sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O que è Showbol

Showbol
Indoor Soccer Game in Mexico.JPG
Partida de showbol.
Outros nomes Indoor soccer
Ano de criação 1969
Origem  Canadá
Participantes 6 de cada lado
Local de disputa Quadra com grama sintética (42x22m)
Duração 50 min.
Equipamento Bola
Olímpico Não

O showbol, também conhecido como indoor soccer na América do Norte, tem semelhanças com o futebol de salão e o de campo. É jogado numa quadra de, aproximadamente, 42x22 metros com gramado sintético, com dois tempos de 25 minutos. Durante o jogo as substituições são ilimitadas, e tem a particularidade que a bola se mantém em jogo de forma quase permanente, devido à parede de acrílico transparente que cerca o campo.
O esporte possui ligas profissionais no Canadá, na Espanha, no Brasil, no Estados Unidos/México e na Inglaterra/Escócia.

História

Foi criado em 1969 pelo ex-jogador de de campo húngaro Joe Martin, que atuou pelo Ferencváros e pela seleção húngara.
No final de sua carreira, Joe foi jogar em Toronto, Canadá e devido às baixas temperaturas do inverno canadense, Martin criou um esporte com as regras do futebol, mas jogado em quadras de futebol de salão. E mais, acrescentou um elemento que dá mais dinâmica às partidas: a tabela.
Na década de 1970 o showbol foi para o Brasil, levado por Francisco Monteiro, e também para a Europa, com amistosos de exibição.
É o esporte mais praticado nas Plataformas de Vermelho 1, Vermelho 2 e Vermelho 3 da Petrobrás na Bacia de Campos desde sua fundação ao dias atuais, dada ao limites impostos a quadra dessas plataformas, o showbol acaba sendo uma das poucas opções de lazer a bordo sendo praticado de maneira empírica desde a fundação das plataformas, só mais tarde com a popularização e divulgação do esporte via TV no Brasil é que se constatou que o que se praticava ali naquelas plataformas era o Showbol.

Regras

Campo: Retangular com comprimento mínimo de 42 m e máximo de 44 m, largura mínima de 22 m e máxima de 24 m. A quadra é feita obrigatoriamente com grama sintética, e deve ter linhas que definam a área, o meio da quadra e a marca de pênalti.
Bola: Esférica, deve ter entre 68 e 79 cm de circunferência e entre 410 e 450 gramas. É a mesma bola do futebol de campo.
Jogadores: Os dois times devem contar em campo com 6 jogadores, sendo 5 na linha e 1 goleiro. As substituições entre os jogadores não têm limite. E podem acontecer a qualquer momento, sem consulta ao árbitro.
Uniformes: Os jogadores devem jogar com tênis de futebol society (pequenas travas de borracha), ou tênis de futsal. O uniforme tem calção e camisa.
O Árbitro: O jogo é controlado por um único árbitro. Cabe ao árbitro apitar o início e fim do jogo, assim como o início e fim do intervalo. Cabe ao árbitro punir o atleta com cartão azul ou vermelho. O cartão azul é mostrado ao atleta que cometer uma falta grave. Este cartão pune o atleta com dois minutos de suspensão, ficando sua equipe com um atleta a menos durante este período. O vermelho é a expulsão da quadra, ficando a equipe com um atleta a menos até o fim da partida.
Duração de Jogo: O tempo da partida é de duas etapas de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos. O tempo é corrido e visível no placar. O tempo só é interrompido, quando o árbitro determinar para atendimento médico.
Reinício de Jogo: O início do jogo é determinado por um sorteio entre os capitães das duas equipes. A equipe escolhe se inicia o jogo ou se escolhe o lado da quadra. No segundo tempo inverte o lado da quadra.
Bola dentro e fora de jogo: A bola não sai pelas laterais, pois há uma tabela, a não ser quando passar por cima da tabela. Se a bola sair na defesa do time que a colocou para fora, é marcado pênalti (regra 12). Se a bola sair no ataque do time que a colocou para fora, a bola é reposta em jogo através do goleiro.
O Gol: Será marcado gol quando a bola ultrapassar totalmente a linha da trave. Quem marcar mais gols, vence a partida.
Falta: É marcado falta quando um atleta chutar, golpear, empurrar ou fazer carga excessiva no adversário. A falta será cobrada no ponto exato em que ocorreu a infração. Também será marcada falta quando o atleta colocar a mão na bola intencionalmente.
Pênalti: É marcado pênalti em duas situações. Quando a falta for marcada dentro da área, ou quando a equipe colocar a bola para fora da quadra, por cima da tabela, ainda na sua quadra (defesa).

Showbol no Brasil

Francisco Monteiro, ex-jogador de futebol conhecido também como Todé, que atuou em alguns clubes do Rio de Janeiro, também foi encerrar sua carreira no Canadá. Lá conheceu Joe Martin e o showbol. Percebendo o potencial do esporte, Todé trouxe o esporte para o Brasil.
A primeira partida disputada no país foi realizada em 1972 no ginásio Maracanãzinho, entre a seleção brasileira e a seleção do resto do mundo.
Depois de quase 30 anos no esquecimento o esporte voltou a ser praticado no país. E voltou com estilo, com a seleção brasileira campeã no primeiro Mundialito de Showbol, realizado na Espanha, em 2006. Em 2007 o Showbol Brasil realizou o Torneio Rio-São Paulo de Showbol, cujo campeão foi o Corinthians.
Vários ex-jogadores brasileiros já tiveram a oportunidade de servir a seleção, dentre eles, Djalminha, Dunga, Mauro Silva, Aldair, Zetti, Müller, Careca e Paulo Victor. Maradona, ex jogador argentino foi o maior nome do futebol a praticar a nova modalidade.
O Showbol é disputado nos mais variados locais deste planeta, até mesmo no meio do Oceânico Atlantico, mais precisamente nas Vermelhos I, II e III, as mesmas são Plataformas Continentais da Petrobras no ativo de Produção Nordeste, localizadas cerca de 100 Km da costa de Campos dos Goytacazes, no distrito de Farol de São Tomé - RJ. Por volta do ano 2000, o mesmo já estava presente na vida dos trabalhadores destas unidades, garantindo o lazer dos mesmos e a continuação do movimento em busca da saúde. As disputas seguem firme e forte até os tempos atuais...

Seleções

Conmebol

CONCACAF

UEFA

Campeonatos oficiais

Clubes

Seleções

Fontes

  • Showbol, em português, espanhol e inglês


Nenhum comentário:

Postar um comentário