sábado, 29 de dezembro de 2018

Por Ana Hissa — Rio de Janeiro
 
Em volta ao MMA, BJ Penn brinca sobre preparação: Em volta ao MMA, BJ Penn brinca sobre preparação:
Getty Images
--:--/--:--
Ex-campeão do UFC, BJ Penn lembra título mundial de jiu-jitsu: "Primeiro gringo campeão"
Hall da fama do UFC, campeão de duas categorias de peso diferentes do evento. Apesar de ser considerado um dos maiores ídolos do MMA, o título que BJ Penn tem mais orgulho vem de dentro do tatame. Como ele gosta de falar, em português: o "primeiro gringo campeão mundial de jíu-jitsu na faixa-preta". E foi por conta de um seminário da arte suave que o havaiano tomou a decisão de sair da aposentadoria para se testar novamente no octógono. No próximo sábado, no UFC 232, encara Ryan Hall após um ano sem lutar. O "Prodígio" quer deixar um recado.
- Fui ao Canadá para um seminário da Nova União e acabei acompanhando o José Aldo para a luta contra o Jeremy Stephens. Aquilo ali despertou uma vontade em mim, um desejo de voltar a competir. Falei que iria para o Brasil fazer meu camp lá, eles riram, achavam que eu estava brincando. Não estava, não. E, agora, posso dizer com todas as letras: eu estou de volta - disse o havaiano, que desembarcou no Brasil em setembro e fez toda a preparação no Centro de Treinamento da Nova União, no Rio de Janeiro.
B.J. Penn observa orientações de André Pederneiras — Foto: Ana HissaB.J. Penn observa orientações de André Pederneiras — Foto: Ana Hissa
B.J. Penn observa orientações de André Pederneiras — Foto: Ana Hissa
A relação com a equipe carioca começou em 1997, quando BJ ainda era faixa branca e veio ao Brasil acompanhar o irmão Rigan no Campeonato Mundial da modalidade. Acabou entrando em uma seletiva de última hora, graduado para a faixa azul e vice-campeão da categoria. Três anos e quatro meses depois, voltou ao Brasil e se tornou campeão mundial faixa-preta.
BJ Penn com parceiros de equipe da Nova União nos tempos de jíu-jitsu — Foto: Arquivo pessoalBJ Penn com parceiros de equipe da Nova União nos tempos de jíu-jitsu — Foto: Arquivo pessoal
BJ Penn com parceiros de equipe da Nova União nos tempos de jíu-jitsu — Foto: Arquivo pessoal
Ali começava uma relação com o então líder da equipe, André Pederneiras, que foi o principal responsável pelo havaiano acreditar que ainda pode performar em alto nível no Ultimate. A última vitória de BJ no octógono foi em 2010. De lá para cá, acumulou cinco derrotas e um empate no contest.
- Não tenho um bom resultado no octógono há muito tempo, sei dessa pressão. Mas, estou muito feliz porque o Dedé acredita em mim. Acho que quando cheguei aqui ele não acreditava em mim, mas agora ele acha que eu estou treinando muito bem. Acho que eu não estava treinando direito nas últimas lutas, agora me sinto mais completo, com uma preparação mais completa. Nós brincamos que cheguei aqui parecendo um poodle, agora estou um pitbull - conta ele, rindo.
Sete anos mais novo que o havaiano, Ryan Hall vem de seis vitórias consecutivas. O único revés da carreira do também faixa-preta de jíu-jitsu foi em 2006, quando fez a estreia no MMA.
- Eu sei que ele tem um bom jíu-jitsu, mas soube que nos últimos três anos ele vem treinando muito kickboxing . Só que acredito mais no meu jogo. Vou colocá-lo para baixo, montar, e bater nele. É melhor ele se preparar para isso - disse o havaiano, que afirmou que só depois da luta decide se volta para a aposentadoria ou não.
Combate transmite o UFC 232 ao vivo, na íntegra e com exclusividade no próximo sábado, a partir de 21h30 (horário de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo e acompanha o restante do evento em Tempo Real.
UFC 23229 de dezembro de 2018, em Los Angeles (EUA)
CARD PRINCIPAL (1h, horário de Brasília):Peso-meio-pesado: Jon Jones x Alexander Gustafsson
Peso-pena: Cris Cyborg x Amanda Nunes
Peso-meio-médio: Carlos Condit x Michael Chiesa
Peso-meio-pesado: Ilir Latifi x Corey Anderson
Peso-pena: Chad Mendes x Alex Volkanovski
CARD PRELIMINAR (21h30, horário de Brasília):Peso-pesado: Andrei Arlovski x Walt Harris
Peso-pena: Cat Zingano x Megan Anderson
Peso-galo: Douglas D'Silva x Petr Yan
Peso-leve: B.J. Penn x Ryan Hall
Peso-galo: Nathaniel Wood x Andre Ewell
Peso-médio: Uriah Hall x Bevon Lewis
Peso-meio-médio: Curtis Millender x Siyar Bahadurzada
Peso-galo: Montel Jackson x Brian Kelleher

Nenhum comentário:

Postar um comentário