Campeonato Mundial do Cairo, em 2005, e campeão mundial no Rio, em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário