segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Com dois gols do estreante David, Rio Branco vence o São Mateus na abertura do Capixabão

Meia decide o confronto com dois gols no primeiro tempo e faz 'as pazes' com a torcida capa-preta

Igor Gonçalves - gazetaesportes

foto: Chico Guedes/A Gazeta
Ronicley e David comemoram o primeiro gol do Rio Branco
Ronicley e David comemoram o primeiro gol do Rio Branco

O começo de David no Rio Branco não podia ser melhor. Contestado pela torcida quando foi contratado, pelo seu passado grená e por ter sumido quando o alvinegro o tentou trazer para a Série D, o meia mostrou que tem 'estrela'. Em sua primeira partida com a camisa capa-preta, nesta sexta-feira (21), marcou dois gols e garantiu a vitória diante do São Mateus na abertura do Capixabão 2011, no Salvador Costa. (veja a galeria de fotos ao final da matéria)



Diante de um bom público, o jogo seguiu equilibrado até o camisa 7 capa-preta decidir. Primeiro, em jogada de categoria. Mais tarde, chamando a responsabilidade na hora de bater o pênalti e fazer 2 a 0. Bem que o artilheiro Marcelo Pelé, sempre ele, tentou estragar a festa na segunda etapa, mas o dia era mesmo capa-preta, que iniciou com pé direito sua caminhada rumo ao bicampeonato.

O jogo

A partida começou com o Rio Branco tentando partir para cima. Abafando a defesa do São Mateus, Evandro, logo com um minuto de jogo quase aproveitou o erro de Fabiano, que conseguiu se recuperar e afastar o perigo. Aos quatro minutos, a primeira polêmica do Capixabão. Ronicley tabelou com David e sairia na cara do gol, mas o árbitro não deixou o lance seguir e assinalou falta em David, gerando reclamação dos jogadores e da torcida. Na cobrança, Nino carimbou a barreira.


Aos sete minutos, Ronicley passou por dois marcadores e achou Evandro sozinho pela esquerda. O atacante entrou na área e cruzou. Antes da bola chegar em Thiago Keller, o zagueiro Luciano subiu alto e tirou. O São Mateus não conseguia sair com qualidade do campo de defesa, e seu primeiro lance de perigo só aconteceu aos 13, em falha da zaga capa-preta, que 'bateu cabeça' e Marcelo Pelé quase aproveitou.

Dois minutos depois, quem reclamou foi o time mateense. Após triângulação do ataque, Marcelo Pelé caiu na área e pediu pênalti. O juiz mandou o lance seguir e revoltou o técnico Vevé, que chegou a entrar em campo para protestar. Mas a resposta veio logo em seguida. Aos 17, Thiago Keller deu lindo passe para Ronicley, o meia entrou na área e bateu para boa defesa de Robson Bahia.

Veja como foi a transmissão em tempo real da partida

David decide na estreia

O Rio Branco começava a trabalhar melhor a bola no ataque e, aos 21 minutos, quase abriu o placar. Ronicley recebeu na direita e deu bom passe para David. O goleiro Robson Bahia saiu do gol e conseguiu travar o meia na hora do chute. Mas cinco minutos depois não teve jeito. O meia David recebeu lançamento dentro da área, dominou com categoria, e bateu na saída do goleiro para abrir o placar. Festa do torcedor capa-preta na arquibancada!

Após o gol, o São Mateus conseguiu assustar por duas vezes consecutivas. Aos 28, Juninho cobrou falta na área e Felipe subiu de soco para afastar o perigo. Aos 30,  David errou na saída de bola, Rones roubou e tentou o passe para Marcelo Pelé. O zagueiro Nino chegou antes e deu um bico para fora.

Aos 35 minutos, o técnico Vevé resolveu colocar o time para frente, sacou o volante Darci e colocou o centroavante Regílson. Porém, a substituição foi castigada logo no minuto seguinte. Evandro tabelou com Ronicley e foi derrubado na área. O juiz assinalou pênalti. David foi para cobrança e bateu no canto direito do goleiro Robson Bahia para ampliar.

Antes do intervalo o Rio Branco sofreu uma baixa. Evandro sentiu uma lesão e teve que ser substituído por Humberto.


São Mateus volta bem, mas Rio Branco segura o resultado

O papo com o técnico Vevé no vestiário fez muito bem aos jogadores do São Mateus. A equipe voltou com outra postura para o segundo tempo e o resultado foi imediato. Logo aos seis minutos, Marcelo Pelé ganhou na força da zaga e tocou na saída do goleiro Felipe para diminuir. E no minuto seguinte, Badinho quase empatou. O atacante mateense arriscou de fora da área e a bola 'morreu' na rede pelo lado de fora.

O Pitbull continuou em cima. Aos oito, novamente Badinho assustou com um chute de fora da área que parou nas mãos de Felipe. Encurralado no campo de defesa, o Rio Branco tinha que responder. E conseguiu aos 10. Ronicley fez linda jogada, passou por dois zagueiros, entrou na na área, mas chutou nas mãos do goleiro. No lance seguinte, Ronicley tabelou com Thiago Keller e soltou a 'bomba'. Robson Bahia fez excelente defesa.

Aos 19, Toninho Andrade resolveu dar sangue novo a equipe. O meia Thiago Keller deixou o campo para Bruno Barbosa fazer sua estreia. Porém, em nada mudou o time capa-preta. Aos 23, Juninho cobrou falta na área e Fabiano cabeceou com perigo. O São Mateus apertava, mas só chegava com eficiência em bolas alçadas na área. Aos 32, Juninho levantou e Luciano apareceu livre no meio da zaga adversária. O defensor testou firme e Felipe operou um milagre, salvando o Rio Branco.

Aos 37, outro lance polêmico no Salvador Costa. O meia Ronicley, melhor em campo, passou por dois marcadores e deu lindo passe em profundidade para Humberto. O atacante avançou, entrou na área, e foi atropelado. Porém, o árbitro Lincoln Belfi ignorou o lance e deixou a torcida capa-preta furiosa.

Aos 41, o São Mateus perdeu a sua melhor chance de arrancar o empate. O artilheiro Marcelo Pelé recebeu na entrada da área e chutou firme. A bola, caprichosamente, bateu na trave esquerda de Felipe e saiu. Nos acréscimos, o volante Lewis ainda teve tempo de ser expulso.

Ficha técnica

RIO BRANCO 2x1 SÃO MATEUS
Campeonato Capixaba 2011 (1ª Fase - 1ª Rodada)
Data: 21 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Salvador Costa (Vitória)
Árbitro: Lincoln Belfi (FES)
Assitente 1: José Ricardo Linhares (CBF)
Assitente 2: Gildásio de Almeida (FES)
Quarto Árbitro: Gabriel Mendes Pereira (FES)
Gols: David aos 26, e aos 37 minutos do primeiro tempo; Marcelo Pelé, aos 6 minutos do segundo tempo

Rio Branco

Felipe; Luciano, Nino, Wedson Pipoca e Jeanderson; Lewis, Gil Baiano, David (Eduardo) e Thiago Keller (Bruno Barbosa); Ronicley e Evandro (Humberto). Téc.: Toninho Andrade

São Mateus
Robson Bahia; Rones, Luciano, Fabiano e Jailson; Darci (Regilson), Ney, Juninho e Jânio Baiano (Paru); Badinho e Marcelo Pelé (Oliveira). Téc.: Vevé 

Nenhum comentário:

Postar um comentário